10 Livros para você mergulhar na Proclamação da República

Dia 15 de novembro é feriado, mas nem todo mundo se lembra que o motivo da comemoração é a Proclamação da República do Brasil. E para compreender melhor o período, a leitura é sempre um grande meio, e por isso selecionamos 10 livros que se passam durante, ou abordam este importante momento da história brasileira.

1 - Esau e Jacó, de Machado de Assis: O livro retrata a proclamação da república através de seus protagonistas, os gêmeos Paulo e Pedro, sendo o primeiro republicano convicto, e o outro um imperialista. Para conturbar ainda mais o romance, a única coisa em que concordavam era o amor pela mesma mulher.

2 - Proclamação da República, de Marcos Rey: Através de seu personagem Boterinho,  jornalista do veículo republicano "O País" Marcos Rey tece sua visão sobre o memento histórico, e principalmente fazendo um alerta que república e democracia nem sempre andam juntas... É possível comprar o livro no Submarino  

3 - História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República: O Projeto desenvolvido por Edson Rossatto (pesquisa histórica, argumento e roteiro), Laudo (desenhos) e Omar Viñole (arte final e cores) é uma forma atrativa e dinâmica de mergulhar no momento histórico brasileiro... Saiba + no Skoob

4 - Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi, de José Murilo de Carvalho: O livro revisita o Rio de Janeiro no período da abolição da escravatura e da proclamação da república, analisando principalmente a participação das camadas inferiores da sociedade neste processo.

5 - O Vampiro que Descobriu o Brasil, de Ivan Jaf: Antônio é um vampiro que vaga sua eternidade vivenciando de muito perto os principais períodos da história brasileira, e não podia ser diferente com a proclamação da república que o vampiro acompanhou de perto.

6 - A Formação das Almas, de José Murilo de Carvalho: Por meio de imagens, o autor nos oferece um curioso passeio pelo momento de implantação do regime republicano. Entre texto e ilustrações, ensina como os mitos de origem criados para a República, seus heróis, a bandeira verde-amarela e o nosso hino traduzem com fidelidade as batalhas travadas pela construção de um rosto para a República brasileira.

7 - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, de Leandro Narloch: Um dos grandes sucessos editoriais brasileiros, se tornou um bestseller ao abordar a história de uma forma bem diferente como nos ensinam na escola... saiba + no Submarino

8 -Antônio da Silva Jardim o Herói da Proclamação da República, de Luiz Antonio Farah de Aguiar: O livro mescla ficção e história para contar sobre Antônio Jardim e sua participação no movimento republicano.

9 - Essa Tal Proclamação da República, de Edison Veiga: No livro o autor volta a fatos que antecederam e que influenciaram a expulsão de Dom Pedro II e culminaram com a chegada da república.

10 - O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo: A trilogia é uma saga épica que percorre a história do rio grande do sul e do Brasil, passando inclusive pelo período da proclamação da república. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem