10 Escritores para solidificar o gênero "horror" na literatura nacional

A literatura fantástica do gênero do horror tenha talvez com seu maior ícone no mundo o escritor Stephen King. Aqui no Brasil, André Vianco já conseguiu seu lugar ao sol - Ou nas sombras, sei lá -  mesmo assim os autores desta faceta literária ainda não têm espaço em grandes casas editoriais, mas eles tem mostrado que é possível fazer literatura de terror com qualidade, e trabalham muito para contribuir com o gênero! Veja 10 grandes promessas para fincar estes livros em nossas prateleiras!

1 - Alfer Medeiros, é o pseudônimo de Alexandre J. F. Medeiros, português radicado em São Paulo desde a infância. O escritor é autor do livro Fúria Lupina, que aborda o mundo dos lobisomens. O autor além de qualidade da obra, cujas informações e resenhas têm sido positiva, também estrutura seu projeto no marketing produzindo materiais coma uma caneca que fez muito sucesso entre os leitores. Saiba mais no blog Fúria Lupina.

2 - M. D. Amado, é natural de Belo Horizonte, e ferrenho militante das causas "estronhas", já  que desde 1996 mantém o site Estronho e Esquesito. Como autor tem participação em várias antologias além de seu livro "Aos olhos da morte". Saiba mais sobre o autor aqui.

3 - André Bozzetto Jr., é gaúcho de Ilópolis mas hoje vive em Pinhalzinho - SC. O escritor de 29 anos tem se dedicado ao livro "Na próxima lua cheia" onde aborda uma das consagradas criaturas do horror, o Lobisomem, cujas informações são de que o livro tem sido bem aceito por seus leitores. O autor mostra seus trabalhos no blog Escrituras da Lua Cheia.

4 - Eric Novello, Com foco em literaturas fantásticas e do cotidiano, Eric Novello tem publicações em papel e trabalhos para portais da internet. Dentre os impressos, é autor do romance histórico Dante – O Guardião da Morte (Ed. Novo Século), do romance de humor Histórias da Noite Carioca (Ed. Lamparina) e do suspense de fantasia Neon Azul (Ed. Draco), em que nos apresenta um estranho bar e seus fantasmas. Mais sobre o autor.

5 - Ademir Pascale, paulista, linguísta, crítico de cinema, ativista cultural e autor de FC e horror é um grande batalhador da causa do horror, organizando antologias como "Poe, 200 anos", e "Zumbis: Quem disse que eles estão mortos?". Também é o autor do livro "O desejo de Lilith" (Draco) onde aborda clássicos seres do horror, os demônios; Mais sobre o trabalho do autor pode ser conferido aqui.

6 - J. Modesto, é arquiteto, mas bem antes disso aos 15 anos enveredou-se para a literatura. Ardoroso fã de H. P. Lovecraft, é autor de "Trevas: Eles estão por toda as parte", pela Giz Editorial;

7 - Adriano Siqueira: Designer e escritor, é criador do site Adorável Noite uma prolífica fonte sobre o mundo dos vampiros, além de lançar seu primeiro livro, homônimo do site, "Adorável Noite!". Mais aqui.

8 - Juliano Sasseron, é engenheiro agrônomo, bon vivant e com 18 anos, escreveu seu primeiro livro, "Abençoado?". Amante do sobrenatural, publicou "Crianças da Noite" (Novo Século, 2008). Mais sobre o autor e sua obra aqui.

9 - Frodo Oliveira, além de editor do selo anthology da editora Multifoco é escritor que estreou na antologia Noctâmbulos, da editora Andross, e autor do livro com contos de terror, "A Torre Negra". Mais sobre o autor aqui.

10 - Samila Lages, falo aqui desta menina que ainda sequer tem seu livro publicado, mas digo que as editoras deveriam prestar bastante atenção. A jovem de da Macapá estreou no mundo impresso na antologia Sinistro! 2, da multifoco, com o conto "A canção do carrasco", o que foi suficiente a mim ver nela uma autora pronta, e dona de um texto de qualidade literária difícil de ser encontrada. Acompanhe seus contos aqui.

Update: Bônus

11 - Jones V. Gonçalves, nascido em Gravataí no ano de 1980, iniciou escrevendo textos postados em diversos fóruns da internet, é autor do livro D.E.I.S um departamento especial para investigar casos tenebrosos, projeto inclusive que deve virar game. O autor é um ativista da literatura, e ainda colunista no site Sobre Livros, com a Oficina Literária. Saiba mais sobre o D.E.I.S aqui. Oficina Literária aqui.
10 Escritores para solidificar o gênero "horror" na literatura nacional 10 Escritores para solidificar o gênero "horror" na literatura nacional Reviewed by Douglas Eralldo on sexta-feira, fevereiro 18, 2011 Rating: 5

18 comentários

  1. Só tem uma mulher na lista. Que pena. =(

    ResponderExcluir
  2. è uma honra imensa me encontrar em meio a esses nomes! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Huumm. Ja andei olhando uns da editora Draco citados acima! Parecem bons!! *-*

    ResponderExcluir
  4. Nietzsche dizia que o mundo é um imenso pântano e que a arte é a orquídea colorida e bela que nasce no alto da árvore podre.
    Digo então que BLOGS DE POESIA SÃO ORQUÍDEAS NO PÂNTANO DA WEB.
    Convido a ler poesia da minha autoria, escrita ontem 05/03/2011. Se gostar comente e divulgue:
    http://valdecyalves.blogspot.com/2011/03/canto-vida-peregrina.html

    ResponderExcluir
  5. Era hora de começar com literatura de terror boa na Suramérica. Vámo'lá gente! Anótese um ponto para o Brasil. Saudades de um escritor chileno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. o Brasil precisa é de escritores sérios.

      Excluir
  6. Obrigado pela lembrança e confiança!

    ResponderExcluir
  7. Pô, senti falta do Adriano Villa, autor de A Casa de Ossos, li o livro e achei muito bom, ele merecia estar na lista, ainda mais por ele ser responsável por grandes projetos de metal brasileiro no país, procure saber mais sobre o autor, ele merecia estar na lista, dizem que ele é perturbado :)

    ResponderExcluir
  8. Lambeção de bolas a parte, todos estes autores em sua maioria conseguiram uma posição favorável, graças as antologias, sendo que muitos outros poderiam sim fazer parte desta lista, muitos outros cujo o talento é ofuscado....

    ResponderExcluir
  9. Para mim faltaram alguns que mereciam de verdade estar!

    ResponderExcluir
  10. Por favor! Cade o Ant Lima na lista? ( Autor de O baú de maldições!)

    ResponderExcluir
  11. Um escritor que me ganhou recentemente nesse gênero é o Duda Falcão, ele participou de várias antologias nacionais do gênero, agora está a frente da editora Argonautas. Vale ler a antologia dele de contos chamada Mausoléu: http://loja.coisashorrorosas.com.br/pd-ef732-livro-mausoleu.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Só uma mulher na lista?
    Bom, eu costumo considerar o que escrevo como terror/horror/suspense, atualmente to buscando realizar meu sonho de publicar o que escrevo além da internet.
    Se alguém se interessar escrevo minhas histórias no wattpad: https://www.wattpad.com/story/19659381-colet%C3%A2nea-de-terror

    ResponderExcluir