10 Escritores que publicaram o primeiro livro depois dos 90 anos

Quem disse que se é tarde para alguma coisa? Um dos exemplos brasileiros na literatura é o de Cora Coralina, que embora escrevesse desde jovem, foi publicar seu primeiro livro com mais de 76 anos. Neste post selecionamos 10 escritores que vieram a publicar seu primeiro livro depois dos 90, confira:


1 - Harry Bernstein: O autor norte-americano publicou seu primeiro livro, The Invisible Wall: A Love Story That Broke Barriers, aos 96 anos, em 2007. O livro é uma memória de sua infância na Inglaterra, onde ele viveu em uma rua dividida entre judeus e cristãos e testemunhou o romance proibido de sua irmã com um rapaz cristão. Ele escreveu mais três livros antes de morrer aos 101 anos, em 2011.

2 - Ida Pollock: A autora britânica publicou seu primeiro livro, The Gentle Flame, aos 90 anos, em 1994. O livro é um romance histórico ambientado na França do século XVIII. Ela continuou escrevendo até os 105 anos, tendo publicado mais de 120 livros sob vários pseudônimos. Ela morreu aos 105 anos, em 2013.

3 - James Henry: O autor irlandês publicou seu primeiro livro, Pea Boy and Other Stories from Iran, aos 91 anos, em 2008. O livro é uma coleção de contos baseados em suas experiências como diplomata no Irã nos anos 1950 e 1960. Ele escreveu mais dois livros antes de morrer aos 95 anos, em 2012.

4 - Bertha Wood: A autora britânica publicou seu primeiro livro, Fresh Air and Fun: The Story of a Blackpool Holiday Camp, aos 100 anos, em 2005. O livro é uma memória de sua vida como dona de um acampamento de férias na cidade de Blackpool, na Inglaterra, onde ela conheceu seu marido e criou seus filhos. Ela morreu aos 100 anos, em 2005.

5 - Lorna Page: A autora britânica publicou seu primeiro livro, A Dangerous Weakness, aos 93 anos, em 2006. O livro é um thriller romântico sobre uma mulher que se envolve com um espião durante a Segunda Guerra Mundial. Ela usou o dinheiro da venda do livro para comprar uma casa e abrigar seus amigos idosos que não tinham onde morar. Ela escreveu mais dois livros antes de morrer aos 102 anos, em 2019.

6 - Millie Garfield: A autora norte-americana publicou seu primeiro livro, How to Talk to Old People: A Guide for Younger Generations, aos 94 anos, em 2018. O livro é um guia humorístico e prático para melhorar a comunicação entre as diferentes gerações. Ela também é uma das blogueiras mais velhas do mundo, tendo iniciado seu blog My Mom’s Blog aos 79 anos, em 2003.

7 - Nola Ochs: A autora norte-americana publicou seu primeiro livro, Nola Remembers: Memoirs of a Life Well-Lived, aos 95 anos, em 2011. O livro é uma memória de sua vida como fazendeira, professora e estudante no Kansas, onde ela se formou na universidade aos 95 anos, entrando para o Guinness Book como a pessoa mais velha a obter um diploma universitário.

8 - Peter Mark Roget: O autor britânico publicou seu primeiro livro, Roget’s Thesaurus of English Words and Phrases, aos 90 anos, em 1852. O livro é uma obra de referência que lista palavras e expressões da língua inglesa agrupadas por significado e ordem alfabética. Ele começou a trabalhar no projeto aos 69 anos, após se aposentar da medicina. Ele morreu aos 90 anos, em 1869.

9 - Ruth Hamilton: A autora britânica publicou seu primeiro livro, The Corner House Girls: Growing Up in Liverpool in the Thirties and Forties, aos 90 anos, em 2017. O livro é uma memória de sua infância e juventude em Liverpool, onde ela viveu os horrores da Segunda Guerra Mundial e as mudanças sociais do pós-guerra. Ela morreu aos 91 anos, em 2018.

10 - Tao Porchon-Lynch: A autora norte-americana publicou seu primeiro livro, Dancing Light: The Spiritual Side of Being Through the Eyes of a Modern Yoga Master, aos 97 anos, em 2015. O livro é uma memória de sua vida como modelo, atriz, dançarina e professora de yoga, tendo viajado pelo mundo e conhecido personalidades como Mahatma Gandhi, Marilyn Monroe e Dalai Lama. Ela morreu aos 101 anos, em 2020.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem