7 Erros que autores iniciantes cometem ao divulgar seus livros

Um dos assuntos do momento tem sido a dificuldade em que os escritores brasileiros sentem ao divulgar seus trabalhos literários, inclusive com a divisão entre os que aceitam divulgar e aqueles que acreditam ser esta tarefa tão somente das editoras. No meio desse debate o Listas Literárias mete seu bedelho listando 7 erros que os autores cometem ao divulgar seus livros:

1 - Não Divulgar: Este é certamente o erro mais comum, o qual muitas vezes é cometido de forma intencional. O mercado editorial é extremamente acirrado, seja entre aqueles que já ocuparam seu espaço de destaque, ou daqueles que ainda buscam por seu lugar, por isso o autor que não optar por divulgar seu próprio trabalho é um grande erro. Aqui vale velha máxima da comparação entre as patas e as galinhas, ambas põe ovos, mas apenas uma delas divulga seu produto. Justamente por isso ninguém encontra ovo de pata no mercado;

2 - Falta de Planejamento: Mesmo entre os autores que se dedicam e se dispõe a divulgar seus próprios livros ainda é possível se perceber que na maioria dos casos não há um planejamento de marketing ou ao menos um esboço de ações que contenham minimamente o conhecimento do público a ser atingido, ou então as metas e os objetivos a serem alcançados. Mesmo que a divulgação seja realizada pelo autor, o planejamento é fundamental;

3 - Escolha Errada Sobre Onde Investir sua Divulgação: Outro fator que pode prejudicar a divulgação de seu livro é a escolha errada nas mídias a serem utilizadas para isso. Embora eu saiba que geralmente os autores iniciantes não possuam um orçamento generoso para divulgação, as vezes até mesmo nas formas mais simples de divulgação ele pode cometer esse erro, como por exemplo na opção de blogs para envio de exemplares para resenha. Ceder livros para blogs de pouca visitação, ou com pouca influência é a mesma coisa que não divulgar seu trabalho;

4 - Achar que as Redes Sociais Bastam: É óbvio que as redes sociais são uma "mão na roda" na hora do escritor divulgar seus livros. Porém apenas elas não são suficientes, já que todo livro precisa de ações físicas de divulgação, seja com a participação em eventos, ou concedendo entrevistas para meios como rádios e jornais que tenham alcance ao seu leitor;

5 - Propaganda Distante da sua Produção: Esse erro é muito comum e está relacionado com a questão do planejamento. Não há uma receita certa para uma divulgação literária de sucesso, mas uma coisa é certa, o marketing deve sempre levar em conta o tipo de publicação, já que a demanda e as formas de divulgar um livro com tiragem de 1.000 exemplares é diferente de uma publicação sob demanda com publicações que variam entre 30 e 100 livros cujo estoque geralmente é vendido diretamente pelo autor. Fica óbvio que o que pode funcionar para uma pode não ter o mesmo resultado com outra;

6 - Falta de Criatividade: Detesto falar isso, mas como o assunto aqui é propaganda, o mercado editorial está cheio de exemplos que criatividade na hora de divulgar livros pode valer até mais que a criatividade na hora de escrevê-lo, portanto na hora de planejar sua divulgação é fundamental deixar sua criatividade rolar solta;

7 - Divulgar de Forma Errada: Isso daria quase outra lista já que no afã de divulgar seus livros muitas vezes os autores a fazem de forma errada que mais atrapalha do que ajuda, como por exemplo o uso de spam (e falo aqui do spam característico, mas alerto que como autor já sofri por exemplo com blogs que deixam um e-mail de contato para você enviar sua informação, e aí depois de ter enviado seu release te respondem mal educados e indignados) em e-mails, nos comentários de blogues, aliás nada me irrita mais do que autores que ao invés de me enviarem um e-mail, postam spam de divulgação nos comentários aqui dos listas. Há um outro exemplo ainda mais deselegante, mas mais comum do que vocês possam imaginar que é autores iniciantes indo em lançamentos e sessões de autógrafos de escritores mais conhecidos com o único intuito de divulgar seus livros. Tem quem leve sua obra para tirar foto junto com o anfitrião. Não dá né gente!



12 Comentários

  1. Concordo plenamente. Não é fácil a vida de escritor. Não é fácil escrever, divulgar, vender. Da bastante trabalho. Principalmente se for fazer tudo sozinho.

    ResponderExcluir
  2. resumindo, tudo se resume a publicidade.
    vai se fuder

    ResponderExcluir
  3. Mas e aí??? qual a sua opinião para acrescentar algo positivo para uma divulgação de livros correta??? há um erro na conclusão da sua postagem, teve início mas parou no meio do caminho, sem concluir o assunto.
    É um erro grave, que visitar seu blog na próxima vez não será possível, erro com tempo todo mundo percebe, mais mostrar os acertos já que você levantou a bola de que " tá tudo errado!" e fez sete tópicos, e o sete é o número da perfeição... mas você chegou no final sem mostrar conhecimentos relevantes para fazer melhor ou como fazer uma divulgação de livros que possa trazer resultados.
    A conclusão da sua postagem foi : Indefinida
    É um erro, mas te mostrei qual é o acerto, para sua matéria ter mais funcionalidade aos leitores, e retorno dos mesmos ao seu blog e para futura ajuda de resolver um problema, a questão é essa, devemos online ser mais dinâmicos, mostrar os erros, mas mostrar acertos também em vista do que foi dito.
    Sem concluir o assunto fica um "?" um vazio no ar. Fica só o som do grilo no ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridão, essa é uma lista específica, sobre os erros, mas pesquise no blog que encontrarás material sobre outros pontos de vista.

      Excluir
  4. Tem que ir mais além...??!!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com amigo acima, tem que ir muito além dos livros !
    A postagem quase chegou... nas "publicações de livros", fica uma dica então para o próximo assunto. Nem tudo é perfeito né... mas valeu ! volto em breve ao blog para ler.

    ResponderExcluir
  6. Como autor de duas obras já publicadas: Mundos Estranhos - A Saga da Nação Zinikã Vol. I e II. Agora estou escrevendo o terceiro volume para terminar esta trilogia. O amigo tem razão, mas o que mais pesa é a falta de oportunidade e pouco apoio das editoras, afinal são elas que ficam com a maior parte do que se ganha com livros, o autor somente com uma fatia ínfima daquele trabalho que fez com tanto carinho.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Como autor de duas obras já publicadas: Mundos Estranhos - A Saga da Nação Zinikã Vol. I e II. Agora estou escrevendo o terceiro volume para terminar esta trilogia. O amigo tem razão, mas o que mais pesa é a falta de oportunidade e pouco apoio das editoras, afinal são elas que ficam com a maior parte do que se ganha com livros, o autor somente com uma fatia ínfima daquele trabalho que fez com tanto carinho.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Para fazer a divulgação é preciso investir uma certa grana, mas nada comparado ao dinheiro que é gasto com revisões, designer, gráfica...

    É fácil e rápido compartilhar informações por redes sociais. O problema é que muitos autores preferem a facilidade de postar apenas nelas e, mesmo que divulguem em locais 'certeiros', a grande enxurrada de novos posts acaba dificultando descobrir o que existe de bom nas publicações dessas páginas. Além disso, outro problema em divulgar, é que existem muitos escritores iniciantes que não iniciam parcerias com outros inciantes, pois acreditam que serão 'futuros concorrentes'.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Aproveitando o ensejo, divulgo o meu livro QUIMERA.

    Vídeo-divulgação: QUIMERA

    Links para aquisição:
    QUIMERA em Clube de Autores
    ou
    QUIMERA em AgBook
    ou
    QUIMERA em Bookess

    Grato!

    ResponderExcluir
  10. Quero aproveitar seu post para divulgar meu livro... O... brincadeira rsrsrs, só dizer que gostei mesmokkkkkkk. Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá gostei do post, vou compartilhar com seu público minhas experiências com um curso que elaborei, se você quer resultados, comprar esse curso vai ser a melhor escolha da sua vida.
    Com esse mini curso vamos criar um conteúdo viral para atingir o maior número de pessoas possível, você verá seu e-book se tornar popular, essa oportunidade para autor(a) ter seu trabalho sendo divulgado pelo mundo todo, vamos espalhar seu e-book pela web com esse curso não vou te encher de promessas vou apenas te mostrar como fazer as coisas corretamente, quero aumentar seus canais de vendas, vou ainda te presentear com cinco e-books grátis onde ensinarei a montar uma loja de livros impressos e e-books que vem com um site totalmente gratuito para você, comece a ganhar destaque no mercado, o segredo que poucas pessoas sabem de como ficar conhecido na internet.
    As aulas não tem mistério está elaborado para que o aluno(a) possa intender e praticar.
    Lições que é ensinado:
    1 Resumo simples de estratégias e experiências
    2 Top sites altos no ranking do Alexa e Google
    3 Apoio total para divulgação de seu e-book
    4 Como montar sua livraria online
    5 Receba dois brindes
    6 Certificado
    Quem se interessar pode acessar o site e assistir o vídeo explicativo obrigado.
    Acesse: http://cursodepublicidade.pagezz.net

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem