10 Grandes Elfos da Literatura

A magia dos elfos tendem sempre a encantar os leitores. Em alguns casos eles podem ser grandes heróis, ou então temidas criaturas. Nesta lista uma seleção com 10 grandes Elfos da literatura:

1 - Legolas: Um dos integrantes da sociedade do anel, é sem dúvida um dos mais conhecidos elfos. De grande capacidade em batalha, Legolas não se cansa fácil, e consegue manter o bom humor. Para Tolkien Legolas era "um elfo estranho vestido de verde e marrom". Na trilogia de O Senhor dos Anéis é uma dos principais membros da sociedade do anel.

2 - Drizzt: O personagem é o protagonista da Trilogia do Elfo Negro de R. A. Salvatore. Drizzt é uma atípico elfo negro que abandonou o mau comportamento de seu povo. O personagem criado por acaso, ao longo de vários livros ajudou o autor a representar questões como preconceito racial e amizade.

3 - Lirazel: Está presente num dos trabalhos pioneiros da literatura, em "A Filha do Rei de Elfland" de Lord Dunsany em 1924. Na obra, Lirazel é filha do rei da terra dos elfos e fica noiva de Alveric, filho do Senhor de Erl. Os dois acabam tendo um filho que se torna inquieto entre seu povo.

4 - Elfos de Spiderwick: Em As Crônicas de Spiderwick os elfos são retratados como criaturas humanoides que atuam como autoridade no território das fadas de Spiderwick. Eles possuem bom conhecimento em magia, e fazem suas roupas de folhas.

5 - Arya Drottning: Princesa élfica por quem Eragon apaixona-se a personagem atravessa todo o cliclo da herança até tornar-se rainha. Além de habilidades mágicas possui força, velocidade inumana além de ser bela e sábia.

6 - Elrond: Um dos mais poderosos governantes da Terra-Média em sua terceira era, o Senhor de Valfenda, que chefiou o Conselho de Elrond em que foi decidido que o anel deveria ser destruído, e também se constituiu a Sociedade do Anel.

7 - Dobby: No universo de Harry Potter surge a figura dos elfos escravos, conhecidos como elfos-domésticos, que são obrigados a servir famílias de bruxos desde o nascimento. Neste universo, Dobby é o mais famoso que trabalhava para os Malfoy, apesar de odiá-los.

8 - Völundr: No poema Völundarkviða foi chamado de governante dos elfos, sendo que no início da prosa a obra o identifica o identifica como filho dos Finns ou fineses, povo ártico respeitado por sua magia xamânica.

9 - Elegast: Um elfo espírito que aparece no poema épico holandês Karel ende Elegast. Possivelmente representa o Rei dos Elfos e surge montado cavalgando um cavalo negro. No poema, Elegast era um velho amigo de Carlos Magno.

10 - Arwen: Embora meio-elfo é mais uma das personagens de Tolkien que foram importantes para a Terra-Média.  Filha mais nova de Elrond, foi crucial ao auxiliar Frodo quando a escuridão e seus ferimentos o perturbavam. Embora sem muitas aparições, a personagem é fundamental para motivar a jornada de Aragorn.  

9 Comentários

  1. Achei interessante e uma fonte para novas histórias élficas que eu não conhecia. A não ser senhor dos anéis, Hp e o poema Völundarkviða nunca tinha ouvido falar de nenhum outro. Essas listas auxiliam muito, parabéns!!
    http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Elfos realmente são criaturas fantásticas, mesmo com suas diferentes releituras. É raro encontrar um livro que contenha um elfo que não faça sentido, eles costumam ser essenciais para o desenvolvimento da história e isso é muito interessante. Por um momento achei que vocês esqueceriam os elfos domésticos, ainda bem que não esqueceram!
    Parabéns pelas belíssimas listas!

    ResponderExcluir
  3. Tem uma falha: Arwen NÃO é meio-elfa. Você deve ter confundido a decisão dela em aceitar "o caminho dos Homens", que significa que ela decide ter sua ALMA levada para o mesmo lugar que a alma dos Homens

    ResponderExcluir
  4. Douglas, vi que vc fez um comentário a respeito de Wayland interessantíssimo sendo ele reconhecido como o rei dos fínicos e ao mesmo tempo como rei dos elfos, como você comentou um povo xamânico. Eu sou escritor amador e sempre quis identificar os elfos como uma visão de um povo estrangeiros ( Nórdicos Indo-europeus) a respeito dos místicos indigenas xamãs do circulo ártico. Você possui conhecimento de alguma fonte que aponte o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai encontrar boas fontes de pesquisa na wikipedia, mas apenas em inglês,

      Excluir
    2. Po entaum eu recorro a ela. Leio em ingles, queria muitoooooo ver se conseguia Livros sobre mitologia mesmo, como por exemplo as mascaras de deus maaaas falando sobre mitologia nordica

      Excluir
  5. Arwen é sim meio elfa, todos da linhagem dela são. podem escolher serem humanos ou homens ^^. O próprio ELrond é Meio elfo. O conceito de meio elfo em senhor dos anéis é complexo

    ResponderExcluir
  6. Se são os grandes elfos da literatura, faltou o Feanor, criador das Silmarils e responsavel por muitos feitos no Livro Silmarilion. Para falar a verdade, o Silmarilion tem muitos elfos que colocariam Legolas, Elrond e Arwen no bolso.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem