10 Principais fatores que me levam a decidir a compra de um livro

Dentre todas as listas do blog,a mais subjetiva será esta, pois estes são fatores muito pessoais e cada leitor tem sua lista de prioridades na hora de definir a compra de um livro. Os 10 itens a seguir são a minha linha do tempo na hora de escolher.

1 - Preço: Pode parecer estranho, mas para quem tem bocas a alimentar e um orçamento escasso esse é um fator bem definitivo. E este é o caso deste blogueiro, e por isso em meio aos meus tantos desejos de leitura sempre acabo levando o preço em conta. Como minha lista de leitura é enorme sempre consigo encontrar promoções como as do Submarino livros que pretendo ler com preços em conta. Além disso outra dica é aproveitar os balaios de saldão em Feiras do Livro, onde sempre é possível encontrar excelentes títulos por preço de ocasião.

2 -Sinopse: Sou fã das sinopses de livros. Uma sinopse bem desenvolvida influencia muito minha escolha de leitura. Através da sinopse (raras exceções) é possível o leitor ter uma noção do estilo e do enredo do livro.

3 - Enredo/argumento: Fundamental para estimular o interesse. Um livro de bom argumento sempre ganhará posições na hora da compra;

4 - O autor: Sei que pode não ser o ideal, mas num mercado com tantas opções preciso criar prioridades para utilizar meu orçamento. E aí quase sempre o histórico do autor tem um grande peso neste ou naquele livro que irei comprar. E ganham ainda mais vantagens aqueles autores cujo trabalho aprecio bastante, como Julio Verne, Conan Doyle, entre outros...

5 - O gênero: Como todo leitor possuo minhas preferências, e por isso na hora de decidir a compra de um livro é bem provável que no carrinho de compras esteja algo da literatura policial, de suspense, aventura e ou fantasia. Clássicos também tem certa prioridade. 

6 - 1º Parágrafo: Sempre é bom ler uma amostra do texto, e o bom livro já se conhece no primeiro parágrafo. Nele você tem condições e indícios suficientes para saberá qualidade do livro;

7 - A Capa: No meu caso ela é fundamental apenas naquela compra ocasional, quando uma capa atrativa me leva a ler a sinopse, e aí por diante...

8 - Editora: Outro fator que posso e não devo servir de exemplo, mas geralmente quando vou investir meus recursos observo mesmo que não prioritariamente é aquisição de livros de editoras tradicionais;

9 - Crítica: A opinião coletiva tem um peso, mesmo que menor na hora de decidir por um ou outro livro;

10 - Indicação: Talvez se algum conhecido me fale tanto de um livro, pode gerar curiosidade e compra;

4 Comentários

  1. Pra mim outro fator decisivo costuma ser o título, assim como a capa é algo que atrai logo. É só tomar cuidado com os títulos que prometem demais, tipo "As melhores histórias de fulano" ou algo assim. Ler o 1º parágrafo também é uma boa, muitas editoras disponibilizam trechos de livros em seus sites. Claro que preço também é importante, por isso costumo comprar no Submarino, Lojas Americanas ou da Estante Virtual, que têm ótimos preços.

    ResponderExcluir
  2. Verdade. O preço é o mais importante... se está caro e quero muito ler, troco, empresto, fuço, acho. Preço é relevantíssimo para COMPRAR o livro, mas não para ler! Para mim, não me interessam tanto capa, editora ou primeiro parágrafo, isso é importante em caso de livros infantis (a maioria dos que compro pro meu filho, 2,5 anos, consigo ler inteiros no tempo em que leria um parágrafo de um livro adulto). Então acho que minha listinha é:

    1. Preço
    2. Gênero
    3. Autor
    4. Argumento
    5. Sinopse
    6. Indicações
    7. Críticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, quando o livro é para meu filho, muda tudo:

      1. História (por enquanto dá pra ler inteiro, ufa!)
      2. Ilustrações
      3. Autor
      4. Preço (não me importo em pagar mais por livros que tenham ótimos 1, 2 ou 3 - no caso de livros para o filho, fique claro)
      5. Indicações
      6. Críticas
      7. Editora

      Excluir
  3. Inspirada num post do Listas Literárias, sobre como o Douglas Eraldo escolhe os livros que ele compra, vou contar como eu escolho um livro para o Tomás:

    http://quitandinha.blogspot.com.br/2012/07/7-coisas-que-me-fazem-escolher-um-livro.html

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem