0s 10 Mais Influentes Livros de Fantasia

O site Best Fantasy Books é um dos especialistas do gênero lá fora, e possui listas bem interessantes. Reproduzo outra aqui com influentes livros de fantasia, que sem entrar no mérito revela que a maioria não teve influência ainda em terras brasileiras e não nos é conhecida, e também possui suas ausência, pois não imagino As Crônicas de Nárnia e Harry Potter fora desta lista. Mas enfim, aí está:

1 - O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien: Certamente não teríamos boa parte do que há de fantasia nas prateleiras, não fosse Tolkien. Hoje quase todo o gênero recebe influência de O O Senhor dos Anéis, e coube a Tolkien colocar a fantasia em uma situação de respeito na literatura.

2 - The Chronicles of Amber, de Roger Zelasny: Embora não tão conhecida, o livro citado diversas vezes, contribuindo para com a literatura com seu conceito único.

3 - Lyonesse, de Jack Vance: Um trabalho superlativo que antecede a Tolkien, onde não há firulas e nem exageros, e cada palavra está onde deve estar, segundo o site.

4 - Fafhrd and the Gray Mouser, de Fritz Leiber: Livros bastante curtos para os padrões da fantasia, e que ainda não são totalmente conhecido dos leitoras, mas o autor é um dos responsáveis pelo gênero espada e feitiçaria.

5 - The King of Elfland's Daughter, de Lord Dunsany: Dentre outros nomes famosos, os escritor irlandês teria influenciado autores como Jorge Luis Borges e Neil Gaiman.

6 - Gormenghast, Mervyn Peake: Livro baseado numa estrutura poética e uma narrativa com imagens ricas e bastante ação.

7 - Conan, de Robert E. Howard: Embora sua influência não seja do mesmo tamanho de outros livros, é com ele que começa o gênero de espada e magia na literatura.

8 - The Worm Ouroboros, de E. R. Eddison: Se Tolkien é considerado um dos pais da fantasia moderna, é possível dizer que Eddison ajudou bastante com suas influências, que além de agradar Tolkien, também influenciou C. S. Lewis.

9 - The Wizard of Earthsea, de Ursula K. Le Guin: Um conto que transcende o tempo mantendo-se sempre atual, e uma das bases da literatura de fantasia. 

10 - A Roda do Tempo, de Robert Jordan: Uma obra que ainda influencia novas gerações de autores, na literatura, e até mesmo na televisão como as referências encontradas na série Lost, além da grande legião de leitores ao longo do tempo. 

25 Comentários

  1. Top errado aí hein? Não curto esses tops porque os caras colocam seus preferidos... e não a realidade. Cadê Harry Potter? Querendo ou não, influenciou muita gente, e tornou a J. K. Rowling a pessoa mais influente da Inglaterra, uma das mais influentes no mundo, e a primeira pessoa no mundo a fazer 1 BILHÃO de dólares com livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei que estavamos falando de livros de gente grande, não histórias para crianças ¬¬...

      Excluir
    2. Não funciona assim. A série de livros influenciou toda uma geração cara. Falo pela geração de 91~94

      Excluir
    3. Influenciou essa geração em que? Estão listados os livros que influenciam no gênero da fantasia. Esses livros influenciaram outros escritores a escrever dentro do gênero. Nunca vi um único escritor falar que teve influências de Harry Potter...

      Excluir
    4. Harry potter influencia e muito meu caro, se nao sabe o senhor dos anéis, assim como as cronicas de Nárnia, foram escritos inicialmente como historias de ninar..ou seja para crianças... O harry potter ainda tb é um livro indicado pelo papado.. Quer influencia maior que esta..?

      Excluir
    5. "O harry potter ainda tb é um livro indicado pelo papado"
      Grande coisa. O Vaticano mal consegue ditar o que as igrejas fazem, vai ditar o que os cristãos devem ler? E, ainda sim, não é uma autoridade para falar sobre isso.

      Se não entenderam a lista, aqui vai: não é uma lista de livros famosos, é uma lista de livros influentes. Livros que ditaram como a fantasia é hoje. Senhor dos Anéis é o berço de toda a fantasia moderna; todo autor de fantasia já leu LotR e pega muitas coisas emprestadas deste. E, ao anônimo de Dezembro, foi O Hobbit que começou com uma história para crianças. LotR, mais influente que o outro, foi desde o princípio uma história mais séria.
      Dito isso, não há como Harry Potter estar nessa lista. O livro não influenciou o gênero, ele não tem nenhum elemento novo. Não tem um mundo impressionante (é apenas um mundo dentro do nosso, coisa antiga), um sistema de magia inovador (falar feitiços e usar varinhas? D&D tem isso desde 1970), ou até mesmo um enredo genial ("oi, eu sou o escolhido e tenho que te derrotar").
      Não me entendam mal, eu gosto do livro. Mas perto dos que estão na lista, principalmente Wheel of Time, LotR e Narnia, ele não passa de um livro medíocre que serviu apenas para introduzir crianças no mundo da literatura fantástica.

      Excluir
    6. Muito legal o top, eu também não conheço vários daí! "Wheel of time" está na lista de leitura, mas agora estou entrando no "The name of the wind", já fiz o pedido na Amazon e logo chega.

      Gostaria de fazer uma pequena ressalva, livros "Fantásticos" são diferentes de livros de "Fantasia"...na literatura fantástica não existe um mundo à parte com muitas inovações, como magias, monstros e outros, e sim algum elemento (o próprio personagem por exemplo) que é especial, com algo diferente dos demais. Na literatura de fantasia sim que existe toda uma criação à parte de tudo, podendo aqui a imaginação do autor ir para qualquer lugar...

      É sutil e mais teórica que prática, mas a diferença existe!

      Abraço

      Excluir
  2. tambem achei q faltou HP (não q eu goste, pq odeio) mas o tema é "os 10 mais influentes livros de fantasia" e esse livro tem vários seguidores no mundo e tals. é mais do que obvio q merece um lugar nesse ranking ....

    ResponderExcluir
  3. São os dez mais infouentes e não os dez mais famosos ou lucrativos, por isso HP não está listado.
    A lista esta perfeita, todos esses livros serviram de inspiração para os livros mais famosos e lucrativos de fantasia da atualidade.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço a maioria, talvez por não saber ler!

    ResponderExcluir
  5. "As Crônicas do Gelo e Fogo" ownou todos.

    ResponderExcluir
  6. TÃO INFLUENTES QUE NINGUÉM CONHECE.

    ResponderExcluir
  7. Harry Potter??? A cópia descarada dos Livros de Magia... Ah, tá...

    ResponderExcluir
  8. Nas antiguidades tudo bem, mas falar que 'A Song of Ice and Fire' não está influenciando a maioria dos autores de fantasia desde 98 pra cá é loucura.

    ResponderExcluir
  9. Educação do Brasil está com problema sério em ensinar interpretação de texto para a criançada. Gente, estes são os livros que influenciaram o gênero como ele é hoje, se vocês contestam essa lista. Sorry, mas vocês são tudo uns modinhas. Fã, saberia as referências de seus autores prediletos, pois todos eles tem.Todos sem exceção. Harry Potter, Game Of Thrones só estão no mercado hoje, porque estes da lista vieram antes.

    ResponderExcluir
  10. Só um adendo: Robert E Howard, autor de Conan, e Robert Jordan são a mesma pessoa.

    Harry Potter apresentou alguns tipos de livros para a criançada, mas o que seria de HP se não fosse pelos autores acima que INFLUENCIARAM a literatura fantástica. A lista não fala dos autores mais famosos e sim dos mais influentes.

    ResponderExcluir
  11. só queria saber cade o nome do vento ? desde tolkien, o autor foi um dos únicos que teve uma obra tão clara em um mundo de fantasia tão foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você observar, a lista fala dos romances quanto a sua influência, de modo que seu exemplo trata-se de algo recente, influenciado inclusive por obras aqui citada. Não trata-se portante sobre melhores ou piores obras, mas sim aquelas que influenciaram tantas outras ;)

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem