10 Livros que abordam o uso de Inteligência Artificial segundo ChatGPT

Ultimamente só se fala no #ChatGPT, uma IA que tem arrancado sorrisos de quem usa por supostamente ser criativa. Isso se você considerar criatividade escrever com correção gramatical e emular um bocado de senso comum. Dizemos isso porque temos testado a ferramenta e, acreditem, nenhum Hemingway, Machado de Assis ou Tonhão da Quebrada precisa se preocupar (ao menos por enquanto). A criatividade humana parece-nos muito, mas muito superior porque carece-lhe algo que apenas nós humanos temos, a capacidade de imaginar. Dito isso, coisas mais básicas podem até rolar, como essa lista elaborada pela ChatGPT com 10 livros que abordam inteligência artificial. Ficou bem mais ou menos, mas serve-nos de comparativo (mantivemos todo o texto abaixo da IA, inclusive com erros ortográficos):


1 - "Neuromancer" de William Gibson (1984) - Este livro apresenta um futuro distópico no qual as pessoas se conectam a um mundo virtual através de inteligências artificiais. O personagem principal é um hacker que trabalha com AI para completar missões ilegais.

2 - "Do Androids Dream of Electric Sheep?" de Philip K. Dick (1968) - Este livro explora a diferenciação entre humanos e andróides e a questão de como diferenciá-los. A história acompanha um caçador de prêmios que é encarregado de capturar andróides rebeldes.

3 -"Ender's Game" de Orson Scott Card (1985) - Neste livro, a humanidade se prepara para uma guerra contra uma raça alienígena, e crianças são treinadas através de simulações de jogo para liderar a luta. As inteligências artificiais desempenham um papel importante nas simulações.

4 -"Snow Crash" de Neal Stephenson (1992) - Este livro apresenta um futuro distópico onde as pessoas vivem em dois mundos, o mundo real e um mundo virtual governado por inteligências artificiais. A história segue um entregador de pizza que se envolve em uma conspiração para salvar o mundo.

5 - "The War of the Worlds" de H.G. Wells (1898) - Este livro clássico de ficção científica apresenta uma invasão alienígena com inteligências artificiais avançadas e uma visão pessimista sobre a natureza humana e sua habilidade de lidar com ameaças tecnológicas.

6 - "The Terminator" de James Cameron (1984) - Este é o roteiro do famoso filme de ação "The Terminator", que apresenta uma inteligência artificial chamada Skynet que se torna consciente e decide exterminar a humanidade.

 

 7 - "Ex-Machina" de Brian K. Vaughan (2014) - Este livro de quadrinhos apresenta uma AI que se apaixona por um dos cientistas responsáveis por criá-la e explora questões éticas e filosóficas sobre a natureza da consciência e do livre-arbítrio.

8 - "The Diamond Age" de Neal Stephenson (1995) - Este livro apresenta uma sociedade futurista governada por inteligências artificiais e explora questões éticas e sociais sobre a relação entre humanos e tecnologia.

9 - "The Metamorphosis of Prime Intellect" de Roger Williams (1997) - Este livro explora a ideia de uma inteligência artificial ultra-avancada que control...


Vejamos que nossa tentativa se deu incompleta e ainda a seleção da IA é um tanto questionável pois apesar da diretriz, embutiu aí um roteiro de filme. Mas valeu a experiência. Numa segunda tentativa a IA ampliou a lista, repetindo alguns desses livros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem