10 Grandes Advogados da literatura

Eles podem estar a favor da lei, ou simplesmente tentando dobrá-las a suas teses jurídicas. Uma profissão em que a cada dia se é possível conhecer casos diferentes e inéditos certamente renderia bons personagens e tramas agitadas. Os advogados estão presentes na literatura, e nesta lista selecionamos 10 destaques:

1 - Mitch McDeere: Seduzido pela possibilidade de conseguir mais dinheiro, o advogado acaba indo trabalhar em uma empresa o que quase lhe custa a vida, mas que acaba fazendo que com acabe surpreendendo até mesmo seus empregadores. O advogado estreou em A Firma, de John Grisham, colaborando para o sucesso do autor, e o colocando entre os principais bestsellers do mundo. O personagem foi parar no cinema, interpretado por Tom Cruise.

2 - Tom Hagen: Esse é o advogado certo para quem possui problemas não exatamente... legais. O problema é que ele já têm serviço demais por causa da demanda de O Poderoso Chefão.

3 - Mandrake: O advogado criminalista criado por Rubem Fonseca é um dos personagens brasileiros que merece destaque com seu tipão desencantado e duro.

4 - Dr. Gonzo: Eis um advogado nada convencional, o qual certamente você agradaria pagando seus honorários com litros de tequila, mescalina, cocaína, ou qualquer outra substância proibida. Esse é o parceiro de viagem de Raoul Duke em sua viagem de Medo e Delírio em Las Vegas.

5 - Mickey Haller: O curioso Advogado de Porta de Cadeia, criado por Michael Connelly está presente em 04 de seus livros, tendo como seu escritório o banco traseiro de um sedã Lincoln. O advogado ganhou vida nos cinemas sendo interpretado por Matthew McConaughey.

6 - Herr Huld: Advogado em O Julgamento, de Franz Kafka, é visto por Joseph K. como pomposo, e verboso. E também inútil.

7 -Sandy Stern: Mesmo em O Inocente, de Scott Turow, Rusty Sabich ser o protagonista, é o advogado que deixa claro ser o seu ideal defensor caso tenha feito algo de errado, roubando a cena no romance.

8 - Arthur Kipps: O jovem advogado é chamado para acompanhar um funeral, e acaba parando numa remota região da Inglaterra onde tem de lidar com misteriosos segredos, e A Mulher de Preto.O advogado foi vivenciado nos cinemas por Daniel Radcliff.

9 - Sydney Carton: Um brilhante, mas porém sem sorte, advogado em Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens.

10 - Atticus Finch: Um dos melhores advogados para ter ao seu lado. Está presente nas principais listas de melhores personagens da ficção, e no cinema, vivido por Gregory Peck, rendeu um Oscar ao ator. 
10 Grandes Advogados da literatura 10 Grandes Advogados da literatura Reviewed by Douglas Eralldo on terça-feira, dezembro 18, 2012 Rating: 5

6 comentários

  1. Está certo que são apenas 10, mas Kevin Lomax, de "The Devil's Advocate" merecia estar aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti falta do Kevin Lomax!

      Excluir
  2. Gostei muito do Sandy Stern, e também da Hester Crimstein, que não está nessa lista.

    ResponderExcluir
  3. Adoooro John Grisham e mt legal citar o Poderoso Chefão (:

    ResponderExcluir
  4. o 5º é uma historia real, que bando de burro, pqp!

    ResponderExcluir
  5. Faltou Perry Mason, que estrelou mais de 80 livros.

    ResponderExcluir