10 Livros que viraram filmes e disputam o Oscar 2013

A literatura tem sempre papel de destaque no cinema com adaptações, as vezes questionáveis, noutras aclamadas, como neste ano em que livros adaptados são os mais fortes concorrentes a ganhar a estatueta. Nesta lista uma seleção com 10 livros que viraram filmes e podem ganhar o Oscar 2013:

1 - As Aventuras de Pi, de Yann Martel: Um livro até então considerado "infilmável" relatando a épica jornada de um jovem rapaz preso em um bote com um tigre após o naufrágio, recebeu 11 indicações ao Oscar. O livro no Brasil é acompanhado de alguma polêmica, mesmo tendo o autor deixado explícito ter inspirado-se em um trabalho de Moacir Scliar. |+ sobre o livro

2 - Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln, de Doris Kearns Goodwin: O grande favorito a levar as principais estatuetas do Oscar, das 12 indicações, é a biografia de um lenda política americana. Não tenho informações sobre a possível publicação do livro no Brasil, mas quem quiser ler a edição americana é possível comprar na Livraria Saraiva.

3 - Os Miseráveis, de Victor Hugo: O clássico dentre suas dezenas de adaptações, pode inclusive surpreender na disputa de melhor filme do ano. Retratando a França do século XIX a obra versa sobre o mais clássico dos sentimentos num enredo com drama e uma grande história de amor.

4 - Juicy And Delicious, de Lucy Alibar: Livro que deu origem filme Indomável Sonhadora, tem uma trama que gira em torno de uma forte história de amor e devoção entre pai e filha e a influência em suas vidas das dificuldades que atravessam. No Oscar esta chamando a pela atriz Quvenzhané Wallis, de apenas 9 anos, que nos testes de filmagens teve de mentir a idade, dizendo ter os 6 anos, ao invés de seus verdadeiros 5 anos.

5 - Argo, de Antônio Mendez e Matt Baglio: O livro que retrata o incidente em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 53 reféns, viu sua adaptação ser uma das mais premiadas no Globo de Ouro, e também disputa o Oscar, lutando inclusive pelo melhor filme do ano.

6 - O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick: Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, o professor Pat ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. A adaptação disputa as principais categorias do Oscar, como melhor roteiro adaptado e melhor filme. No Brasil o livro publicado pela Íntriseca está em pré-venda na Saraiva por R$ 19,90 e deve ser um dos bestsellers do início de ano. 

7 - The Pirates, de Gideon Defoe: A série de livros infantis inspirou  o filme que concorre a melhor animação no Oscar 2013, tendo inclusive o autor como roteirista da adaptação. 

8 - Anna Karenina, de Liev Tolstói: Outra adaptação de clássicos da literatura, dentre as categorias que disputa está a de melhor fotografia.

9 - O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: Um Jornada Inesperada, primeiro filme da trilogia baseada na obra base de Tolkien obteve apenas indicações técnicas, entre elas o de melhores efeitos visuais.

10 - Branca de Neve, Irmãos Grimm: O conto dos irmãos Grimm continua a receber releituras no cinema, e no Oscar 2013 dois filmes diferentes inspirados no conto, Espelho, Espelho Meu, e Branca de Neve e o Caçador disputam estatuetas em categorias técnicas; 

7 Comentários

  1. olá minha pergunta é sobre os dois livros fúria lupina brasil e fúria lupina que você comento sobre eles no blg. minha pergunta é a seguinte exemplo de livros que curti enigma de londrés li por ter gostado da sua resenha i é um livro bom leio livros desse tipo de fantasia um tanto mais urbana. você acha que eu iria gostar de fúria lupina? (aproposito nunca li livro nacional então seria meu primeiro e desculpa perguntar isso aqui é que acho que deve ser mais fácil obter resposta)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João. Obrigado pelo contato e pela confiança no blog. Sempre reforço que a questão do gosto é sempre muito particular, por isso há sempre a possibilidade de divergência. Sobre Fúria Lupina, posso dizer-lhe que ambos os livros são bem estruturados e muito bem editados, e é possível que goste sim. Levando em consideração com Enigmas de Londres, Fúria Lupina, porém é um livro mais forte e pungente, com uma escrita densa, mais adulto, enquanto Enigmas mantém a levez de um juvenil! Espero que possa ter lhe ajudado. Grande abraço.

      Excluir
  2. Adorei o filme ARGO acho que ele está super indicado de ganhar esse ano (:

    ResponderExcluir
  3. assisti as aventuras de pi.mt emocionante o filme,recomendo.mas ainda quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Parque dos dinossauros kd?

    ResponderExcluir
  5. O Hobbit e o lado bom da vida são filmes ÓTIMOS ! Merecem disputar o Oscar :]

    ResponderExcluir
  6. Douglas
    Em primeiro lugar parabéns pelo Blog sobre livros, pois como bibliotecária( Assoc.Atletica Banco do Brasil) fico feliz quando vejo o carinho dos blogueiros pela leitura.Eu também indicaria como leitura contos de Machado de Assis(A cartomante), Lygia Fagundes Telles (Biruta, As cerejas) e Carpinejar. Temos também autores jovens e maravilhosos que nos dão muita alegria como Eduardo Spoh e A Batalha do Apocalipse.
    Breve mando novas dicas. Jeanete Pontes

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem