10 Pequenos personagens pequenos, porém grandes, muito grandes.

Hoje mais uma lista com a participação dos leitores do Listas Literárias. E essa lista está muito especial, reunindo 10 personagens pequenos em tamanho, mas grande, muito grande nas obras das quais eles habitam. Confiram a seleção feita pelo Clístenes Emanuel, de Natal - RN. Pela participação, o autor levará um exemplar de A Filha do Louco, cortesia da Novo Conceito:

1-Ripchip: Quem melhor para iniciar esta lista do que o ratinho mais corajoso de Nárnia. A primeira vista ele parece um simples rato, mas percebemos que ele é um pouco maior que os ratos normais, além de também falar. Além disso, ele é um rato de excepcional coragem e valentia e um grande guerreiro de uma sede insaciável por aventuras, e talvez por isso seja considerado um louco que nunca foge de uma batalha. Sem dúvida, Ripchip é um grande rato cuja maior qualidade é a Coragem.

2-Tinkerbell (eu vou usar o nome Sininho): Outra personagem que deve ser mencionada é a fadinha melhor amiga do Peter Pan, conhecida principalmente, por sua linguagem compostas por sons de sinos. Ela sempre teve uma relação de amizade muito forte com Peter, e faz de tudo para protegê-lo e, apesar de seu gênio muito forte, de ficar irritada muito facilmente e de muitas vezes sentir ciúmes de Peter com uma certa Wendy, a ponto de querer afastá-los, Sininho está sempre disposta a ajudar a todos (principalmente o Peter). Ela é decidida, forte e sempre defenderá quem ama.

3-Grilo Falante: No livro “As Aventuras de Pinóquio” de Carlo Collodi, o Grilo Falante aparece em alguns momentos da história para tentar ajudar Pinóquio. Justo, sábio, além de ter mais de cem anos, O Grilo tenta ajudar nosso Bonequinho de madeira aconselhando-o a fazer o que é certo, mesmo que Pinóquio nunca escute seus conselhos e acabe fazendo besteiras. Por isso, O nosso querido amigo grilo esta aqui, pela sua grande Sabedoria.

4-Despereaux (Pronuncia-se Desperrô): Despereaux pode ter nascido menor que os outros ratos do castelo, e com olhos e orelhas enormes, mas o que o difere dos outros ratos é que ele gasta muito tempo lendo livros ao invés de comê-los como os outros, e é com um livro sobre cavaleiros que se torna mais corajoso, o que para os ratos é estranho e acaba metendo ele em grandes confusões, onde ele tem que usar toda sua coragem, inteligência e força interior para salvar a si próprio e a Princesa do castelo, Princesa Pea.

5-Charlotte: No livro "A Menina e o Porquinho", Charlotte é uma aranha que ajuda o porquinho Wilbur a se salvar de sua desgraça iminente (ser abatido). Por meio de sua teia, Charlotte escreve mensagens que dizem sobre as qualidades de Wilbur, para que as pessoas o valorizem o e ele poupem sua vida (o que dá totalmente certo, e acaba levando Wilbur a ser inscrito no concurso de animais). Charlotte, ao longo do livro, ensina a Wilbur e a todos os outros (animais e humanos) lições sobre amizade, confiança e amor, o que torna Charlotte uma personagem incrível de qualidades excepcionais.

6-Pequeno Polegar: Apesar de ser menor que todos os meninos (principalmente seus irmãos), o Pequeno Polegar é muito esperto, e por meio dessa esperteza ele consegue enganar um gigante que pretendia devorar a ele e aos seus irmãos, roubar suas botas encantadas, e por meio delas conseguir muito dinheiro para tirar sua família da fome e miséria. Ou seja, de pequeno ele não tem nada.

7-Stuart Little (isso mesmo, outro rato!): Em Stuart Little, nosso querido ratinho é adotado por uma família humana em Nova York, que o ama muito (com exceção de Snowbell). Ele é tímido e pensativo e adora aventuras. Sua maior aventura acontece quando sua amiga Margalo (uma passarinha) desaparece e ele reúne toda sua coragem para encontrá-la.

8-Pantalaimon: O Daemon de Lyra é seu amigo mais querido e companheiro inseparável em suas aventuras na trilogia Fronteiras do Universo, além de ser parte de sua alma. Ele é Leal, companheiro, e estará sempre pronto a ajudar sua amiga.

9-Jaspis: Personagem do livro Morte de Tinta (volume final da Trilogia Mundo de Tinta), Jaspis é um homenzinho de vidro que serve a Orfeu. Ele se torna amigo de Farid, que o defende dos insultos e maus-tratos que sofre de seu mestre e de seu irmão. Jaspis é uma pessoa amiga e muito sensível, e também tem um bom caráter (diferente do seu irmão, Brilho de Ferro).

10-Emília: Sim, ela mesma! Quem melhor para fechar essa lista do que a Bonequinha de Pano mais travessa da literatura. Costurada pela Tia Nastácia e que ganha à capacidade de falar graças às pílulas do Dr. Caramujo, Emília é curiosa, extrovertida, e fala MUIIIITO. Além disso, ela também ela pode pecados infantis como birra, malcriação e teimosia, além de sempre aprontar muito. Mas, apesar disso, ela é uma boneca muito inteligente, bonita e divertida, e por não ser nem um pouco tímida conhece muitas pessoas e se torna rapidamente sua amiga, pois todos gostam muito dela.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem