10 Livros para você mergulhar na Proclamação da República

Dia 15 de novembro é feriado, mas nem todo mundo se lembra que o motivo da comemoração é a Proclamação da República do Brasil. E para compreender melhor o período, a leitura é sempre um grande meio, e por isso selecionamos 10 livros que se passam durante, ou abordam este importante momento da história brasileira.

1 - Esau e Jacó, de Machado de Assis: O livro retrata a proclamação da república através de seus protagonistas, os gêmeos Paulo e Pedro, sendo o primeiro republicano convicto, e o outro um imperialista. Para conturbar ainda mais o romance, a única coisa em que concordavam era o amor pela mesma mulher.

2 - Proclamação da República, de Marcos Rey: Através de seu personagem Boterinho,  jornalista do veículo republicano "O País" Marcos Rey tece sua visão sobre o memento histórico, e principalmente fazendo um alerta que república e democracia nem sempre andam juntas... É possível comprar o livro no Submarino  

3 - História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República: O Projeto desenvolvido por Edson Rossatto (pesquisa histórica, argumento e roteiro), Laudo (desenhos) e Omar Viñole (arte final e cores) é uma forma atrativa e dinâmica de mergulhar no momento histórico brasileiro... Saiba + no Skoob

4 - Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi, de José Murilo de Carvalho: O livro revisita o Rio de Janeiro no período da abolição da escravatura e da proclamação da república, analisando principalmente a participação das camadas inferiores da sociedade neste processo.

5 - O Vampiro que Descobriu o Brasil, de Ivan Jaf: Antônio é um vampiro que vaga sua eternidade vivenciando de muito perto os principais períodos da história brasileira, e não podia ser diferente com a proclamação da república que o vampiro acompanhou de perto.

6 - A Formação das Almas, de José Murilo de Carvalho: Por meio de imagens, o autor nos oferece um curioso passeio pelo momento de implantação do regime republicano. Entre texto e ilustrações, ensina como os mitos de origem criados para a República, seus heróis, a bandeira verde-amarela e o nosso hino traduzem com fidelidade as batalhas travadas pela construção de um rosto para a República brasileira.

7 - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, de Leandro Narloch: Um dos grandes sucessos editoriais brasileiros, se tornou um bestseller ao abordar a história de uma forma bem diferente como nos ensinam na escola... saiba + no Submarino

8 -Antônio da Silva Jardim o Herói da Proclamação da República, de Luiz Antonio Farah de Aguiar: O livro mescla ficção e história para contar sobre Antônio Jardim e sua participação no movimento republicano.

9 - Essa Tal Proclamação da República, de Edison Veiga: No livro o autor volta a fatos que antecederam e que influenciaram a expulsão de Dom Pedro II e culminaram com a chegada da república.

10 - O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo: A trilogia é uma saga épica que percorre a história do rio grande do sul e do Brasil, passando inclusive pelo período da proclamação da república. 

10 Livros para você mergulhar na Proclamação da República 10 Livros para você mergulhar na Proclamação da República Reviewed by Douglas Eralldo on quarta-feira, novembro 14, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário