10 Principais computadores da literatura

Computadores estão cada dia mais presentes no nosso dia a dia. E isto é um fato que há tempos escritores já abordavam na literatura, criando uma grande quantidade de mecanismos antevendo o futuro. Nesta lisa, 10 dos principais computadores da literatura.

1 - Hal 9000: Certamente o computador de 2001: Uma Odisseia no Espaço é um dos mais famosos computadores da literatura. Sem uma forma física distinta sua imagem é a de uma câmera vermelha espalhada pela nave. Programado com inteligência artificial, é considerado um dos principais vilões da literatura.

2 - "O Motor": Um tipo de gerador de informações mecânicas apresentado por Jonathan Swift's em As Viagens de Gulliver, sendo por isso considerado como a primeira descrição fictícia de algo assemelhado a computadores.

3 - Neuromancer: Computador notável criado por William Gibson capaz de copiar mentes e executá-las como RAM. O livro até hoje é uma dos clássicos da Ficção Científica, tendo ganho a tríplice coroa das premiações do gênero, recebendo o Hugo, o Nébula e o Philip K. Dick Award.

4 - Loki 7281: Computador pessoal em conto homônimo de Roger Zelasny em 1984 que tenta dominar o mundo.

5 - Mark V: Computador criado por Arthur C. Clarke usado por monges em um mosteiro tibetano para codificar todos os nomes possíveis de Deus, o que resultou no fim do universo.

6 - As Máquinas: Supercomputadores positrônicos no conto O Conflito Inevitável de Isaac Asimov que gerenciam o mundo.

7 - The Berserkers: Vasta rede de máquinas autônomas que são programados para destruir toda a vida, como os encontrados nas histórias de Space Ópera do autor Fred Saberhagen.

8 - Pensador Profundo: O supercomputador de O Guia do Mochileiro das Galáxias com capacidade para responder "a questão fundamental da vida, o universo, e tudo mais", e que gera toda a confusão na série.

9 - Ghostwheel: Um computador com esotéricos requisitos ambientais, que visam a aplicação de processamento de dados técnicas para realidades alternativas chamado "Shadows".

10 - Hex: Computador da série Discworld é um dispositivo mágico e está instalado no porão da Universidade Invisível. 

1 Comentários

  1. Lembro de quase todos eles mas faltou um, VIKI de "Eu Robô", com Will Smith, baseado no livro Assac Asimov.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem