1 - Machado de Assis: Embora o marketing da Caixa tenha desconsiderado o fato, o maior escritor de todos os tempos da literatura brasileira e mundial é um negro cuja obra se tornou imortal e eterna, com seu jeito único de escrever rompendo as barreiras do preconceito;
2 - Toni Morrison: Autora americana de escrita forte e pungente marcando seus romances. Em 1993 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura;
3 - Oswaldo de Camargo: Um dos principais conhecedores da literatura negra no Brasil. Além do estudo a esta literatura, é contista, poeta, novelista e jornalista;
4 - Colson Whitehead: Autor de 5 livros aclamados o americano nascido em Manhanttan, entre eles um de meditação cujo estilo foi comparado a E. B. White.
5 - Manoel Soares: é um daqueles caras que vem com a palavra "engajado" na testa. Líder comunitário, e repórter da RBS TV, seu primeiro livro chama a atenção para o problema do Crack. Zumbis da Pedra escrito junto com Marco Cena faz um alerta, e uma analogia bem perspicaz.
6 - Celso Athayde: Produtor que cuida da carreira de vários nomes do Hip Hop nacional, como MV Bill, é co-autor dos livros, Falcão - Meninos de tráfico, e Cabeça de porco;
7 - Walter Mosley: É reconhecido por sua literatura policial, cuja principal série trás Easy Rawlins, um investigador privado negro da II Guerra mundial que vive em Watts, Los Angeles;
8 - James Baldwin: Foi o primeiro escritor a dizer aos brancos o que os negros americanos pensavam e sentiam. Chegou no auge de sua fama durante a luta dos direitos civis no início da década de 1960. Tornou-se mais famosos pelos ensaios do que pelos romances e peças teatrais, mas apesar disso queria se tornar um ficcionista, considerando seus ensaios um trabalho menor.
9 - Zora Neale Husrton: Antropóloga e folclorista, e escritora americana é uma dos expoentes da literatura negra nos Estados Unidos. Seu trabalho por um bom tempo foi relegado ao esquecimento, que obteve apenas postumamente;
10 - Cruz e Souza: Um dos principais poetas brasileiros, foi um dos percursores do simbolismo no Brasil. Também foi conhecido como Dante Negro, e Cisne Negro;
Esquecer de Lima Barreto é um absurdo.
ResponderExcluirne poi e meu Deus
ExcluirÉ, esqueceram o Lima Barreto! e é por isto que seu personagem reúne todas suas forças e grita para o mundo: Eu sou Leonardo Flores! (Clara dos Anjos)
ExcluirLima Barreto não e escritor internacional
ExcluirMachado De Assis é muito internacional
ExcluirNão sei o porque dessa briga com Machado de Assis, o que importa não era a cor dele, mas sim a inegável grandeza de suas obras para a literatura nacional.
ResponderExcluirLevando em consideração o período(tempo 1839)que ele escreveu é obvio que a cor dele importa e é muito de orgulho!
ExcluirOlá, pelo visto não és negro(a), caso contrário veria importância na cor também. Porque querem esconder que ASSIS ERA NEGRO?
ExcluirPor que anónimo?
Porque não aceitam que negro faça nada melhor que branco, ou ensine ao branco?
Porque só divulgam negro que dance, cante ou jogue futebol?
Ser escritor não mil vezes mais contributivo para formação de opinião do ser dançarino ou cantor?
O MEC peca em não fazer melhor maior divulgação sobre os escritores negro e sua contribuição na formação de opinião.
nana caperuccita
A cor dele importa até hoje, pois é um tapa na cara de muita gente
ExcluirEsqueceu vários escritores negro, Lima Barreto, Luís Gama, Solano Trindade, Castro Alves, Maria firmina dos Reis, Florentina Souza, Lino Guedes e tantos outros, mas esse esquecimento está intrínseco em quase toda manifestação artística brasileira e a luta pelo reconhecimento do nosso povo, mestiço ou não se faz necessário, querendo ou não o Brasil é uma nação multiétnica, com grande parte de afrodescendentes!!!
ExcluirCADA UM ANALISA COMO QUER. SIMPLESMENTE GRANDES PERSONALIDADES SE DESTACARAM NÃO PELO PAPAI E MAMÃE E O FATO DE SER NEGRO DEVE SER CITADO SIM, POIS GRANDES PERSONALIDADES NÃO PRECISARAM DE SISTEMA DE COTAS PARA INGRESSAR NA UNIVERSIDADE.SÓ UM EXEMPLO QUE JÁ ESTÁ SAINDO DE EVIDÊNCIA:JOAQUIM BARBOSA EX - PRESIDENTE DO STF. NÃO FEZ USO DE SISTEMA DE COTAS PARA CHEGAR ONDE CHEGOU.ESTÃO TENTANDO CADA DIA MAQUIAR UM PRECONCEITO, ASSIM COMO MAQUIAM TANTAS CORRUPÇÕES NO BRASIL.
ExcluirMachado não era negro, e sim mestiço. Sua mãe era portuguesa, logo a pele de Assis variava bastante entre o típico mestiço e branco.
ResponderExcluirMachado de Assis NÃO era negro e sim mestiço. Comentário acima corretíssimo. E esquecer Lima Barreto é um apisada na bola de quem pretende levantar esa bola.
ResponderExcluirAlice Walker autora de A cor púrpura
ResponderExcluirNormalmente respeito as listas porque são opiniões pessoais, mas realmente, esquecer Lima Barreto e Castro Alves foi tenso.
ResponderExcluirCruz e Souza: Luz que ousa.
ResponderExcluirE daí se esses escritores foram negros? A cor da pessoa não importa! O que importa é que sejamos honestos, pratiquemos o bem, tenhamos saúde, enfim, felizes.
ResponderExcluirverdade.... só que temos que dividir negros e brancos (sem preconceito) nao acha?
ExcluirE como é isso? Dividir sem preconceito?
Excluire dai seeram negros eles otimos escritores
ResponderExcluirexcelente espaço sobre os escritores negros.parabens
ResponderExcluirParabens muito bom o trabalho , agora como representante de grupo meu trabalho ficara otimo... Obrigada pela ajuda rsrs '
ResponderExcluirPRIMEIRO: Machado de Assis era mulato. SEGUNDO: Considerá-lo o maior escritor brasileiro é um ponto de vista, deves especificá-lo. TERCEIRO: E Machado não é considerado maior escritor mundial, nem aqui nem na China!!!! Não existe escritores brasileiros entre os cânones, a questão é política. QUARTO: Ele não "é" um negro, ele "foi" um mulato, pois já morreu. QUINTO: os seus textos não tinha esse caráter ingajado de "vencer preconceitos". PRECISAS LER E CONHECER MACHADO DE ASSIS!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirPrimeiramente, porquê tentar negar que Machado era Negro? Sua origem afrodescendente é muito clara. E isto é ser negro. Não vejo problema algum em dizer que ele está entre os principais nomes da literatura mundial, vide que é um dos autores brasileiros mais traduzido em todo o mundo.
ExcluirPrimeiramente, por que tentar negar que Machara era branco ? Sua origem eurodescendente é muito clara. E isto é ser branco.
ExcluirPelo amor de Deus, não use sofismas para defender posições ideológicas. Convenhamos, se o cara fosse mesmo visto como "negro", naquela época, pertenceria a elite intelectual ??? Aliás, nem mulato ele era, e sim o pai dele...
Cordialmente.
jogttttttjjjjjdfjopgeuwr4eitgjcuuuuuuuu
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirshughpsauhgoahlakhlgaihfnbahjkyutiAKTUYGADSYGFRHJGSDYKT
ExcluirDUENTE OTARIO?
o que agente fas com esse povo preconceituoso...ser branco ou negro é uma opcao pessoal de cada pessoa...e tenho certeza de que nao devem ser nehum de voces que vai opnar isto diante de uma pessoa morta...porem se nao gostaram do que veem.. era so sair da pagina..e nao ficar discutindo com tanta ignorancia...affs
ExcluirSer branco ou negro nao é uma opção e sim uma condição que independe de nós.
ExcluirMachado de Assis era negro SIM! Quem o embranqueceu foi a sociedade brasileira !
ExcluirSEXTO: SeuS textoS não tinhaM ...
ExcluirSÉTIMO: Engajado e não ingajado
muito bacana
ResponderExcluirsó faltou LIMA BARRETO e CASTRO ALVES
Lima Barreto faltou, mas Joaquim Maria Machado de Assis
ResponderExcluirera negro, se
fosse ele um mero copeiro seria negro, porém se grande escritor tem de
ser branco europeu
esqueceram Maria firmina dos Reis, Luis Gama. Solano Trindade
ResponderExcluirsa mae otario a.
ResponderExcluireu gostei muito dos escritore........
ResponderExcluirCastro Alves era negro? '-'
ResponderExcluirOu vi retratos errados ou as pessoas estão confundindo o fato dele ser um autor que defende os negros, não que é negro >_>
Way coοl! Some very valid points! I appreciаte you pеnnіng this wrіte-up plus the гest of the site
ResponderExcluiriѕ extremely good.
Look at my weblοg; simply click the up coming post
It's only 10%, however the code is still effective
ResponderExcluirMy site - green smoke coupon code
Perfeito pro meu trabalho de escola!!
ResponderExcluirUMA BOSTA
ResponderExcluirCADA UM ANALISA COMO QUER. SIMPLESMENTE GRANDES PERSONALIDADES SE DESTACARAM NÃO PELO PAPAI E MAMÃE E O FATO DE SER NEGRO DEVE SER CITADO SIM, POIS GRANDES PERSONALIDADES NÃO PRECISARAM DE SISTEMA DE COTAS PARA INGRESSAR NA UNIVERSIDADE.SÓ UM EXEMPLO QUE JÁ ESTÁ SAINDO DE EVIDÊNCIA:JOAQUIM BARBOSA EX - PRESIDENTE DO STF. NÃO FEZ USO DE SISTEMA DE COTAS PARA CHEGAR ONDE CHEGOU.ESTÃO TENTANDO CADA DIA MAQUIAR UM PRECONCEITO, ASSIM COMO MAQUIAM TANTAS CORRUPÇÕES NO BRASIL.
ResponderExcluirNão entendi oque sou né ? não entende oque faço, não entendi a dor as lágrimas de um palhaço, quem não passa pela prova não sabe o valor de uma vitória.
ResponderExcluirEsqueceram da Carolina Maria de Jesus que trabalhou catando lixo e escrevia em cadernos que achava no mesmo e seu maior sucesso foi "Quarto de despejo" e com certeza é um baita orgulho
ResponderExcluirEle não era negro. Era mestiço! mistura de negro, branco, índio... ou seja, ele era brasileiro!!!!
ResponderExcluirMania que vcs têm de rotular as pessoas... e sempre pelo viés que vos interessa!
Enquanto não romperem esse vitimismo e entenderem que a virtude do homem é seu caráter e hombridade... nunca vão chegar a lugar nenhum.