Header Ads

10 Casas famosas da literatura...

Com o sucesso do post com 10 Casas de Escritores Famosos, resolvi voltar ao tema, mas desta vez selecionando endereços famosos da literatura, reunindo casas e apartamentos que certamente ficaram ou estão nas lembranças dos leitores:

1 - Apartamento na 221 B, da Baker Street: O endereço e quartel general do maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes, é certamente um dos mais conhecidos endereços da ficção, a tal ponto que muitos leitores transformaram o local em ponto turístico, na esperança de encontrar o detetive.

2 - Mansão Styles: Outro detetive famoso foi marcado por um endereço. A mansão Styles surge na primeira  aventura de Hércule Poirot, e ressurge em sua última aventura, em Cai o Pano, já transformada em hotel.

3 - A Casa Mutante: Em Sr. Ardiloso Cortês - Os Sem-Rosto, a casa fantasma manipulada por Excomungado Lodo cria uma cenário de bastante impacto visual como se pudéssemos ver os efeitos especiais acontecendo bem a nossa frente.

4 - Wuthering Heights: A propriedade feia e escura que de certa forma também é uma das protagonistas de O Morro dos Ventos Uivantes;

5 - A Casa Feita de Doces: Qual criança não cairia na mesma armadilha que caíram João e Maria? Uma casa feita de doces e caramelos certamente é o sonho de consumo de toda criança, e é uma pena que as bruxas saibam disso;

6 - Casa da Rua Matacavalos: Talvez um dos mais célebres endereços ficcionais brasileiro, a casa reproduzia fielmente a casa do Engenho Novo. O endereço é do confuso e desconfiado Bento de Albuquerque Santiago, o Dom Casmurro;

7 - Pemberley: Localizada na fictícia cidade de Lambton é a luxuosa propriedade de Fitzwilliam Darcy protagonista do romance Orgulho e Preconceito, de Jane Austen;

8 - Hell House: Uma casa mal-assombrada criada por Richard Matheson onde um físico, sua esposa e duas médiuns vão investigar sobre vida após a morte. No lugar já aconteceu muita blasfêmia e perversão. 

9 - Solar dos Baskervilles: Palco da mais lendária investigação de Sherlock Holmes, a casa há mais de quinhentos anos abriga a família Baskerville, e passa a ser possivelmente assombrada por um cão diabólico. 

10 - Casa da Rua do Arvoredo: Quem não leu ainda, Canibais, de David Coimbra, deveria, pois o suspense mescla fatos e ficção, do estranho açougue na antiga Porto Alegre, em que o casal de açougueiro matava pessoas para fazer linguiça e vender no balcão. Este é certamente um endereço para lhe dar bons sustos. 

2 comentários:

  1. Achei super interessante esse post. Estava procurando sobre isso no google, para poder nomear minha casa no 4square. Não sei se algum desses combina, mas vou continuar procurando.

    ResponderExcluir