10, dos Memoráveis Serial Killer's da literatura

Um dos gêneros de maior sucesso no mercado editorial é certamente os romances policiais. E neles, tão importante como o sagaz policial, detetive, ou algo que o valha, é também o antagonista, aquele a ser perseguido durante seus crimes. E neste sentido serial killer's constituem um ótimo ingrediente para uma trama misteriosa. Nesta seleção, 10 memoráveis Serial Killer's da literatura.

1 - Hannibal Lecter: Personagem que não raramente está incluído nas listas dos principais vilões da literatura. Lecter nasce em 1981 no romance Dragão Vermelho, de Thomas Harris como um psiquiatra brilhante e um canibal assassino em série. O personagem já forte nos livros, com a adaptação para o cinema, interpretado por Anthony Hopkins, entro de vez para a eternidade.

2 - Dexter Morgan: Pode ser um serial killer o mocinho? Neste caso sim, pois Dexter Morgan, o anti-herói de uma série de livros e na televisão, divide os seus dias entre o serviço policial, e em suas horas livres é um serial killer que ataca bandidos que escaparam da lei e do sistema judiciário.

3 - Tom Ripley: O talentoso personagem de Patricia Highsmith é um vigarista nato em assassino em série. Agradável, mas totalmente amoral, sempre consegue escapar da justiça.

4 - Richard Thompson: Serial Killer de O Colecionador de Ossos, que já foi um policial chamado Marcus Andrews, é um criminoso inteligente que se torna um desafio vigoroso para o criminologista forense, o tetraplégico Lincoln Rhyme.

5 - Edgar Braun: Serial killer de O Ultimo Homem em Berlim, assumiu durante a guerra a vida de Theodor Loos. Com traumas psicológicos e seu problema com as questões de sua sexualidade matava suas vítimas usando o garrote, em uma Alemanha que via a ascensão do nazismo.

6 - Rudolf Bartels* o inseto: Certamente a literatura policial brasileira possui muitos assassinos em série, mas muito provavelmente o mais lembrado seja o assassino em O Escaravelho do Diabo, um romance infanto-juvenil. O livro ainda hoje é um dos mais lembrados da coleção Vaga-Lume, especialmente pelo método de o assassino escolher suas vítimas, e de seu cartão de visitas, o escaravelho.

7 - Robert Backus: Filho de um famoso agente do FBI, tinha de viver a sombra de seu pai, uma lenda do departamento. O Criminoso gostava de citar Edgar Allan Poe, e era conhecido como O Poeta até sua identidade ser revelada.

8 - Patrick Bateman: Esse cara merece o título de psicopata americano. Suas vítimas são variadas, de colegas de trabalho, a prostitutas e mendigos. E a forma como mata também não é nada rotineira, e em seu currículo estão, assassinatos, estupros, tortura, necrofilia, e canibalismo...

9 - Buffalo Bill: Este cara tem mesmo uma mente doentia, e suas vítimas são mulheres das quais ele precisa da pele para fazer uma roupa para si. Um personagem e tanto para O Silêncio dos Inocentes.

10 - Charles Burnside: O velho é um serial killer de sucesso, já que fez isto em boa parte de seus 85 anos. As vítimas desse assassino medonho são crianças, as quais já matou mais de 100. É um vilão inteligente e astuto, além de estar na lista dos seriais canibais. 

1 Comentários

  1. Faltou o Ramsay Snow, das crônicas de gelo e fogo... É muito legal ver um serial killer na ativa em um universo que não seja de investigação.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem