7 Grandes heroínas da literatura

Esta semana recebi um e-mail que me chamou bastante a atenção, do leitor do blog Danilo Ferraz, se disponibilizando voluntariamente para colaborar com o Listas Literárias. Ainda estou avaliando a questão de o blog contar com colaboradores fixos, mas além da felicidade de ter essa interação com o leitores, aproveitei então para neste primeiro convidar o Danilo a participar de uma seção meio adormecida, que são as Listas dos Leitores. Olha só que bacana a seleção de heroínas feita pelo Danilo:

1. Morgana: Além de Morgana ser uma personagem clássica tanto da mitologia antiga quanto de livros e citações literárias, é conhecida por sua singularidade - é a personagem mais poderosa já criada.

2. Daenerys Targaryen:  N'As Crônicas de Gelo e Fogo escrita por George R. R. Martin, Daenerys Targaryen se destaca pela sua bravura e apesar de ser conhecida a pouco tempo, a mãe dos dragões luta pela conquista de Westeros se tornando uma grande heroína pela coragem e destemida guerreira que se torna.

3.  Alice:  Também um personagem clássico vindo de Alice no País das Maravilhas, Alice se destaca por sua particularidade e bravura diante a aventura após cair em um mundo alternativo e se deparar com criaturas até então desconhecidas.

4. Katniss Everdeen: Em um mundo pós-apocalíptico onde se torna diversão mandar crianças lutar até a morte para provar o poder central da Capital, Katniss Everdeen se torna vencedora do jogo junto de Peeta Mellark, abordando em Jogos Vorazes de Suzanne Collins a bravura da heroína, e seu sofrimento por viver em situações tão inusitadas.

5. Hermione Granger: Também uma bruxa adorada pelo gosto popular, a amiga de Harry Potter possui uma coragem única única quando parte em uma aventura com seus amigos para lutar contra Voldemort, o lorde das trevas. Mione, heroína indiscutível.

6. Anne Frank: Judia vítima do holocausto que deixou sua marca após morrer no campo de concentração. A garota que se tornou uma heroína com a publicação do seu diário no qual escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus, e é considerado um dos livros mais importantes sobre a Segunda Guerra Mundial até hoje. Otto, seu pai, foi responsável por encontrar o diário escrito por Anne e lutar pela sua publicação.

7. Julia Shumway: Jornalista assídua e questionadora de um governo falho. Na obra de Stephen King - Sob a Redoma, a jornalista tem de enfrentar uma barreira isolando sua cidade de todo o país, a personagem encarregada do desfecho da história Shumway se torna uma incontestável corajosa, enquanto o vereador Rennie avacalha suas decisões.

* Post por Danilo Ferraz | Twitter | Facebook |

3 Comentários

  1. Todas aí estão em lugar de destaque são INCRIVEIS!
    Katniss, Daenerys , Hermione .. Merecem !

    ResponderExcluir
  2. Sim, faltaram as heroínas de Jane Austen, né? Mais do que meras personagens, Austen retratou o pensamento das mulheres de seu tempo.

    ResponderExcluir
  3. Claro que faltou, muitas heroínas por sinal, mas eu fiz um apanhado das que se destacam mais para mim. Desculpe pela imparcialidade.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem