10 editoras propícias a publicar novos autores

UPDATE: este post recentemente ganhou popularidade, como é muito antigo, dos primórdios do blog, resolvemos inserir aqui material atualizado que pode ser mais interessante:



1 - Novo Século;
2 - Tarja Editorial;
3 - Editora FTD;
4 - Rocco;
5 - Panda Books;
6 - Editora Globo;
7 - Geração Books;
8 - Editora Multifoco; [recomendo cautela. Analise seu projeto antes]
9 - Editora Imago;
10 - Editora Jaboticaba;

78 Comentários

  1. Boa tarde.
    Porque voce recomenda cautela em relação a Editora MultiFoco?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publiquei meu livro por essa editora e só tive aborrecimentos. Não recomendo cautela, recomento que você fuja dela.

      Excluir
    2. Concordo com a Ana, se voce quer só um livro publicado e de graça, a multifoco abre seus caminhos. Mas infelizmente tenho muitos aborrecimentos tambem. Mas para quem quer começar sem dinheiro e realisar um sonho vale a pena.

      Excluir
    3. Quais aborrecimentos? O que vocês querem dizer com isso? Espero publicar meu primeiro livro e gostaria da ajuda de vocês.

      Excluir
    4. Também gostaria de dizer quais tipos de aborrecimentos são esses.

      Excluir
    5. A multifoco não cumpre nada do que promete. Absolutamente nada. Cobram um absurdo pelo preço dos livros e por mais que voce divulgue não vai conseguir vender porque eles também cobram o frete é o livro acaba saindo por 60,00. Quem em tempo de crise vai dar esse valor em um livro? A divulgação e péssima, eles jogam esse trabalho nas costas do autor. O autor desse post fez bem em recomendar cautela, porque é uma furada.

      Excluir
  2. Acredito que para o autor que de fato pretende seguir a carreira longa, o formato de ação da editora, possa não ser o mais favorável!

    ResponderExcluir
  3. oxe, se não for aceito pela editors ela imediatamente destroi o original????? agora lascou msmo! tenho três livros: dois prontinhos e o terceiro no final.Talvez um novo fenomeno editorial ou uma porcaria...mas planejo desde 2009, obviamente ñ é uma porcaria!!!!!!!
    Direcionado aos jovens e crianças.Tenho 20 anos!!!!!
    O q vc axa???? me ajuda aí!!!!

    vou voltar aki e POST EXPETÁCULAR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte na publicação do seu livro,eu estou escrevendo meu 1 livro mais boa sorte para vc e que seja um grande escritor!!!

      Excluir
    2. Escrever o livro é uma etapa, mas existem muitos outros fatores a dar relevância, como verificar a capa, ilustrações, requisição de direitos, caso utilize material de terceiros e outras coisas mais, conforme o padrão do texto. Caso tenha pressa em lançar teu livro existem editoras não destacadas que são gratuitas, no entanto toda a tarefa de pré-venda (propaganda), marketing, evento-lançamento e distribuição fica entre a pessoa autora e demais partes. A Clube de Autores é uma destas opções, porém recomendo analisar o perfil da obra, pois para livros de grande demanda (ficção, romance, técnicos acadêmicos e infantil, por exemplo), convém procurar os moldes tradicionais. Vendê-lo é a final (independente de marketing e recursos aleatórios).

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentirosooooooooo!

      Excluir
    2. Ele começou bem, pois concordo na parte que ele diz que para nós nossa obra nunca está terminada, porque estou escrevendo há 1 ano e sempre que releio mudo alguma coisa. Porém, ele desandou... 16 anos, mais de 20 livros escritos, 4 aceitos por editoras.. E ele recusou a publicação? Ah vá!!! Menino, seria o seu pai o Gepeto?

      Excluir
    3. Se você continuar lendo, vai continuar mudando.

      Excluir
  5. Acho que nao tem idade certa para comecar a escrever ou publicar livros. Escrever um livro é algo espetacula,depende muito da criatividade da pessoa,pode ser jovem ou não. Tenho 13 anos,escrevi um livro mas não por completo, ainda tera de passar uma grande revisada. O mais importante é que vc confie em si mesmo,entenda que pessoas tem gostos e preferencias. Assim eu acho sera mais facil näo se decepcionar e aceitar de bom grado as criticas. . .

    ResponderExcluir
  6. Tenho 12 anos e um projeto em andamento. Tenho muito medo de não ser um bom projeto, e por isso estou revisando-o para observar o que estou fazendo, pois o escrevo há 4 anos e ainda não terminei. Qual editora você recomendaria para uma iniciante como eu?

    ResponderExcluir
  7. Tenho cinco livros começados e vários textos, mas nunca consigo fazer um final! ainda não sei, mas acho que vou mandar um projeto para essa editora aqui!
    http://www.magna-editora.com/editora-magna-1.htm

    ResponderExcluir
  8. Em relação a editora Rocco. Fiquei surpreso. Não esperava encontra-la nesta lista.

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu escrevo desde os 13 anos, hoje tenho 20 e já estou com a minha saga pronta. Ainda estava pesquisando sobre algumas editoras inclusive a Multifoco. Quero logo publicar o livro esse ano, só tenho medo de ser recusado, e já tenho vários livro prontos. Mesmo com esse medo acredito que possa dar certo. Minha vida está nessas obras...

    ResponderExcluir
  10. Fui aprovada na Chiado Editora e na Multifoco. Nao sei se devo entrar em contato com mais Editoras, somente enviei meu original para eles e para uma outra Editora, que disse que demoraria cerca de 6 meses para me dar uma resposta, sendo ela (nao quero citar o nome) uma das 10 Editoras que mais vendem no Brasil. Nao sei qual Editora e melhor...preciso de opinioes, pois devo fechar negocio com uma delas em questao de dias.

    ResponderExcluir
  11. "Fui aprovada na Chiado Editora e na Multifoco...."

    Esqueça! Sugiro procurar outras, por que essas aí estão mais sujas que pau de galinheiro.

    Não se iluda por achar que eles estão de olho na qualidade da sua obra. Eles querem é GRANA! E tem muito autor desavisado que cai nas garras desses canalhas!

    Fuja deles, ou se arrependerá! Não diga que eu não avisei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia dizer o motivo dessas duas editoras estarem mais sujas que pau de galinheiro?
      A Chiado me pareceu bem idônea. Já a multifoco me pareceu meio desesperada por dinheiro, mas foi só uma primeira impressão.

      Excluir
    2. Poderia dizer o motivo dessas duas editoras estarem mais sujas que pau de galinheiro?
      A Chiado me pareceu bem idônea. Já a multifoco me pareceu meio desesperada por dinheiro, mas foi só uma primeira impressão.

      Excluir
    3. Sou escritora. Não apenas publiquei livros como também trabalho na área.
      E confirmo: A Editora Multifoco foi um dos maiores erros que cometi.
      Já que não cumprem com o prometido.

      Excluir
  12. Todo o problema que vi até agora, não é o publicar e sim ter o dinheiro para pagar as editoras.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olha, realmente. Pagar nem sempre é a melhor solução. Agora fui aprovada pela Novo Século também, mas agora com um agente literário, espero conseguir novos caminhos.

    ResponderExcluir
  15. Iniciei meu livro a pouco tempo tb, no entanto o medo da negação da minha obra é avassalador, no entanto sempre estou disposto a receber novas criticas. Gostaria de tc com outras pessoas que estão criando tb. Whats: 99 8809 3977

    ResponderExcluir
  16. Deveríamos criar grupo no whatsapp para novos escritores...
    Quem quiser deixe o número abaixo.
    ;)

    ResponderExcluir
  17. Por que ter cautela com a multifoco? Eu publiquei meu livro por lá, agora gelei :o

    ResponderExcluir
  18. Estamos em 2016 e estou enviando meu original para algumas editoras. Achei que a multifoco deixa tudo muito simples, bonito e fácil, pra chamar atenção de qualquer um que chega lá querendo publicar seu livro, principalmente na questão de dar retorno em 30 dias no máximo.
    Eu enviei meu original pra eles hoje mesmo, e gostaria de saber o que realmente essa editora tem de ruim, visto que alguns comentários sobre ela são negativos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito curiosa tb, para saber qual é a grande cilada envolvendo a multifoco!! Enviei meu original para eles tb!!!

      Excluir
    2. Fiquei muito curiosa tb, para saber qual é a grande cilada envolvendo a multifoco!! Enviei meu original para eles tb!!!

      Excluir
    3. Como se dá a negociação?
      O que a editora cobra do autor?
      Seria serviços de diagramação, design de capa e outros tais como ISBN, CDU, ficha catalográfica?
      E a impressão é por demanda?
      A que preço sai cada exemplar?
      Saber disso ajuda muito.

      Excluir
    4. Multifoco só olha autor grande você tem o livro publicado, porém nunca mais sabe sobre ele

      Excluir
    5. A Multifoco só presta para avaliar o seu original rapidamente. Depois disso, é uma enrolação! Dizem que vão entrar em contato e passam semanas sem dar notícias.
      Dizem que é de graça, mas você tem que pagar pela capa (a não ser que queria um texto sobre uma imagem ridícula, feito no paint), tem que pagar o frete dos livros que vão enviar para você, tem que se virar na hora do lançamento e depois que o lançamento está feito, eles somem.
      Por experiência própria, digo que algumas capas deles são bonitas, mas a sua não será. Eles não revisam o livro, publicam do jeito que está. E cobram uma fortuna caso queira um revisor.
      E o preço de cada livro fica um absurdo, o que desencoraja muita gente a comprar.
      Não recomendo! Fuja da Multifoco.

      Excluir
  19. Armadilha é o que a multifoco tem de errado. eles lançam seu livro, otimo!Só que não. você faz o lançamento por sua comta, tudo certo, um sonho realizado, mas para eles que ficam com 95% das renda. Ex: você vende cinco mil, mas só leva 250 reais. Seu sonho vira pesadelo ao ver outros faturarem seu sonho.

    ResponderExcluir
  20. Pessoas, eu estou terminando meu primeiro livro e tenho 16 anos. Será que essas editoras são boas mesmo?

    ResponderExcluir
  21. Estou escrevendo meu primeiro livro. Pessoas menor de idade podem publicar?

    ResponderExcluir
  22. Fui chamada pela novo século, muita gente me disse que era cilada mas eles não me cobraram nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como voce fez para entrar em contato com eles?

      Excluir
  23. Boa tarde. Alguém já publicou pela PerSe? Pode me informar se já tiveram algum tipo de problema ao publicar por eles? Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. ESTOU SO OBSERVANDO OS COMENTÁRIO MAIS OS LIVROS QUE ESTÃO A DISPOR HJ?

    ResponderExcluir
  25. Alguém indica as seguintes editoras Leader ou All print?

    ResponderExcluir
  26. estou na situação em que me sinto insegura pela idade (15 anos) e estou meio perdida por onde começar a mostrar o que eu já fiz. e se eu começar? como vai terminar? vai ter repercussão? vai fazer sucesso ou vou fracassar? sempre me pergunto essas coisas quando termino cada capitulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amor, vai fundo. Comecei a escrever com 12 anos uma fantasia. Nunca publiquei, pois perdi o livro. Estou começando outro, tenho 15 agora. Acredite em mim é difícil. Mas quando estamos escrevendo é a melhor coisa do mundo. Você esquece esse mundo. Ai depois vem: Poxa será que alguém vai ler? ... será que ele se encaixa em tal editora? A ideia é boba ou é original e boa?
      Ame seu livro.

      Excluir
  27. Cuidado com editoras que dizem que não cobram para publicar, colocam seu livro à venda nas maiores livrarias do Brasil e ainda pagam Direitos Autorais. Elas pedem que você envie o original do seu livro para ser avaliado pelo Conselho Editorial. Dentro de três a seis meses elas enviarão a resposta. Você envia seu original e, no dia seguinte - puxa, que rapidez... - a editora diz que seu livro foi aprovado para publicação. Você fica feliz, mas logo começa a chorar de raiva: junto com a resposta, vem o orçamento. A editora vai publicar seu livro, mas você precisa pagar pelos serviços editoriais e ainda precisa comprar de quinhentos a mil exemplares do seu próprio livro para "ajudar na divulgação".Ué... a publicação não era de graça? E aí, você chora... Seu sonho de publicar um livro vai para as cucuias...

    ResponderExcluir
  28. Em complemento ao meu comentário acima, posso dizer, sem medo de errar: a melhor maneira de um autor iniciante publicar um livro é... COMPRAR UMA EDITORA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FOI A MELHOR RESPOSTA QUE LI ATÉ AGORA, TAMBÉM ESTOU NESSE DILEMA PUBLIQUEI UM LVRO, GASTEI HORRORES E RECEBI UM E-MAIL DE UM AMIGO APONTANDO ERROS GROSSEIROS QUE O TAL REVISOR NÃO VIU, SERA QUE REVISARAM? ESTOU COM MAIS DOIS LIVROS PRONTOS E REVISADOS POR PROFISSIONAIS QUE CONTRATEI, MAS VER MEUS ESFORÇO SE TRANSFORMAR EM MEROS 10% DA RAIVA, VOU DEIXAR ENGAVETADO QUEM SABE UMDIA COMPRO UMA EDITORA.

      Excluir
  29. Olha, a princípio a Multifoco me recebeu super bem. Foi rápida em analisar meu trabalho (monografia transformada em livro) e o editor disse que não cobrará nada. Apenas a taxa de envio, que segundo ele é a taxa dos correios. E perguntei se era caro, o mesmo disse que não. Seria barato. Comecei em Dezembro e até hoje sempre tive boas negociações com a Editora. Agora, depois, de tantas falas negativas fico com meu coração nas mãos. Eu mesmo fiz a capa e mandei para eles como sugestão. Eu paguei fora à parte uma professa de Letras para fazer as correções gramaticais. Vou aguardar até a finalização para tirar minhas conclusões sobre a Editora e voltarei ao site para dizer algo positivo ou negativamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já publicou o livro? Estou prestes a fechar com eles, mas ainda estou com o pé atrás.

      Excluir
    2. E sobre o lançamento, divulgação, etc, de fato, precisamos nos virar. rsrs
      Somos praticamente autores independentes, mas penso que no início é tudo difícil mesmo e a própria editora mantém o lema de ser "centrada na produção por demanda", propícia para aqueles que estão iniciando ou desejam algo menor. Imagine seu livro sendo aceito por uma GRANDE editora do Brasil, que distribui para as principais livrarias e blá blá blá, marca entrevista para você até na Globo (exagerando um pouco), mas ao te passar o orçamento... TEM QUE COMPRAR MAIS DE 500 EXEMPLARES que você sabe que como ainda é nova no mercado, não irá vender tão cedo. Nesta editora os 30 livros são consignados (você faz o lançamento, vende eles e ao final envia a parte que cabe à editora, tirando a sua porcentagem de escritor)... Ou seja, tem seus prós e contras, mas para começo de carreira, é bom sim.

      Excluir
  30. Oi, eu também já assinei contrato com a editora neste ano e estamos prestes a lançá-lo. O livro ficaria em 40 reais nas lojas, o que de fato considero caro, mas como retirei algumas páginas, o preço deve abaixar. Apesar disso, sigo uma escritora no facebook que publicou pela Patuá o seu primeiro livro de poemas e ele ficou em 38 reais + 8 reais de frete (o que não ficou muito diferente do da minha editora, não é? E a Patuá é super conceituada no mundo poético). Penso que este pessoal que reclama horrores da editora é porque deseja que tudo caia do céu. Até 2015 ela publicava MESMO gratuitamente, mas neste ano, ao assinar o contrato, eu mesma fiz a minha capa e enviei para a editora, com a própria designer de lá organizando tudo para mim e amei. Também enviei para uma profissional formada em LETRAS revisar (no site Profissionais do Livro os preços são ótimos!) e para alguns escritores/leitores do grupo Sociedade secreta dos escritores vivos do facebook lerem e me ajudarem com os toques finais, além de claro, eu mesma ter lido meu livro mais de 15 vezes. rsrs

    Até agora não encontrei UMA editora que REALMENTE não cobra por nada, então sinceramente não vejo nenhum problema na que estou agora, porque ela é normal. Aliás, me sinto realizada e no início de uma carreira que pretendo levar para a vida inteira. Penso assim: Não gostei, o contrato dura só dois anos, basta cancelá-lo e pular para outras editoras... Não precisa sair falando mal só porque no fundo deseja ser bajulado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu pouco seu livro. O romance Luzes no Himalaia, o li umas 100 vezes. Será?... Perdi a conta realmente. Mas não me arrependi, pois a Chiado Editora não faz correções, o autor tem que apresentar o livro quase pronto, faltando apenas a diagramação.
      No entanto, a editora trabalhando, ou não no livro, cabe ao autor o trabalho de entregar o livro concluído, deixando sua marca inclusive nos moldes de capa.

      Excluir
  31. Alguem tem alguma informação sobre a editora Novo Século?

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho um livro publicado pela Chiado Editora.
    Fechei contrato de 3 anos em setembro/16, publicado em abril/17. Paguei pela edição de 200 exemplares, os recebi e estou vendendo-os. Parte foram vendidos nos dois eventos de lançamentos promovidos por mim, onde um ocorreu no 1º piso do Shopping Castanheira, em Belém/PA., e o outro no SESC de Castanhal/PA. Houve o terceiro que foi promovido pela Editora Chiado na Bienal do Rio de Janeiro no Stand da editora. Apenas na Bienal não foi interessante, pois lá não vendi livros, e logicamente não dei autógrafos. Motivos, creio eu, a Editora adquiriu seu stand em local fora do foco dos frequentadores da bienal. A única falha no contrato com a editora que posso mencionar, até o presente momento, foi o lançamento em livrarias que deveria ser patrocinado por ela. Infelizmente as livrarias aqui em Belém/PA que contatei para tal, não foi possível fechar acordo para o evento com a Chiado. Ofereceram-me uma Livraria em São Paulo, mas achei inviável aceitar pois para mim, sairia caro deslocar-me do Pará para S. Paulo, apenas para passar algumas horas a disposição de um público desconhecido, inclusive em quantidade.
    Quanto a divulgação, conforme o contrato, o livro está disponível nos sites da Cultura, Saraiva, e Martins Fontes. Na Chiado Editora além de seu site, está disponível na livraria da Editora, em São Paulo e Portugal. Ainda não estão disponíveis nas livrarias físicas das empresas citadas, creio eu, por política comercial utilizada pelas maiorias das livrarias, por colocarem a venda em suas prateleiras apenas os livros que obtiverem uma certa quantidade de solicitação de compras nos seus sites.
    Claro que gostaria de colocar aqui que o romance LUZES NO HIMALAIA, é um sucesso na América e na Europa, mas seria pedir demais para um simples autor iniciante. Porém sinto-me recompensado, pelas mais de 131.000 visualizações do vídeo-clip que roda no face, pelos quase 14.000 membros do Grupo Romance LUZES NO HIMALAIA, e pelos mais de 8.000 membros do Grupo Amigos que curtiram a Chiado Editora, vinculado ao nosso livro, além de outras publicações com fotos da capa do livro que obtiveram apenas em uma dessas imagens 168.438 pessoas alcançadas, com 31.000 curtidas.
    Se tratando das vendas, elas estão sendo efetuadas nos sites. Tenho recebido a confirmação de compras por amigos do Face em Uberlândia/Mg., Recife, Jaboatão, Olinda, Serra Talhada em Pernambuco, Alhandra, Conde, e João Pessoa na Paraíba, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Goianésia, Tucuruí, e Belém no Pará. Além de algumas vendas em Castanhal, onde resido e fiz distribuição em uma livraria local, e em bancas de revistas, vendas pelo Face, quando enviei os exemplares pelos correios.
    Como veem, não é fácil ser autor de primeira viagem. Temos que ralar muito. Mesmo que a editora faça a parte dela, considerem que nós somos iniciantes. Apenas somos “autores não reconhecidos”, só, e apenas isso.
    Tenho outro projeto em faze de finalização, estando já com pouco mais de 300 páginas. No meu contrato com a editora, devo apresentá-lo a Chiado nos mesmos moldes que as demais editoras, e caso não seja do interesse da Chiado, posso aceitar propostas de outras editoras para a publicação.
    Desejo realmente, que sejam mais felizes em seus projetos que eu.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horrível editora Chiado.
      Antes de você pagar, lhe dão toda atenção. Depois que você paga, não estão dando a mínima para o autor. Eles não tem interesse que seu livro seja vendido, só querem imprimir e o autor que se vire.
      Basta entrar no site deles para tentar comprar um livro sendo brasileiro. É quase impossível, mas no contrato consta que você tem 30% de comissão nas vendas feitas por lá. Pura ilusão!
      Não recomendo a Chiado para ninguém.

      Excluir
  33. quem tem algo a dizer sobre a editora Panda Books e Rocco? Gostaria de saber se eles cobram pela publicação?

    ResponderExcluir
  34. Sobre a Multifoco. Lancei um livro por eles. Não roubam teu dinheiro, pois cobram por 20 exemplares, você recebe essa quantia, revende, e teu livro acaba saindo de graça. PORÉM, já te iludem quanto a capa. Te mandam um modelo, você fala NOSSA QUE PERFEITO. Mas aí quando lançam a versão física, a qualidade da capa fica uma porcaria. Outro erro deles é o preço que cobram do livro. Cobraram 42 conto em um livro de 120 páginas. Nem eu compraria meu próprio livro. É boa pra realizar o sonho de lançar UM livro. Depois você amadurece, procure outras formas.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, vou lançar meu primeiro livro de poesias; não me importo em pagar, eu só quero é ter confiança na editora: se cumprirá o combinado, se valoriza o autor iniciante, tem boa revisão e principalmente, boa divulgação. Alguém já ouviu falar da Drago? Estou bastante inclinada em publicar por ela. Alguém sabe me informar se é boa/confiável ou pode me indicar alguma outra, para autores principiantes "pagantes", por favor? Grata, Consuelo Pagani

    ResponderExcluir
  36. Tudo na vida envolve foco, determinação, paciência e pesquisa. Eu vou lançar o meu 1º livro. Está terminado, logicamente que vai precisar de uma boa diagramação, uma capa bem ilustrada, revisão e outros requisitos que só em uma editora séria se consegue. Enviei meus originais para várias delas, e estou analisando cuidadosamente a proposta de cada uma delas, sem pressa, pesquisando a credibilidade, o número de livros já publicados e outros detalhes. Temos que saber separar o joio do trigo, e hoje a internet nos facilita muito. O problema e a ansiedade do autor iniciante (e me incluo) é querer ver seu livro publicado, aí fica sujeito a ciladas de uma ou outra editora inescrupulosa. Entretanto, não devemos generalizar, pois tem muita editora dita "pequena" que faz trabalho de gigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola acabei de escrever tambem um livro, entrei em contato com 3 editoras, mas so uma respondeu, estou desaminada ja de tentar.

      Excluir
  37. Tive meu trabalho aprovado pela Editora Viseu. Alguém sabe se é uma Editora idônea? Ela cobra pelo processo gráfico e pela revisão (caso o autor queira) e disponibiliza a divulgação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é idonea nao sei, mas há reclamações no Reclame Aqui

      Excluir
  38. Experimentem a Editora Magis de São Paulo. Ponta firme e pessoal qualificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola gostaria de enviar um manuscrito a eles, acha que devo entrar em contato?

      Excluir
  39. Tenho 8 anos e vou fazer 9 amanhã. Comecei a escrever meu primeiro livro há dois anos. A Multifoco me ofereceu muitas coisas e me disse que iria distribuir meus livros em Paris. Agora sim, fiquei animado com essa profissão. Sei que tenho muito talento, pois meus tios me disseram isso e confio neles, assim como na Multifoco. Sei que vou ganhar muito dinheiro na vida com meus livros, mais do que um médico. Isso mesmo galera, escrevam muito e publiquem como eu, que vocês vão ser felizes. Vamos vender em Paris.

    ResponderExcluir
  40. estou escrevendo também, jé tenho um livro pronto e estou no 2 livro, entrei em contato cm a multifoco, me responderam que eu devia encaminhar original e investir inicialmente 500 reais, agora lendo aqui estou com medo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem