10 Bons motivos para você trocar as novelas da Globo pelos livros

Não é novidade que o brasileiro vê muito mais novelas do que lê livros. Mas vai por mim, nesta lista há 10 razões em que vocês não se arrependerão ao trocar as horas passadas frente a uma novela, pela grande e saudável experiência da leitura de bons livros: 

















1 - Continuidade: Salvo raras exceções o leitor não encontrará nos livros os erros absurdos de continuidade como estamos vendo recentemente em Salve Jorge, além é claro de toda a inverossimilhança de uma trama que não se sustenta. é meus amigos, se fosse nos livros não teria como miguelar o serviço nas boates turcas, especialmente se o George R. R. Martin resolvesse contar a história da moça;

2 - Originalidade: Já repararam como anda faltando originalidade para os autores da Globo? Em síntese, é possível reunir uma maçada de folhetins com vinganças toscas, pobres nem tão pobres, paisagens que que a população negra aparece apenas para fechar a cota, e para piorar, é quase raro novelas que não tenham o tradicional e velho golpe da barriga, mesmo em tempos de DNA;

3 - Originalidade 2: E a coisa ainda pode ser pior, quando a falta de originalidade acaba levando a comparações como a que recentemente denuncia a novela Flor do Caribe como sendo um plágio de O Conde de Monte Cristo. Tire suas próprias conclusões aqui

4 - Viajando na maionese: E aqui uma diferença brutal entre as novelas e os livros. O grande temor dos escritores é o de escrever algo que possa levar o leitor a desacreditá-lo, e assim até mesmo na mais pura fantasia, os livros buscam elucidar as questões abertas, não fugindo demasiadamente do possível. Já nas novelas, isso passa corrido, e ainda usando os exemplos recentes, como em flor do Caribe em que um personagem fica preso 7 anos por atropelar alguém, algo que jamais aconteceria pelas leis vigentes. Outro exemplo é Morena e sua vida light de prostituta, num mundo em que os homens vão aos bordéis só para tomar drinks; 

5 - Politicamente Correto: E muita coisa estraga as novelas por causa de seu alcance, e especialmente a necessidade de se tomar devidas precauções, e até mesmo limitações devido a horários de exibição. Nos livros não há essa necessidade, e os autores podem se expressar com plena liberdade, e fazer o que bem quiser com seus personagens; 

6 - Mudam os nomes, mas...: Não sei quanto a vocês, mas algo que sempre me incomodou em novelas e a baixa rotatividade de atores, e pior que isso, muitos nem bem atuaram, e logo retornam em outra novela no mesmo núcleo, se bobear com o mesmo par. Nisso os livros dão de lavada, pois é o leitor que possui a liberdade de personificar seus personagens, e nem a pau você lerá dois livros seguidos com o Toni Ramos e a Glória Pires.

7 - Livros libertam: Por mais que hajam contestações, as novelas com sua fórmula superficial de tratar os temas acabam na verdade alienando a grande massa, enquanto os livros libertam a individualidade intelectual dos leitores.  

8 - Caricata: Novelas são caricatas, e sempre caem no erro rotulando seus personagens com estereótipos, em muitos casos pejorativos. Não que isso não haja nos livros, no entanto nos impressos, a grande maioria das obras consegue ler com grande fidelidade a sociedade que os cercam; 

9 - Densidade: Livros são densos, novelas são rasas, e quando os autores erram a mão, até mesmo uma formiga nanica consegue atravessar a poça d´água sem se afogar;  

10 - Muito Mais Conhecimento: Se você dedicar o horário da novela para suas leituras, certamente nos mesmo período daqueles intermináveis meses que a trama se espicha e volta como massa de pão, você terá conhecido muitas outras histórias, e conhecido sobre muitas coisas novas; 

21 Comentários

  1. A maioria das novelas contam as mesmas coisas (o vilão se dá mal, o mocinho fica feliz no final), e não tem uma funcionalidade para nós (para mim, não!), gosto daquelas que retratam a realidade. Prefiro os livros, pois eles sempre tem algo diferente e que quando acabamos de ler (na maioria deles) ficamos com um gostinho de quero mais.

    Beijos, Blog Admirando os Livros.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você mas infelizmente ainda teremos anos de novelas pela frente

    ResponderExcluir
  3. As novelas fazem parte da cultura do povo brasileiro, o problema é que os autores estão cada vez mais sem criatividade, mudam os temas mas a essência é a mesma, todas tem vilões que se sobressaem até o final, tem histórias de amor mau resolvidas, é o mesmo blablabla, foi-se o tempo que valia a pena acompanhar uma trama como Rock Santeiro, A Viagem, Renascer..

    ResponderExcluir
  4. Comecem desligando-se da internet tbm ;) falsos moralistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE QUE TU TÁ FAZENDO NA INTERNET ENTÃO, SEU MULEQUE ?????

      Excluir
    2. Sempre tem um babaca...

      Excluir
  5. E precisa motivo pra não olhar novela? essa merda nem deveria existir mais.. Keme desculpem os fanàticos,mas assistir novela é muito não ter o ke fazer..

    ResponderExcluir
  6. Nem vejo novela e detesto a REDE BOBO...!!!

    ResponderExcluir
  7. essas novelas hoje em dia estão um saco mesmo, sempre o mesmo enredo, em todas as novelas, sem contar que a globo ainda aprova essa merda (mais um motivo pra mim não assistir essa merda de canal), sem contar que os personagens brasileiros (atores) não sabem atuar, sempre fazendo a mesma merda, mesma ***** que eles estão abituados a fazer, sem ter nenhuma criatividade, até as séries americanas estão dando de 10 a 0 para essas novelas, até mesmo as novelas mexicanas que a SBT coloca ta dando de 10 a 0 nessa merda, até mesmo aquela novela infantil que passa na SBT ta dando de 10 a 0 nessas novelas.

    e bom os livros são muito bom, contam varias histórias com um enredo surpreendente, onde você irá encontrar uma infinidade de personagens diferentes, histórias totalmente indepedentes das outras, com cenarios diferentes também. e não sempre o rio de janeiro.

    sem contar que se você não for ignorante o bastante como todo o brasileiro é (sim todos até aqueles que não assistem novelas, até eu) você poderá sair dessa cultura idiota, e começar a fazer uma nova cultura e ler um livro (dou o conselho de começar a ler o livro AS CRONICAS DE GELO E FOGO, e depois de você ler o primeiro livro vem me falar se existe alguma singularidade parecida com essas coisas que a globo passa.

    ResponderExcluir
  8. Achar 10 (ou mais motivos) para não assistir novela é fácil! Quero ver alguém achar UM argumento para eu assistir. Personagens inteiramente maus ou inteiramente bons, que passam a vida a formular planos sem pé nem cabeça para atingir seus objetivos. "Piriguetes" reinam e lançam moda entre as menos providas de inteligência... Acho que a maioria assiste mesmo por falta de opção (como eu mesma já fiz há alguns anos), naquele horário que vc está só em casa na correria entre banho-jantar-lavar roupa (e não tem como pegar um livro). Acredito que a medida que a tv por assinatura se popularize a tv aberta vai ter que mudar. O que faço hoje naqueles momentos de solidão (apesar de ser uma leitora voraz nem sempre estou a fim de ler)é assistir programas de culinária, turismo e moda na tv por assinatura.

    ResponderExcluir
  9. até a revista HUSTLER é melhor que estas malditas novelas, a rede globo e quem assiste estas merdas é que não ou da a mão à palmatória ou não tem massa cefálica para enxergarem que estes flolhetins estão utrapassados, e que não adianta quererem renovar algo que já era.

    ResponderExcluir
  10. A maioria do povo brasileiro é formada por analfabetos funcionais, gente que mal sabe ler e interpretar um texto com mais de 4 ou 5 linhas.O povo tem um raciocínio linear,estereotipado e moldado por meia dúzia de sensações definidas num dualismo infantil (bem/mal,feio/bonito,rico/pobre,alegre/triste,riso/pranto).Infelizmente esse povinho só entende a vida como capítulos de novela,onde o tempo não segue uma sequencia lógica.Povo sem cultura e analfabeto só entende mesmo novela,fazer o que?Só sabem mesmo idolatrar essa maldição novelesca e seus ídolos de temporada porque seu alcance intelectual e emocional só chega nisso.Povo ordinário tem lazer ordinário.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Nesta página há alguns com excelentes avaliações: http://listasliterarias.blogspot.com/p/eu-li.html

      Excluir
    2. Bem simples

      As crônicas de gelo e fogo
      volume 1, 2, 3, 4, 5
      e quando lançar o 6, e também o 7

      o 6 ta marcado para ser lançado ano que vem, mas não esquente com isso, porque cada livro tem em media 600 paginas, com uma história surpreendente, sem contar que o livro 3 tem quase 900 paginas.

      Excluir
  12. Ta faltando mais novelas ao estilo de "Que rei sou eu", "Roque santeiro" e "Vamp". Novela não tem só que mostrar a realidade, pois a realidade eu já vivo, quero distrair a cabeça com coisas fantásticas, e não com esses erros fantásticos de continuidade das atuais novelas.

    ResponderExcluir
  13. E mais uma Helena para derreter a mente da audiência da rede esgoto.

    ResponderExcluir
  14. Não colaborar dando audiencia pra um produto que tem um fortissimo poder de audiencia no povo, e quando se liga a tv em 90% das cenas tem baixaria, vulgaridade, lascivia, erotizacao, isso quando nao tem pilulas ideologicas de conteudo abortista, gayzista, comunista, etc.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem