1 - Castro Alves: Um dos mais renomados poetas brasileiros, destacou-se em seus versos em defesa da liberdade dos escravos. Nascido em 14 de março de 1847, é justamente o motivo por qual nesta data comemoramos o Dia Nacional da Poesia... Livros de Castro Alves por um preço bacana
2 - Mário Quintana: Este é um poeta imortal, renegado pelos imortais, já que por três vezes não conseguiu se eleger para uma das cadeiras da ABL. Uma injustiça, sem tamanho, já que até hoje os versos de Mário são recitados por aí.
3 - Cecília Meireles: Poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada umas das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa;
4 - Mário de Andrade: Poeta, romancista, musicólogo, historiador e crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo brasileiro, ele praticamente criou a poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922.
5 - Olavo Bilac: Foi um jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias. Conhecido por sua atenção a literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, era republicano e nacionalista; também era defensor do serviço militar obrigatório.
6 - Ferreira Gullar: É um poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo;
7 - Cora Coralina: Foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina, uma das principais escritoras brasileiras, publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. [Livros]
8 - Carlos Drummond de Andrade: Nasceu em Minas Gerais, em uma cidade cuja memória viria a permear parte de sua obra, Itabira. Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte e Nova Friburgo com os Jesuítas no Colégio Anchieta. Formado em farmácia, com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil. No mesmo ano em que publica a primeira obra poética, "Alguma poesia" (1930), o seu poema Sentimental é declamado na conferência "Poesia Moderníssima do Brasil", feita no curso de férias da Faculdade de Letras de Coimbra, pelo professor da Cadeira de Estudos Brasileiros, Dr. Manoel de Souza Pinto, no contexto da política de difusão da literatura brasileira nas Universidades Portuguesas.
9 - Augusto dos Anjos: Foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano. Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas.
10 - Raul Bopp: Foi um poeta modernista e diplomata brasileiro, tendo participado da Semana de Arte Moderna ao lado dos amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Seu livro Cobra Norato é considerado o mais importante do Movimento Antropófago.
Elaboração Lista: LL Textos: Wikipedia, LL
Tags:
Listas Próprias
Augusto dos Anjos e Cecília sao meus favoritos!!
ResponderExcluirPerfeito! rs
Versos Íntimos (Augusto dos Anjos)
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Muito legal essa poesia...
ExcluirExcelente soneto, do grande mestre da poesia, Augusto dos Anjos...
Excluiradoro poesias ♥
ResponderExcluirninguem marcou tanto como:william sakespeare e castro alves.
ResponderExcluirJa que você comentou queria saber a sua opinião sobre a teoria da identidade de shakespeare. Ja leu ou assistiu sobre isso? É que eu achei interessante, e queria saber a opinião de outras pessoas. Uma boa dica é o filme Anônimo. Pode não ser verdade mais é uma boa história. Recomendo para os amantes de shakespeare!
ExcluirAmo Cora Coralina e todos os poetas e escritores brasileiros. Tenho paixonite por leituras e poesias. Sou livrólotra assumida (risos)!
ResponderExcluirTambém tenho um blog e nele há artigos de poesias e educativos, críticas minhas, adoraria se vocês seguissem e opinassem nele. Pois sou blogueira de primeira viagem e uma aspirante.
Aqui segue o blog: http://simples-estudantes.blogspot.com/
Obrigada pelo apoio!
Saudações!
Adoooro as poesias de carlos drummond de andrade não existe nada melhor do que os poemas publicados por ele.
ResponderExcluiroi
ResponderExcluireu amo o mundo,eu odeio o mundo;eu creio em Deus,Deus e um absurdo;eu vou me matar,eu quero viver.-voce e louco? nao sou poeta. mario quintana
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluiraaaaaa
adiel é feio
ResponderExcluircool!!!
ResponderExcluirawzsexdrcfvtgbyhnujmik,sdfghbnjmxdfvghjmkjhngfvdcfvghjhbgfcdvgbhnhgbffcvgfdrtyhujijhgytfrtgyhhgtfgh
ResponderExcluircoco
ResponderExcluirQue,que v quis diser ?
Excluiros 10 melores poetas brasileiros sao dimais
ResponderExcluirx
ExcluirA poesia ferve dentro das pessoas,
ResponderExcluirprecisam ser expostas aos olhos
http://www.suordaspalavras.com/
Esqueceram do melhor: Machado de Assis
ResponderExcluirBem que o título poderia ser: Os 10 além de Machado.
Excluirdemais todos esses petas sao historias emocionantes
ResponderExcluirquero dizer-lhes que vem chegando de mansinho o mais novo poeta brasileiro! A poesia é a alma de tudo que é vida, de tudo que é inexplicável ao coração, a poesia e o sol que nasce todas as manhãs para o mundo.Lourival Vieira Júnior. Gravem esse nome.Amo tudo oque se refere a poesia amo primeiramente Deus.
ResponderExcluirNo rol dos grandes poetas brasileiros não podemos esquecer de nomes como Casimiro de Abreu, Alvares de Azevedo, Fagundes Varela, Silva Alvarenga e outros que no momento me figiu da memória.
ResponderExcluirGrandes poetas do Brasil... Os inspiradores do real e irreal... Do amor e do desamor... Estrelas a formarem GRANDE CONSTELAÇÃO LITERÁRIA...
ResponderExcluirDesamor não existe Sempre vai ter uma coisa que ame.
Excluirhttps://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/ivanperdigaopaginaoficial
ResponderExcluirpoemas, frases, pensamentos: visite
E cadê Gonçalves Dias????????
ResponderExcluircadê o gonsalves
ResponderExcluir:(
ResponderExcluirEstou começando a entender a arte de escrever! Muito legal!
ResponderExcluircaio fernando de abreeeeu !!
ResponderExcluirTodos são bons.
ResponderExcluirFaltou o Caio Fernando de Abreu que é um dos melhores também.
ResponderExcluirjnhbcvb
ResponderExcluirchato pra carai
ResponderExcluirchato pra caralho
ResponderExcluirchato pra caralho
ResponderExcluirquase durmi lendo
ResponderExcluirGosto muito de poesia. Adoro os poetas brasileiros clássicos. E agora, eu também estou gostando de alguns mais modernos e contemporâneos... para não estender muito, vou citar apenas um que aprendi a gostar bastante. Seu nome é "Hernandes Leão". Comprei um livro dele e adorei. Soube, através da mídia local (minha cidade) que ele até foi indicado ao "Troféu Carlos Drumond de Andrade/2013". Vale a pena conferir! Minha mãe também adorou!
ResponderExcluirUther Seixas
onde está joão cabral de melo neto
ResponderExcluirfaltou a escola das facas de de joao cabral de melo neto o maior poeta brasileiro
ResponderExcluirMario Quintana não tem acento!!!
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirObrigada ajudou muito .
ResponderExcluirbeijos...
Faltou o grande Manoel de Barros, um gênio do onirismo como poesia!
ResponderExcluirManuel Bandeira...
ResponderExcluirsambou rapaigaaa
ResponderExcluiruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau
ResponderExcluirquem vive sem poema?
ResponderExcluireu não vivo sem poema:-)
Adoreeeii
ResponderExcluirmuito bom este conteúdoo :-)
VCS tem problema poema e pra bocos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirpessoas sem vida burros sò que nao- Raul Bopp: Foi um poeta modernista e diplomata brasileiro, tendo participado da Semana de Arte Moderna ao lado dos amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Seu livro Cobra Norato é considerado o mais importante do Movimento Antropófago.
aasadfdgbgfchfghgf
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluiro titulo deveria ser: 10 poetas que aprendemos a odiar na escola.
ResponderExcluirpra mim o Paulo Leminski foi um poeta digno de extrema atenção e admiração. sua coragem e originalidade poética fizeram história. é uma vergonha não o citarem nessa lista
ResponderExcluirAdorei! Isto pq vc não me conheceu ainda, a sósia da Cecilia (um professor de literatura me disse que me estilo lembrava muito o dela; minha dúvida é se ele estava alcoolizado, se era bipolar (sim, ele era o Prof. mais chato do curso de Letras que jamais quis concluir, kkk)). Abraços amigo e se der tomalí um café com pão de queijo em http://www.facebook.com/palavraspoeticas ou http://www.facebook.com/prosaspoeticas. Abraços e adorei as dicas e estou montando um álbum e claaaaro que citarei a fonte viu? Fique com Deus!
ResponderExcluirComo viver sem poesia???? Amo. Ler a Arte de ser Feliz da Cecília Meireles sempre me remete uma emoção única.Sou uma mulher apaixonada por literatura. Ficarei feliz em receber a visita de vcs https://vidasemversosepoesia.blogspot.com.br/
ResponderExcluirUm crime imperdoável não colocar o Vinicius.
ResponderExcluirSou muito fã desses poetas.
ResponderExcluirCastro Alves, meu poeta favorito!
ResponderExcluirQuando eu crescer quero ser poeta
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDeixem-me sonhar
ResponderExcluirsonhar nesta nave
triste
sonhar que a liberdade
existe...
e que a paz e o amor
não são utopias.
--Sonhar é preciso