12 Escritoras premiadas com o Prêmio Nobel de Literatura

Receber o Prêmio Nobel de Literatura já é uma tarefa para poucos, e isso se torna ainda bem mais difícil quando se trata de escritoras que em 108 premiações apenas 12 mulheres receberam o prêmio máximo da literatura.

1 - Selma Ottilia Lovisa Lagerlöf: Prêmio Nobel de Literatura de 1909 recebeu as láureas com a seguinte justificativa: "na apreciação do idealismo elevado, vívida imaginação e percepção espiritual que caracterizam sua escrita".

2 - Grazia Deledda: Prêmio Nobel de 1926, ela recebeu o Prêmio Nobel, um ano depois, em 1927. Durante o processo de seleção em 1926, o Comitê Nobel de Literatura decidiu que nenhuma das nomeações do ano tinham preenchido os critérios conforme descrito no testamento de Alfred Nobel.

3 - Sigrid Undset: O Prêmio Nobel de 1928 foi atribuído  "principalmente por suas descrições poderosas da vida do Norte durante a Idade Média".

4 -Pearl Buck:"Por suas descrições ricas e verdadeiramente épica da vida camponesa na China e por suas obras biográficas" a autora recebeu o Prêmio Nobel em 1938;

5 - Gabriela Mistral: O Prêmio Nobel de Literatura 1945 foi atribuído a Gabriela Mistral "pela sua poesia lírica, que, inspirado por fortes emoções, fez seu nome um símbolo das aspirações idealistas de todo o mundo latino-americano".

6- Nelly Sachs: Premiada em 1966 "por sua escrita excelente, lírica e dramática, que interpreta o destino de Israel com força comovente". Dividiu a premiação com Shmuel Yosef Agnon;

7 - Nadine Gordimer: Prêmio Nobel de Literatura 1991 foi atribuído a autora "que através de sua escrita magnífica trouxe um benefício muito grande para a humanidade" segundo os organizadores da premiação;.

8 -Toni Morrison: "Que em romances caracterizados por uma força visionária e importação poética, deu vida a um aspecto essencial da realidade americana" levou a autora a ganhar o Prêmio Nobel em 1993. A única mulher negra entre elas.;

9 -Wislawa Szymborska: Prêmio Nobel de 1996 foi atribuído "por sua poesia que com precisão irônica permite que o contexto histórico e biológico traga à luz em fragmentos da realidade humana".

10 - Elfriede Jelinek: Prêmio Nobel em 2004 "por seu fluxo musical de vozes e contra-vozes em romances e peças que, com extraordinário zelo linguístico revelam o absurdo dos clichês da sociedade e seu poder de subjugar".

11 -Doris Lessing: Premiada em 2007 os temas abordados por Doris Lessing variam extensamente, passando pelo exame das tensões inter-raciais, a política racial, a violência contra as crianças, os movimentos feministas e a exploração do espaço exterior.

12 -Herta Müller: Prêmio Nobel de Literatura 2009 atribuído a ela "que, com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, retrata a paisagem dos despossuídos".


1 Comentários

  1. Realmente Douglas a lista é pequena de escritoras como ganhadoras do Prêmio Nobel que é um dos maiores prêmios do universo.

    Mais se olhamos por outra ótica, esta escritoras de peso literário.

    Algumas delas com as suas escritas fizeram revolução na humanidade e nos costumes sociais, somente isto já vale apenas, poderia mais escritora ter ganhado merecidamente com certeza.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem