12 processos para a publicação de um livro

A procura por editoras cada dia é maior. Centenas, milhares de escritores enviam seu originais, muitos até mesmo sem saber o complexo sistema que leva um livro a ser publicado. Por isso em minhas pesquisas na web, encontrei informações interessantes da editora FTD, uma da maoiores do país, e que trabalha a publicação de novos autores. No espaço  destinado a estes novos escritores, eles colocam importantes informações quando aos processos que levam a publicação de um livro. Logicamente a lista é baseada na política da editora, no entanto provavelmente não difere muito das demais editoras. Veja abaixo as 12 etapas:

1-Leitura crítica - É uma leitura mais profunda do que a análise do texto. A preocupação não é com a estrutura do texto e sim com os "conceitos" contidos na obra. O objetivo nesse momento é avaliar e questionar todas as informações que a obra transmite.

2-Edição de texto - Consiste em garantir a coesão e coerência do texto, ou seja, se há uma concordância entre ele e o objetivo da obra (público, faixa etária etc.).

3-Preparação de texto - Nesta etapa, o texto passa por uma revisão de estrutura gramatical e também por uma padronização de todos os termos, títulos e subtítulos.

4-Projeto gráfico - É o que vai definir o aspecto visual da obra: formato, número de páginas, acabamento, ilustrações (desenhos, fotos etc.).

5-Diagramação - É a distribuição do texto e das ilustrações nas páginas de acordo com o projeto gráfico.

6-Revisão - As páginas diagramadas são submetidas a uma ou mais revisões para consolidar a correção do texto e sua perfeita adequação ao projeto gráfico.

7-Scanner e aplicação de imagens - As imagens (desenhos e fotos) são
copiadas eletronicamente num scanner, equipamento que as transforma em
dados digitais. Depois de escaneadas, as imagens são aplicadas no texto
diagramado.

8-Arte-final - É a última versão das páginas diagramadas.

9-Finalização e montagem eletrônica - O arquivo digital com a arte-final passa por uma preparação eletrônica antes de ser liberado para a impressão.

10-Pré-impressão - No parque gráfico os arquivos digitais, com a arte-final dos livros, passam por um processo de preparação no qual são agregados perfis de cores, imposição eletrônica, provas de cor, entre outros procedimentos, até a gravação das chapas a laser. Existe também a possibilidade de se imprimir os trabalhos em um moderno sistema de impressão digital, recémadquirido pela Editora FTD, em que o arquivo é enviado diretamente para a impressora e um computador, integrado a ela, prepara e organiza o material, imprimindo qualquer quantidade necessária, mesmo que seja apenas "um"
exemplar.

11-Impressão - Após a gravação das chapas na pré-impressão, o livro é impresso nas máquinas do parque gráfico.

12-Distribuição - Depois de impresso, o livro é distribuído para os canais de venda (livrarias, lojas virtuais e outros).

Fonte: FTD

2 Comentários

  1. e onde posso encontrar pessoas que facam correccao do texto?

    ResponderExcluir
  2. acho que seria melhor ser criado um site de apoio a escritores que precisam de ajuda.existem paises que precisam deste apoio,de incentivos,nao adianta ter processos de um livro e nao conseguir faze-lo devido ao estao de condicao social,devemos sempre pensar nos outros.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem