10 Perguntas Inéditas para Luís Dill


















Dando sequência a seção em que entrevistamos autores que lemos, o Listas Literárias traz uma entrevista com o autor Luís Dill, cujo lançamento mais recente vocês podem conferir a resenha aqui. Natural de Porto Alegre, jornalista e escritor, possui 34 livros publicados além de participações em diversas coletâneas. Leitores interessados podem conferir o site do autor com bastante informação. Nas 10 Perguntas inéditas para Luís Dill, o autor fala de literatura, e também sobre Destino Sombrio. Confiram:

Listas Literárias: 1 - Você é um autor já estabelecido no mercado, com diversas publicações. É possível viver de literatura no Brasil? 
Luís Dill: Sim, embora não seja muito fácil. Eu estou chegando ao 40º livro e aos 25 anos de estrada e ainda não consigo viver só do que escrevo. Claro, falo por mim, mas de um modo geral não é uma tarefa das mais simples.

Listas Literárias: 2 - Fazer literatura fora do eixo Rio-São Paulo é mais complicado? Ou não, a geografia não interfere na carreira de um autor? 
Luís Dill: O importante é a qualidade do texto. Com qualidade, honestidade e trabalho sério, a geografia não é obstáculo.

Listas Literárias: 3 - Você possui algum procedimento estranho, ou diferente na hora de escrever?
Luís Dill: Não. Ocorre que minha atividade como jornalista me toma bastante tempo. Assim não posso me dar a qualquer tipo de luxo, como escrever só no meu ambiente, só em perfeitas condições.

Listas Literárias: 4 - Seu livro recente, Destino Sombrio, a mim pareceu algo em que o leitor pode concluir se tudo que está ali é verdade ou não. Estou certo nesse caminho, ou de fato o passado, presente, e futuro de Gildo são imutáveis? 
Luís Dill: Gosto muito de leitores cúmplices. Costumo dizer que o leitor é o dono do livro, pode e deve interpretá-lo a sua maneira. No caso de "Destino sombrio" acho que Gildo está bem encrencado.

Listas Literárias : 5 - Aliás, você conhece alguém de ideias tão questionáveis como a garota do livro? Luís Dill: Sim, estão por toda a parte. Basta abrirmos os jornais, ligarmos a tevê. Eu mesmo já conversei com gurias (em escolas) com pensamento bem semelhante.

Listas Literárias: 6 - O que você diria para um autor novato não fazer? 
Luís Dill: Não pense que seu texto é perfeito.

Listas Literárias: 7 - O que de mais preocupante acontece nos dias de hoje na literatura? 
Luís Dill: Uma certa tendência de espetaculizar a literatura. Exemplo: feiras de livro que confundem literatura com circo.

Listas Literárias: 8 - Entre o seu primeiro livro publicado e Destino Sombrio, o que mudou?
Luís Dill: Acho que me tornei um escritor melhor. Além disso, a garra e o trabalho se intensificaram.

Listas Literárias: 9 - Amores juvenis como o de Gildo, podem mesmo ser tão viscerais? 
Luís Dill: Sim, assim como o ódio. Basicamente porque estamos falando de seres humanos.

Listas Literárias: 10 - Onde podemos encontrar um bom caramujo sem casa e uma coca beem gelada como a do Gildo's Breakfest? 
Luís Dill: Ao longo das estradas gaúchas. Também serão encontradas, rosquinhas, rapaduras, morcilhas, costela gorda, chimarrão, e muito mais.

2 Comentários

  1. Every weekend i used to pay a visit this web page, because i wish for enjoyment, for
    the reason that this this site conations in fact good funny material too.


    Feel free to visit my homepage: ロレックス偽物

    ResponderExcluir
  2. I think the admin of this web site is actually working hard in support of his web
    page, because here every information is quality based material.


    Also visit my page ロレックススーパーコピー

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem