10 Trens maravilhosos da literatura

A literatura está repleta de máquinas fantásticas, e os trens possuem um encanto bastante singular. Nesta lista, uma seleção com 10 maravilhosos trens da literatura.

1 - Expresso Hogwarts: O trem mágico certamente atraiu milhares de leitores para suas viagens, a cada partida da plataforma nove três quartos, sendo o principal ponto de chegada a um mundo cheio de magia e aventura no universo de Harry Potter.

2 - Expresso do Oriente: A linha unindo a europa ocidental e o sul asiático foi imortalizado num dos mais aclamados romances de Agatha Christie, servindo de palco a um crime intrincado que levou Hercule Poirot utilizar de toda sua perspicácia para resolver o caso, de final surpreendente.

3 - Quadrail: O Sistema ferroviário criado na ficção científica do autor Timothy Zahn é composto por no mínimo 4 carros envolvidos dentro de um tubo que lhes permite viajar pelas galáxias em uma velocidade superior a velocidade da luz.

4 - O Trem Funeral: Neste livro, é revisitada uma tradição americana dos trens funerais. Na obra, aproveitando a odisseia de 1,6 mil quilômetros do Trem Funeral do presidente Roosevelt estão presentes pessoas importantes, espiões soviéticos, numa viagem através de três dias negros da história americana.

5 - O Expresso Polar: O trem possui o encanto de levar ao Pólo Norte durante o natal, época em que Papai Noel está se prepara para entrega de seus presentes.

6 - Blaine: É um monotrilho que aparece na série A Torre Negra, de Stephen King, volumes III e IV. O trem construído pela sociedade dos Antigos um grupo desaparecido em alguma grande batalha cataclísmica.

7 - Os trens de Verne: Na época em que Fíleas Fogg atravessou o mundo em seus oitenta dias os trens eram com os navios a principal forma de se viajar com certa rapidez. E não raro, o inglês se viu em apuros e encrencas dentro dos trens que usou na viagem.

8 - Thomas: O trem que inspirou o personagem da animação na TV, é uma criação dos autores Rev. Wilbert Awdry e Christopher Awdry na série de livros infantis Railway. Thomas é o personagem principal, uma locomotiva tanque pintada de azul, e forro vermelho.

9 - O Trem Atrasado: Nesta interessante proposta de Sidónio Muralha, revela os estranho caso de um trem que apaixona-se perdidamente por uma vaca malhada.

10 - Sammy: Outro trem criado para o universo infantil, que para muitos, é mais elaborado que Thomas, é uma locomotiva 2-4-2T pintado de vermelho e rodas verdes que vive aventuras pelo mundo todo. 

2 Comentários

  1. Há também "A subway named Mobius", conto de A. J. Deutsch publicado na antologia "Where do we go from here?", organizada por Isaac Asimov. Um trem de metrô simplesmente desaparece, e a explicação para o fenômeno tem a ver com a teoria matemática da topologia, com singularidades, e com a faixa de Möbius...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem