10 Autores de "sucesso" pra te convencer a abandonar a carreira de escritor

Hoje nós estamos "do mal" e vamos jogar um balde de água fria em você, candidato a escritor, aí todo engajado manjando dos "paranauê" das técnicas literárias e cheio de intenções de produzir algo novo e impactante; nós selecionamos 10 autores de livro que fazem ou fizeram sucesso que vão te fazer querer abandonar a carreira de escritor:

1 - Kéfera Bucchmann:  A moça com certeza já conseguiu seus "muito mais que cinco minutos" de fama, mas convenhamos, essa onda de transformar canais de vídeo em livro é um verdadeiro acinte para com quem pretende fazer de fato, literatura, especialmente quando vemos tudo o que se vende;

2 - E. L. James: Esta mereceria passar pelas chamas do subsolo no mínimo umas duas vezes, primeiro por ter criado esse subgênero que nasce de uma cópia, e segundo, por ter influenciado algumas centenas de pessoas que quiseram beber nesse mesmo pote de ouro e infestam livros e amazon com mais do mesmo;

3 - Christian Figueiredo: Quem tem de ficar louco são os escritores de verdade que veem esse rapaz (que não entramos no mérito de sua capacidade de comunicação) fazer um estrondoso sucesso, quase um Beatles dos livros, tamanho ardor dos fãs. No entanto, não há nada com a mínima qualidade em seus escritos que reproduzem uma "verdade" bem suspeita;

4 - Paulo Coelho: Um dos grandes mistérios sobre o autor é justamente descobrir por que em alguns lugares do mundo o cara é respeitado quase como um deus da literatura. O Alquimista, sua principal obra é bem mal escrita e uma história, convenhamos, bem fraquinha. Além disso, cada vez fica mais claro que o cara é muito mais malandro do que escritor pois se um tema entra na moda, lá vai o mago aproveitar o filão. Haja versatilidade;

5 - Rick Riordan: Você pega um sucesso como Harry Potter, adapta a mesma estrutura para um filosofia qualquer, e pronto, sucesso garantido, ao menos em vendas. Mas isso é escrever?

6 - Zibia Gasparetto: Vender livros é fácil, diz que foi um espírito qualquer que te ditou a trama mesclada de romance e autoajuda que pronto, sucesso! E aí? Ainda pensando em ser escritor?

7 - Edir Macedo: Bem. Me faltaram palavras!

8 - Marcelo Rossi: Continuo sem palavras. A concorrência é desleal para com você, caro candidato a escritor;

9 - Rezende Evil:  Enquanto joga uma partidinha e outra de Minecraft, que tal escrever um livro, uhull! Para que estudar literatura?

10 - Stephenie Meyer: Vampiros brilhantes, amor impossível! Acabou, para que tentar escrever algo novo e relevante? 

E você, conhece outros para essa lista? Amplie aí nos comentários.

9 Comentários

  1. Não curto a maioria, mas vc impor seu gosto como bom e do resto das pessoas é uma bosta ta bem errado não acha???
    E é o mercado, conheço gente q le Jane Austen e Kéfera, não vejo problemas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa lista! Fiquei com mais vontade ainda de ser escritora. Isso porque constatei que não sou a única a ter tais opiniões sobre tais escrevinhadores. Obrigada, Douglas! =)

    ResponderExcluir
  3. só uma dica: revise o texto. tem alguns typos e uma frase sem nexo.

    ResponderExcluir
  4. Meu prezado,

    Concordo com voce. Paulo Coelho, pra mim, escreve mal, jamais terá o nivel de um José Saramago, de um Graciliano Ramos, de um Érico Veríssimo, etc. (Como um cara desses é Best Seller?)

    Outra coisa: esses youtubers só podem ser frutos de publicidade. São muito ruins, sem talento. Dá nojo. Só retardados os seguem. Fiz até um video de tanto "amor" q sinto por eles, veja ->

    https://www.youtube.com/watch?v=e_59IBFYhJc


    Adorei seu post, falamos a mesma lingua (apesar de eu ser bem mais desbocado) quero te seguir no twitter qual sua conta. Me segue:

    @zeh000

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente essa falta de qualidade acontece em todas as artes:cinema,música,etc...

    ResponderExcluir
  6. Realmente, só escrito fraco, mas só posso julgar os que eu li! Que são: Rick Riordan, Paulo Coelho e Edir Macedo.... Resumidamente: São todos horríveis.

    Quanto ao resto quero passar longe dos livros dos mesmos! A modinha agora é youtuber escrever livro....

    ResponderExcluir
  7. Meu filho de 08 anos é fã do Resende, ganhou o livro de natal e está lendo. Acho muito válido ele se interessar por conta própriA em ler algo. Já li livro da Zibia Gasparetto, não é meu tipo de leitura, mas das escritoras de romances espíritas ela é a preferida da minha mãe. E acho a saga dos vampiros (nos livros) a coisa mais fofinha!
    Ou seja, é perigoso julgar e dizer o que presta ou não apenas pelo gosto pessoal. Eu não suporto Shakespeare, tenho o direito então de dizer que ele não presta? Para cada panela há uma tampa, já dizia o "velho deitado"!

    ResponderExcluir
  8. Eu já escrevi quatro livros e os incluiria nessa lista.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem