10 Grandes burros da literatura

Geralmente a palavra burro está associada a falta de inteligência. O que nem sempre é o caso, como esta seleção com 10 grandes burros da literatura.

1 - Confuso: Enganado pelo macaco Manhoso, o burro acaba causando uma enorme confusão em A últimas Batalha de As Crônicas de Nárnia, numa demonstração de como muitas vezes podemos ser levados a fazer coisas que não deviam ser feitas. 

2 - Benjamin: Em a Revolução dos Bichos é tão inteligente, senão mais, que os porcos. É também o animal mais velho do romance. Na obra cheia de interpretações, há muitas teorias sobre o que representa o personagem.

3 - Bisonho: Personagem de A. A. Milne, na série de livros Winnie-the-Pooh, é um burro caracterizado como pessimista, triste e deprimido. 

4 - O Asno de Ouro: Neste conto clássico da obra Metamorfoses de Apuleio, onde o protagonista curioso por magia, ao tentar transformar-se em pássaro, acaba acidentalmente como um burro. O acontecimento leva-o a uma viagem longa e metafórica.

5 - Burro Falante: Personagem criado por Monteiro Lobato, ele aproveita a imagem contraditória do animal, e com este personagem apresenta um conselheiro sábio. Foi salvo pelas crianças das garras de um tigre no País das Fábulas.

6 - Romeu: Garoto amigo de Pinóquio, assim como o boneco de madeira, acaba se transformando em burro, e a partir deste fato é colocado em serviços agrícolas bem pesados.

7 - Platero: Personagem criado pelo escritor espanhol, Jaun Ramón Jiménez, e caracterizado como um burro pequeno, com pelos tão macios que até poderiam ser confundidos com algodão. É uma das obras mais populares do país. 

8 - Burro Sábio: Este personagem de L. Frank Baum carrega uma importante mensagem, de que podemos não nascer sabendo tudo, como um burro que começa como simples burro, mas depois de ler muitos livros acaba se tornando sábio.

9 - Príncipe Rabadash: O herdeiro do trono da Calormânia em O Cavalo e Seu Menino, acaba sendo transformado em um burro depois de ser castigado por Aslam. 

10 - O Burro: Em uma fábula de Monteiro Lobato, a participação do burro, embora curta, acaba servindo de grande lição a um cavalo egoísta, que no final acabou se dando bem mal.

6 Comentários

  1. LOL'
    Só conheço o burro falante e o Benjamin D:
    Preciso ler mais !

    ResponderExcluir
  2. Que vergonha, só conhecia o Burro Falante... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, estou totalmente por fora da literatura infantil. Preciso corrigir isso.

    ResponderExcluir
  4. Burrinho Pedrês, alguém?

    ResponderExcluir
  5. Maristela G Rezende, A Revolução dos Bichos não é literatura infantil. rs

    Eu só conheço Benjamin, Bisonho, Burro Falante e o Romeu

    ResponderExcluir
  6. Esqueceram do BURRINHO PEDRÊS (SAGARANA) de Guimarães Rosa e o burrinho de Mário Palmério em CHAPADÃO DO BUGRE. Belas e emotivas descrições feitas por estes dois grandes Mestres.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem