7 Manias de leitores para arrepiar o cabelo de outros leitores

Mania todo mundo tem, não é mesmo? Leitores então, cada qual com sua mania. Acontece que a mania de uns pode fazer arrepiar o cabelo de outros. No post de hoje selecionamos 10 manias de leitores um tanto curiosas, algumas capazes de fazer tremerem as almas sensíveis. Confira e compartilho conosco a sua mania:

1 - Sublinhar os livros: Preparem-se, pois os três primeiros itens desta lista a bem da verdade são a mesma coisa, mas em gradações cada vez piores (ah, essa mania é minha). Sublinhar livros é uma coisa a espantar os ortodoxos e para muitos leitores é tão horripilante quanto o barulho da broca do dentista:

2 - Rabiscar/anotar nos livros: Sublinhar já pode condenar alguém, entretanto, nem sempre basta. Às vezes é preciso mais do que sublinhar aquele excerto importante, e também anotar aquela ideia a ser trabalhada futuramente. Aliás, acho bastante solidária esta mania, como livros sempre rodam em mais de um par de mãos, tais históricos podem ajudar, sério! (Decodificar a letra depois, além disso, é uma aventura)

3 - Resenhar no próprio livro: Aí rompemos todas as raias do absurdo, entretanto confesso que o faço apenas quando interesse de pesquisador numa ou noutra obra, algo tipo uma boa parte da minha biblioteca.

4 - Marcando com as orelhas: Calma pessoal, ninguém corta as orelhas não para fazer marcadores de livros... Brincadeirinha, a gente sabe de que orelhas estamos falando, e essa filio-me aos que ficam com os cabelos arrepiados, pois é ou não um verdadeiro crime marcar as páginas com as orelhas do livro?

5 - Fazer Orelhas: Falando em orelhas, há ainda aqueles que em vez de rabiscar, usar marcadores, enfim, usar de táticas mais civilizadas, diante da necessidade de chamar atenção para algo na leitura não titubeiam em fazer uma orelha no interior do livro. Como diria Sandra Annenberg "que deselegância".

6 - Leitor competitivo: Hum, vou dar paz aos livros para tratar duma mania que às vezes até a gente tem dificuldade de fugir e que está mais numa questão comportamental: o leitor competitivo, aquele que sempre tem uma referência melhor para dar, que leu mais livros que você, que leu coisas melhoras... esse é um leitor bastante "arrepilante"



7 - Apaixonados/as por post-its: Arrepia especialmente aqueles leitores com certo toque com a inviolabilidade do livro. "A praga disseminada" que são os post-its transforma os livros quase numa árvore de natal pois não há limite para tudo aquilo que nos chama atenção na leitura. Contudo, é uma mania bem aceitável nos dias presentes, porém tem quem fique com cabelo em pé por causa desse costume.


4 Comentários

  1. Ei, Douglas. Aqui fala Madame TOC... Brincadeirinha. Sublinhar só se for a lápis, caneta nem pensar. Fazer comentários: você pretende emprestar o livro e está mandando recadinho? Resenha no próprio: sacrilégio! Usar as orelhas: só nas primeiras ou últimas páginas, nada de danificar (desbeiçar) as preciosas. Dobrar as folhas: irc! Com leitor competitivo tenho sempre caneta e papel - ou similares ;) - para anotar dicas. Post-its: você não pretende mesmo emprestar o livro, não!? Abraços. Nan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha pior que eu empresto, para poucos, mas empresto kkk aí o sublinhar vira uma interpretação coletiva :)

      Excluir
  2. Faltou o arrepiante "juntar capa com capa", quebrando a lombada do livro

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem