Os 7 piores apocalipses da literatua

No post de hoje inspirados na degradação das coisas, no fim dos tempos, nas paisagens distópicas e assustadoras de um dia comum elaboramos uma lista com 7 tipos muito comuns de apocalipses retratados na literatura, confira as piores formas de como as coisas vão acabar:


1 - Apocalipse zumbi: Um dos fins de mundos mais clássicos, o apocalipse zumbi retrata o terror de como seria se os mortos voltassem à vida como monstros sedentos por carne e cérebros. Popularizando-se a partir do século XX, hoje temos várias histórias que retratam este apocalipse como: Eu sou a lenda, The Walking Dead, Guerra Mundial Z, Morgan: o único, entre outros...

2 - Apocalipse biológico: Apesar de próximo, o apocalipse se difere do zumbi, já que nem todo apocalipse biológico resulta em monstros devoradores de cérebro. Obras com tal tema narrativa vem a trazer histórias sobre como uma doença poderia se espalhar e destruir a sociedade como conhecemos, como exemplo, o livro Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago que narra uma história que se passa num mundo que está sob a presença da epidemia de uma doença que deixa a todos cegos.

3 - Apocalipse tecnológico: Em tempos atuais em que vemos o avanço das inteligências artificiais, as pessoas relembram várias histórias que temos na literatura que falam sobre o avanço desenfreado das máquinas. Neste tema narrativo normalmente será abordado como os humanos indiretamente causam sua própria ruína, ao evoluírem tanto tecnologicamente a ponto dessa tecnologia se revoltar contra os próprios humanos. Uma obra que trata desse tipo de apocalipse, por exemplo, Flash forward, ou mesmo Celular de Stephen King que tanto nos entrega um apocalipse zumbi quanto tecnológico; 

4 - Apocalipse Nuclear: O “apocalipse nuclear” se intensificou na literatura e na cultura no geral durante o período da guerra-fria, principalmente após o acidente de Chernobyl. Aqui o mundo é destruído por armas atômicas, e normalmente acompanhamos as histórias daqueles poucos que continuaram vivos durante ou após o temido “inverno nuclear”. Como vemos em Um Cântico para Leibowitz, por exemplo, ou nos contos de Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury.

5 - Apocalipse Climático: Mais um fim do mundo que é causado por mãos humanas, aqui veremos as consequências das mudanças climáticas, por pura negligência humana, chegando ao seu extremo, onde a vida na terra se torna praticamente inviável. Como vemos no livro Filhos da esperança de P. D. James, Nova York 2140, de Kin Stanley Robinson entre outros..

6 - Apocalipse Bíblico: Se para você ainda não está catastrófico o suficiente, então imagine a seguinte situação: Você está em sua casa, vivendo tranquilamente, até que um anjo desce até a terra e dizima a sua cidade a pó. Pois bem, é esta situação que vemos, por exemplo, no Mangá de Neon Genesis Evangelion, onde acompanhamos um jovem garoto que vira peça chave entre a guerra dos filhos de Adão contra os filhos de Lilith.

7 - Apocalipse alienígena: Por fim, outro dos grandes medos da humanidade que vem a ser retratado na literatura é o fim do mundo por mãos alienígenas. Talvez tendo o maior clássico dentro deste gênero sendo Guerra dos Mundos, de H. G. Wells. Outro apocalipse, esse um tanto divertido, é o extermínio instantâneo do planeta em O guia do mochileiro das galáxias. Recentemente obras como A 5ª onda adentraram a essa seara apocalíptica. 

Texto Gyann F.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem