10 Grandes Escritores que foram parar na cadeia

Algumas das mentes mais brilhantes da literatura acabaram tendo problemas com a lei ou com a política, e por isso fazem parte desta lista com uma seleção com 10 grandes escritores que foram parar no xilindró.

1 -  Marquês de Sade: Talvez dentre os escritores é o que mais conheceu e mais vezes a prisão. Escritor libertino vem de seu sobrenome o termo sadismo. Boa parte de sua literatura foi escrita dentro da prisão da Bastilha onde foi encarcerado diversas vezes, inclusive por Napoleão Bonaparte.

2 - Cervantes: Um dos maiores escritores da literatura mundial passou por problemas depois de serem encontradas discrepâncias em suas contas, o que lhe rendeu a cadeia em Sevilla.

3 - Aleksandr Solzhenitsyn: Em fevereiro de 1945, enquanto servia na Prússia Oriental, ele foi preso por escrever um comentário depreciativo em uma carta a um amigo, ND Utkevich, sobre a condução da guerra por Josef Stalin. Em 1970 foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura.

4 - Oscar Wilde: Escritor reconhecido por seu trabalho brilhante foi condenado a 2 anos por "atentado violento ao pudor" praticado com outros homens.

5 - Jorge Amado: Um dos escritores brasileiros mais traduzidos pelo mundo, diz-se também que foi um dos mais espionados por causa de sua ligação com o comunismo. Esteve preso entre os anos de 1936 e 1937 por se opor ao "Estado Novo".

6 -William Burroughs: Chegou a ficar 13 dias na prisão no México pela morte de sua esposa num disparo durante um jogo de "Guilherme Tell" em que estavam todos bêbados. Seu irmão subornou alguns advogados e funcionários conseguindo sua libertação no Novo México, onde a família tinha uma casa em que ocorreu o fato.

7 - Ken Kesey: Considerado por alguns um elo entre a geração beat e os hippies foi preso por posse de maconha em 1965. Em uma tentativa de enganar a polícia, ele chegou a simular seu próprio suicídio.

8 - Camilo Castelo Branco: Um dos principais escritores portugueses casou-se muito cedo aos 16 anos, e foi preso por adultério por envolver-se com uma prima de suas esposa. 

9 - O. Henry: Escritor americano que criou o termo "República de Bananas" para ditaduras tropicais na América Latina foi preso por causa de problemas com a receita federal sendo condenado a 5 anos de prisão por desvio de fundos.  

10 - Graciliano Ramos: Outro escritor brasileiro a ser detido por causa da ligação com o partido comunista. Detido foi enviado ao Rio de Janeiro no porão de um navio, onde foi encarcerado. Da prisão nasceu o livro Memórias do Cárcere, onde relatou os acontecimentos da sua vida e dos presos pelo "Estado Novo." 

10 Grandes Escritores que foram parar na cadeia 10 Grandes Escritores que foram parar na cadeia Reviewed by Douglas Eralldo on domingo, novembro 18, 2012 Rating: 5

3 comentários

  1. São escritores que fazem da própria dor, inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Literatura é o espirito imortal...

    ResponderExcluir
  3. Como é que Dostoiévski, que chegou a ir ao paredão para cumprir sua pena de morte por fuzilamento, que escreveu um livro inspirado em sua experiência preso na Sibéria, não está nessa lista?!

    ResponderExcluir