10 livros para aqueles momentos em que não sabemos do que precisamos

* Este Post foi feito por uma leitora do Listas Literárias e está participando do Concurso Cultural Listas Literárias 04 anos: Uma porrada de livro para vocês. Participe Também.

***

A vida em si é composta por diferentes etapas,com as historias não poderia ser diferente.Nesta lista está uma seleção com alguns dos 10 melhores livros que representam aqueles momentos significativos na vida de seus leitores,mesmo que eles não percebam isso:

1 – O Pequeno Príncipe: Obra de Antoine de Saint-Exupéry, conta a historia de um príncipe em busca de conhecimento que acaba descobrindo novos lugares e pessoas,cada uma delas representando características típicas dos seres humanos,o autor expõem um retrato da sociedade humana e todos os seus defeitos ,o livro serve para aqueles momentos em que precisamos nos lembrar que devemos “amar sem pedir nada em troca”.

2 – Marley e eu: Baseado em uma historia real do próprio John Grogan,o livro conta a história do cão chamado Marley e sua aventuras durante os treze anos de sua vida.Faz o leitor repensar sobre o valor dos animais de estimação e sobre o amor incondicional que pode haver entre o homem e o seu melhor amigo, serve para aqueles momentos em que bate a saudade daquele cão que fez parte da nossa infância.

3 – Laranja Mecânica: Escrito por Anthony Burgess e publicado pela primeira vez em 1962,o livro conta a história de Alex,um garoto com personalidade difícil que é preso e submetido a um tratamento que o fará uma pessoa de bem, o livro define a passagem da adolescência para vida adulta em um cenário futurístico que prende o leitor e o faz viver as emoções,amadurecendo ao longo da historia.É para aqueles momentos que esquecemos que todos precisamos fazer coisas boas e ruins ao longo da vida.

4 – Formaturas Infernais: Basicamente uma junção de vários contos juvenis de vários autores contendo criaturas sobrenaturais,o livro nos traz a perspectiva adolescente da vida,de achar que somos imortais e que qualquer acontecimento inusitado é o fim do mundo,juntando um pouco de romance e desastre, vemos que uma simples festa de formatura é melhor que uma grande comemoração onde ocorra acontecimentos cataclísmicos.Serve para aqueles momentos em que você não tem nada pra fazer além de olhar para o teto,leia,é melhor.

5 – Querido John: Em um dos muitos romances de Nicholas Sparks,vemos a história de John e Savannah, dois apaixonados que não estão destinados a ficarem juntos,em uma serie de acontecimentos,unidos a uma carta capaz de partir corações,Querido John nos faz repensar se aquilo que queremos é aquilo que realmente devemos ter. Serve para aqueles momentos em que se termina um relacionamento e se deve seguir em frente ,ou simplesmente ficar se lamentando.

6 – A cidade do sol: O livro de Khaled Hosseini narra o encontro de duas mulheres com visões totalmente diferentes do mundo, e que no desenrolar da historia acabam encontrando forças uma na outra para viver a vida dura a qual foram submetidas,o livro traz uma excelente carga de cultura afegã e mostra ao leitor que as batalhas enfrentadas ao longo da vida são necessárias,serve para aqueles momentos em que achamos que tudo de ruim acontece só conosco.

7 – Problemas?Oba!: Nesta obra o empresário brasileiro Roberto Shinyashiki mostra como ser bem sucedido no mundo dos negócios e também na vida,ele auxilia o jovem a não temer as provações no mercado e a estar sempre se renovando para ter um carreira e ser capaz de lidar com diferentes situações dentro de uma empresa,sendo ela própria ou não, serve para aqueles momentos em que estamos diante de situações difíceis no trabalho.

8 – Vidas Secas: Traz a realidade de uma família de retirantes brasileiros, há um foco em demonstrar a falta de contado do homem com seus semelhantes e com a natureza, colocando em evidencia a cachorrinha Baleia que junto com o pai de família Fabiano se tornam ícones da literatura brasileira, na obra Graciliano Ramos mostra que com seca vem a miséria que mata, que embrutece e que endurece os seres humanos,é para aqueles momentos em que não estamos contentes com a vida que estamos levando,se pode aprender muitas lições com ele.

9 – O segredo: Não há como ler o livro de Rhonda Byrne e não ficar com a palavra ‘‘Atração’’na cabeça,o livro em si é uma autoajuda muito repetitiva,mas é para aqueles momentos de motivação onde se tem o desejo de mudar e não se sabe por onde começar.

10 – O Menino do Pijama Listrado: John Boyne nos faz embarcar na vida do inocente Bruno,filho de um comandante em plena perseguição contra os judeus na Alemanha nazista,ele não faz ideia dos conflitos existentes em seu próprio país.A história do livro emociona e é para aqueles momentos em que precisamos entender que somos, realmente, todos iguais.


Autora do post
Nome:Jaynne Souza
Cidade:Imbituba - SC


6 Comentários

  1. Desculpa, eu não li o livro. Mas se Laranja Mecânica (livro) for que nem Laranja Mecânica (filme), sei não. Quem sabe violência gratuita e sadismo seja uma forma de ver a vida com outros olhos. =) Tô brincando, deve ter alguma coisa que valha sim. A atitude é uma delas, não? Gostei da ideia da lista, é realmente a fase o que estou passando, não sei o que estou precisando. =/ =)

    ResponderExcluir
  2. A Culpa é das Estrrelas - livro que conta o romance de dois adolescentes com câncer. Mostra o quão frágil é a vida, quão sincero pode ser o amor mesmo quando você sabe que ele nao vai durar muito, por que um dos dois ja está condenado. Traz frases reflexivas e bonitas sobre a vida, familia e amizade.

    ResponderExcluir
  3. Marley e eu não foi baseado em uma histroia japonesa?

    ResponderExcluir
  4. Um verdadeiro crime colocar O Pequeno Príncipe em uma lista que tem esse lixo de o segredo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem