10 Prováveis coisas que talvez você não saiba sobre Tarzan

Um dos mais icônicos e conhecidos personagens da literatura chegou ao seu ano centenário, uma data que sem dúvida alguma deve ser comemorada com seu grito característico. Tarzan, criado por Edgar Rice Burroughs completou em outubro de 2012 seu centenário de criação. Nesta lista  10 prováveis coisas que talvez as pessoas não conheçam sobre Tarzan.

1 - O personagem apareceu pela primeira vez com o romance Tarzan Of The Apes, publicado numa revista pulp em 1912, e ganhando a primeira publicação em livro em 1914.

2 - Diferentemente da imagem vendida em filmes, Tarzan dos livros de Burroughs era seletivo em seu grupo de amizade com animais, incluindo ai elefantes e macacos, mas quando se tratava de leões e leopardos o pau comia na floresta;

3 - Nos filmes geralmente Tarzan era de poucas palavras, já o Tarzan da literatura aprendeu a ler sozinho com os livros infantis que tinham na cabana, o  que lhe ajudou a falar diferentes línguas como francês, inglês, alemão, e holandês.

4 - Tarzan fez tanto sucesso que acabou inspirando obras semelhantes como sua versão finlandesa Tarsa karhumies, é cópias descaradas como Ka-Zar.

5 - Certamente se perguntar-lhe onde Tarzan morava, o mais provável que a maioria dos leitores fosse traído pela imagem dos filmes, e diriam numa árvore. Na verdade ele morava na cabana dos pais, e mais tarde numa casa de fazenda, uma das posses do Senhor Greystoke.

6 - No Brasil, um dos tradutores dos livros de Tarzan publicados por aqui foi Monteiro Lobato. Outro escritor famoso a traduzir Tarzan foi o poeta Manuel Bandeira.

7 - Na produção da MGM Tarzan e Jane, por causa dos censores, o casal acaba adotando o filho, ao contrário da literatura, em que Jack Clayton era filho biológico do casal.

8 - É praticamente consenso que Johnny Weissmuller foi o melhor Tarzan dos cinemas, e seu personagem era quase franciscano, chegado mais a frutas frescas do que dinheiro. No Entanto Tarzan era muito rico, e conhecia bem o poder do dinheiro, e sempre que preciso aproveitava-se do tesouro de Opar para encher os bolsos.

9 - "Zantar" e "Zan Tublat" foram um dos nomes cogitados por Burroughs para seu personagem.

10 - O icônico grito de vitória de Tarzan tem sua natureza precisa definida por Burroughs como aterrorizantemente desumano. No cinema o grito geralmente  foi suavizado por sonoplastas. 
10 Prováveis coisas que talvez você não saiba sobre Tarzan 10 Prováveis coisas que talvez você não saiba sobre Tarzan Reviewed by Douglas Eralldo on quarta-feira, novembro 21, 2012 Rating: 5

4 comentários

  1. Muito legal, o Tarzan é realmente é um ícone dos heróis. Mas por favor, corrija a data do lançamento da primeira revista.

    ResponderExcluir
  2. O Tarzan tem algo a ver com o Mogli?

    ResponderExcluir
  3. Imagino que não haja relação com Mogli

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei se tem relação, mas também sempre achei que o Tarzan fosse cópia de Mogli.

    ResponderExcluir