10 Pequenos personagens pequenos, porém grandes, muito grandes.

Hoje mais uma lista com a participação dos leitores do Listas Literárias. E essa lista está muito especial, reunindo 10 personagens pequenos em tamanho, mas grande, muito grande nas obras das quais eles habitam. Confiram a seleção feita pelo Clístenes Emanuel, de Natal - RN. Pela participação, o autor levará um exemplar de A Filha do Louco, cortesia da Novo Conceito:

1-Ripchip: Quem melhor para iniciar esta lista do que o ratinho mais corajoso de Nárnia. A primeira vista ele parece um simples rato, mas percebemos que ele é um pouco maior que os ratos normais, além de também falar. Além disso, ele é um rato de excepcional coragem e valentia e um grande guerreiro de uma sede insaciável por aventuras, e talvez por isso seja considerado um louco que nunca foge de uma batalha. Sem dúvida, Ripchip é um grande rato cuja maior qualidade é a Coragem.

2-Tinkerbell (eu vou usar o nome Sininho): Outra personagem que deve ser mencionada é a fadinha melhor amiga do Peter Pan, conhecida principalmente, por sua linguagem compostas por sons de sinos. Ela sempre teve uma relação de amizade muito forte com Peter, e faz de tudo para protegê-lo e, apesar de seu gênio muito forte, de ficar irritada muito facilmente e de muitas vezes sentir ciúmes de Peter com uma certa Wendy, a ponto de querer afastá-los, Sininho está sempre disposta a ajudar a todos (principalmente o Peter). Ela é decidida, forte e sempre defenderá quem ama.

3-Grilo Falante: No livro “As Aventuras de Pinóquio” de Carlo Collodi, o Grilo Falante aparece em alguns momentos da história para tentar ajudar Pinóquio. Justo, sábio, além de ter mais de cem anos, O Grilo tenta ajudar nosso Bonequinho de madeira aconselhando-o a fazer o que é certo, mesmo que Pinóquio nunca escute seus conselhos e acabe fazendo besteiras. Por isso, O nosso querido amigo grilo esta aqui, pela sua grande Sabedoria.

4-Despereaux (Pronuncia-se Desperrô): Despereaux pode ter nascido menor que os outros ratos do castelo, e com olhos e orelhas enormes, mas o que o difere dos outros ratos é que ele gasta muito tempo lendo livros ao invés de comê-los como os outros, e é com um livro sobre cavaleiros que se torna mais corajoso, o que para os ratos é estranho e acaba metendo ele em grandes confusões, onde ele tem que usar toda sua coragem, inteligência e força interior para salvar a si próprio e a Princesa do castelo, Princesa Pea.

5-Charlotte: No livro "A Menina e o Porquinho", Charlotte é uma aranha que ajuda o porquinho Wilbur a se salvar de sua desgraça iminente (ser abatido). Por meio de sua teia, Charlotte escreve mensagens que dizem sobre as qualidades de Wilbur, para que as pessoas o valorizem o e ele poupem sua vida (o que dá totalmente certo, e acaba levando Wilbur a ser inscrito no concurso de animais). Charlotte, ao longo do livro, ensina a Wilbur e a todos os outros (animais e humanos) lições sobre amizade, confiança e amor, o que torna Charlotte uma personagem incrível de qualidades excepcionais.

6-Pequeno Polegar: Apesar de ser menor que todos os meninos (principalmente seus irmãos), o Pequeno Polegar é muito esperto, e por meio dessa esperteza ele consegue enganar um gigante que pretendia devorar a ele e aos seus irmãos, roubar suas botas encantadas, e por meio delas conseguir muito dinheiro para tirar sua família da fome e miséria. Ou seja, de pequeno ele não tem nada.

7-Stuart Little (isso mesmo, outro rato!): Em Stuart Little, nosso querido ratinho é adotado por uma família humana em Nova York, que o ama muito (com exceção de Snowbell). Ele é tímido e pensativo e adora aventuras. Sua maior aventura acontece quando sua amiga Margalo (uma passarinha) desaparece e ele reúne toda sua coragem para encontrá-la.

8-Pantalaimon: O Daemon de Lyra é seu amigo mais querido e companheiro inseparável em suas aventuras na trilogia Fronteiras do Universo, além de ser parte de sua alma. Ele é Leal, companheiro, e estará sempre pronto a ajudar sua amiga.

9-Jaspis: Personagem do livro Morte de Tinta (volume final da Trilogia Mundo de Tinta), Jaspis é um homenzinho de vidro que serve a Orfeu. Ele se torna amigo de Farid, que o defende dos insultos e maus-tratos que sofre de seu mestre e de seu irmão. Jaspis é uma pessoa amiga e muito sensível, e também tem um bom caráter (diferente do seu irmão, Brilho de Ferro).

10-Emília: Sim, ela mesma! Quem melhor para fechar essa lista do que a Bonequinha de Pano mais travessa da literatura. Costurada pela Tia Nastácia e que ganha à capacidade de falar graças às pílulas do Dr. Caramujo, Emília é curiosa, extrovertida, e fala MUIIIITO. Além disso, ela também ela pode pecados infantis como birra, malcriação e teimosia, além de sempre aprontar muito. Mas, apesar disso, ela é uma boneca muito inteligente, bonita e divertida, e por não ser nem um pouco tímida conhece muitas pessoas e se torna rapidamente sua amiga, pois todos gostam muito dela.

10 Pequenos personagens pequenos, porém grandes, muito grandes. 10 Pequenos personagens pequenos, porém grandes, muito grandes. Reviewed by Douglas Eralldo on segunda-feira, setembro 01, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário