10 Bons motivos para conhecer Breve história da Arte Popular, de Roberto Salgado de Carvalho

No post de hoje apresentamos 10 bons motivos para conhecer a obra Breve história da Arte Popular - A cultura subterrânea do Rio de Janeiro, de Roberto Salgado de Carvalho publicado pelo Clube de Autores. Confira:

1 - Quem não curte uma arte popular, não é mesmo? Do mesmo modo, quem no Brasil não conhece alguma manifestação das artes populares ou mesmo é participante ativo dessa construção histórica? Numa nação tão marcada pela arte popular, o livro de Roberto Salgado de Carvalho tem como proposta discutir essa arte, essa arte subterrânea na cultura carioca;

2 -É a partir do “olhar de dentro” – e do ponto de vista dos excluídos – que tem residido a potência da arte popular no Brasil, não entendida apenas como folclore, mas como produção artística de pessoas com pouca ou nenhuma formação acadêmica, e é a partir desse olhar que o autor pretende realizar seu trabalho...

3 - (...) Pois salta aos olhos a grande capacidade da periferia para assimilar influências e transformá-las em uma forma de arte original. Exemplo disso é o Carnaval, que combina artes visuais, música e dança em uma festa popular impregnada de superação e resistência...

4 - Segundo o autor, é disso que trata o presente livro, não por acaso publicação de um artista plástico com reconhecimento internacional que nos chama a atenção para esse olhar dos excluídos que, paradoxalmente, é também privilegiado por estar visceralmente ligado e refletir a realidade das massas populares, que difere das classes média e alta ao não cultivar a importação como regra dominante;

5 - Sobre o autor, Roberto Salgado de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro em 1959. Formou-se em professor de Educação Artística e lecionou em comunidades, em Santa Cruz e no Andaraí. Radicou-se desde 1987 nos EUA, trabalhando como professor de Educação Artística, primeiro na capital e, atualmente, no estado de Maryland. Publicou em inglês dois livros sobre arte brasileira: “Brazilian Rock Paintings and Shamanism” (2009) e “The Mysterious Stone” (2014);

6 - Roberto é pintor e participou de exposições nos EUA, Canadá e Europa. Algumas de suas obras fazem parte dos acervos das seguintes instituições: Museu do Folclore Edison Carneiro (RJ), Museu Internacional de Arte Naif (RJ), Museu Municipal da Estância de Socorro (SP), Musée International D’Art Naif (Canadá), Mas Foundation (França), Museo Nazionale Delle Arti Naives (Itália) e Gallery Pro Arte Kasper (Suíça);

7 - Retomando o livro, seu foco está na cultura subterrânea do Rio, cidade que mais recebeu negros escravizados na Humanidade, o autor encontra na poesia de Noel Rosa, repleta de imagens do cotidiano da então Capital da República, e no artista múltiplo Heitor dos Prazeres – pintor, compositor e instrumentista – as referências ideais para dar dimensão do poder estético e da originalidade da arte urbana brasileira...

8 - (...) essa arte que é em geral produzida pela população das periferias, excluída dos padrões colonizados e forçada a viver em comunidades sem acesso às condições básicas. Essa população procurou reafirmar sua dignidade humana por meio de sua cultura;

9 - Ah, e um detalhe também muito legal. A publicação está sendo comercializada por meio do site Clube de Autores e isso por um preço bem bacana e acessível, mas bem bacana e acessível mesmo. Confere lá!

10 - Enfim, se você tem curiosidade pela arte, especialmente pela arte popular este livro te convida a mergulhar um pouco na arte carioca e sua alma festiva e subterrânea da cultura. Uma cultura que fala muito sobre quem somos, o que somos, de modo que as expressões artísticas contam também sobre nós. 



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