10 Livros que mais estimularam o hábito da leitura

Semana passada o Listas Literárias pediu aos leitores do blog que compartilhassem quais livros foram essenciais para estimular seu gosto pela leitura. Em poucos dias foram cerca de 500 livros indicados, e destes selecionei os 10 mais citados para elaborar essa lista com os 10 Livros que mais estimularam o hábito da leitura. Obrigado a todos que participaram, e que a literatura continue com vocês.













12 Comentários

  1. Ah, com certeza, Sherlock e Harry são os personagens essenciais para a minha descoberta do prazer a leitura!

    Gabryelfellipeealgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esperava ver mais obras nacionais na lista, mas o importante é que são bons livros. Também me surpreendeu ver livros recentes como Jogos Vorazes e Guerra dos Tronos.

    ResponderExcluir
  3. Votei em vários, inclusive em O Pequeno Príncipe, que, infelizmente, não entrou na lista.
    Acho que dentre esses 10, o que mais se aproxima da proposta, no meu caso, é Um Estudo em Vermelho, que foi o primeiro livro com temática mais adulta que eu li, porém, antes dele, eu já havia lido inúmeros infanto-juvenis. Turma da Mônica eu tive pouco contato, lia mais as HQs do Mickey, Donald e cia. Jogos Vorazes eu li ano passado, com 17 anos e Guerra dos Tronos está na minha prateleira, só esperando uma oportunidade. Também senti falta de mais livros nacionais na lista.

    ResponderExcluir
  4. Olá Galera;

    De fato o resultado me surpreendeu. Foram muitas sugestões mesmo. Alguns livros aliás, nem conheço.

    Como a lista foi montada estabelecendo o maior número de indicações individuas ela ficou desta forma, mas por exemplo vale destacar que:

    O pessoal que tem sentido a falta de mais livros nacionais, muitos foram indicados, mas sem volume. Um caso a se comentar é que houveram indicações da Coleção Vaga-Lume, e outros livros da série, que se fossem um a colocaria em 2º lugar;

    Monteiro Lobato também teve citações, e algo diferente alguns comentaram a respeito da bíblia como fundamental para suas vidas de leitor;

    Mas algo que já imaginava, e que de fato foi disparado, é a posição de Harry Potter. Além dele, muitos livros de Sherlock Holmes, que se fosse personagem, também estaria nas primeiras colocações da lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maioria dos que votaram foram leitores mais jovens e hoje em dia esses são os livros mais populares mesmo. Se tivessem mais de 25 como eu aí sim veríamos mais livros da Vaga-Lume, Pedro Bandeira e Monteiro Lobato entre outros. Mas como eu disse antes o importante é que são bons livros e hoje temos acesso a uma diversidade muito maior do que antigamente.

      Excluir
  5. Fiquei surpreso com os livros recentes que estão na lista , como Guerra dos Tronos e Jogos Vorazes. No meu caso, quem me estimulou o gosto pela literatura foi Turma da Mônica, que inclusive achei que iria ficar melhor posicionada, porém o primeiros livros que eu li e me apaixonei foram os de Sherlock Holmes.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Os leitores indicaram suas preferências por meio de um formulário.

      Excluir
  7. Votei em vários desses livros e concordo plenamente com Harry Potter na 1ª posição!

    ResponderExcluir
  8. Tiago Vicente, Harry Potter foi muito bom antes dos filmes. A minha imaginação rolava solta, depois não conseguia desprender os atores dos personagens.

    Não consegui votar, infelizmente, estava viajando. Mas com certeza Iria votar em vários aí.

    Fiquei triste pela posição do Hobbit. Achei que ele iria ficar até na frente do LOTR, visto a fácil leitura e seu número de páginas Influencia crianças a lê-lo.

    Sei lá. Acho que turma da mônica deveria ter ficado em primeiro. huahuahuahuahuhua Todo mundo um dia pequeno leu.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem