10, das Principais aranhas da literatura

Na ficção, ou no mundo real aranhas são seres poderosos que podem matar um homem em pouco tempo. E essa natureza inspirou muitos autores que as utilizaram das mais diversas formas na literatura. Nesta lista, 10 das principais aranhas do mundo dos livros.

1 - Laracna: Talvez a mais temida das aranhas literárias era uma criatura monstruosa criada pela imaginação fértil de Tolkien. Mais antiga que até mesmo Sauron, sua toca foi um dos grandes desafios de Frodo Bolseiro em sua missão de destruir o anel. Por pouco Laracna não deu um final diferente para a Terra Média.

2 - Aracne: Na mitologia grega era Lídia uma jovem de grande talento para bordar amaldiçoada por Atena que a transformou em aranha. Ovídio em seu poema épico Metamorfoses narra a metamorfose de Aracne.

3 - Aragogue: Uma acromântula criada por Hagrid em Harry Potter e a Câmara Secreta que dentre suas capacidades estava a de se comunicar com humanos. Aliás, uma de suas peculiaridades e de sua espécie é gostar de carne humana.

4 - Charlotte: No livro A Menina e o Porquinho, a aranha se alia a menina Fern para salvar o porquinho Wilbur da morte, num dos grandes clássicos da literatura infantil.

5 - Mordred Deschain: Na série A Torre Negra é uma criatura de dupla paternidade capaz de ficar das duas formas, como humano, e como aranha, forma a qual teria semelhanças a uma viúva negra.

6 -Atlach-Nacha: Criada para a Mythos Cthulhu se assemelha a uma aranha enorme com cara quase humana.Habita uma caverna enorme nas profundezas do Monte Voormithadreth , uma montanha no reino desaparecido de Hiperbórea no Ártico .

7 - Varys: Não, ele não é nenhuma aranha de fato, mas de tanto ser chamado desta forma em As Crônicas do Gelo e do Fogo, passamos a ver o eunuco com várias patas e um veneno capaz de matar em poucos segundos.

8 - Ungoliant: Mais uma das aranhas de Tolkien, descrita como um espírito do mal em forma de aranha, desempenha um papel um papel de apoio em O Silmarillion. 

9 - Miss Spider: Personagem de livros infantis de David Kirk é uma das mais populares das aranhas com adaptações para animações, games, e aplicativos de internet. 

10 - A Aranha e a Mosca: A aranha do poema de Mary Howitt é talvez uma das mais influentes da literatura. Seu jogo de sedução com a mosca inspirou um filme de 1949, além de ganhar várias homenagens na música, e uma dela nunca canção homônima dos Rolling Stones em 1965 onde a banda perguntava quem seria a aranha? e quem seria a mosca?

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem