7 Coisas que Aspirantes a escritor fazem, e tiram blogueiros do sério...

Hoje aproveito para fazer essa lista um tanto baseada na experiência de 4 anos de blog falando sobre essa estranha relação entre autores e blogueiros, especialmente sobre novos autores, e algumas atitudes que deveriam ser evitadas:

1 - Seu blog tem que me divulgar: Uma das coisas que mais acontece com blogueiros é o contato de autores que te procuram para divulgar seus trabalhos. Até aí tudo bem. Ok. Aqui mesmo no Listas divulgamos e-mail para o pessoal fazer contato ou enviar releases. No entanto há autores que ao te enviar a informação pensam que é sua obrigação para com a literatura nacional divulgar seu trabalho. Esse é um tipo de atitude que só atrapalha.

2 - Pra que mandar e-mail, vou comentar: Uma atitude muito mais comum do que se poderia pensar, só que aqui vale a mesma regra para blogueiros que sempre souberam que é feio comentar em blog alheio só pra divulgar seu site. Tem autores que não se acanham, quando vejo lá está um comentário com sinopse, conclusões e links de venda de seus livros;

3 - E o mesmo vale nas redes sociais: No Listas acontece a mesma coisa no Facebook, não raro algum novo autor vai no mural para divulgar seu livro. Tudo bem, eu entendo a necessidade de divulgar seu trabalho, mas acho que é sempre melhor fazê-lo pelos canais abertos pelo próprio blog;

4 - Você avalia meu original?: Sei que talvez muitos blogueiros devem receber este tipo de pergunta, o que não nos deixa de ser uma honra. Mas a verdade é que este é um serviço, mesmo não sabendo como a maioria lida com isso imagino que cobrem pelo trabalho. Eu sinceramente não me importo com a pergunta, ela mostra a importância do blog, só me chateio mesmo é quando depois de passar minhas condições, poucos retornam o contato;

5 - Cara você não sabe de nada: E quando você posta a avaliação de um livro, e o autor não recebe muito bem. Isso acontece, e muitas vezes nestas relação blogueiros/autores. Acontece que mesmo que o escritor se considere no novo Tolkien, Dan Brown ou outra fera qualquer, é do jogo o blogueiro não gostar de seu trabalho, e nem por isso é necessário pentelhar o cara por causa da sua opinião sobre seu livro. E isso é outra coisa constante na relação. Aprender a lidar com as críticas (elogiosas ou não) é o primeiro passo para o aprendizado;

6 - Estou te enviando material sobre o novo sucesso da literatura nacional: Outra coisa comum que com o tempo passa a irritar blogueiros é a capacidade de aspirantes a escritor super-valorizarem seus livros. A mim pelo menos incomoda quando recebo este tipo de contato, pois acredito que será muito mais positivo e com melhores resultados para o autor que "prometer menos, e entregar mais."

7 - Me divulga grátis: Adoro o paradoxo das coisas (e não estou dizendo que para aparecer no Listas se precise pagar algo. As listas  daqui sempre buscam contemplar variadas obras e gêneros) como quando um autor deseja uma divulgação mais exclusiva, mas quer que você faça isso de graça, e que é um absurdo pagar para divulgar em seu blog. Imagine se um leitor achar absurdo pagar pelo seu livro amigo! Não só no Listas que possui planos de investimentos bem em conta, se você aspirante a escritor quer mesmo uma boa divulgação, não tenha medo de investir em blogs, se fizer as escolhas corretas certamente terá retorno.

4 Comentários

  1. Concordo com você, também tenho um blog sobre literatura e sofro dos mesmos contatos. Outro dia uma mulher disse que eu deveria divulga-la por ela se achar o novo nome do suspense policial nacional, pedi o original para avaliar (cobrando um valor pelo serviço) e ela sumiu.

    ResponderExcluir
  2. Douglas, eu planejo enviar a você o meu livro (quando for publicado) para avaliação e divulgação, mas vou fazer tudo nos conformes, tá? ;-)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem