10 Grandes Cavaleiros da literatura...

Os cavaleiros são em geral personagens instigantes e que geram grande admiração nos leitores. Seus ideais de honra, lealdade e justiça os põe quase sempre entre os "mocinhos", e estão sempre prontos para a boa luta. E a literatura possui alguns memoráveis cavaleiros que corroboraram para a eternidade do mito. Nesta lista selecionei 10 grandes nomes da cavalaria literária.

1 - Lancelot: De Chrétien de Troyes a Bernard Cornwell o mito persiste, e os mistérios sobre o primeiro cavaleiro é tão grande quanto os que envolvem seu rei, Arthur. Independente das várias matizes que o personagem ganhou ao longo dos tempos, o lendário cavaleiro surgiu no ciclo arturiano, e sempre esteve próximo às conquistas do Rei Arthur, além é claro do triângulo amoroso com Guinevere.

2 - Dom Quixote: Obviamente uma sátira dos romances de cavalaria, mas que ainda assim ajudou a eternizar o termo "cavaleiro andante" explorando as incongruências do código de cavalaria perante o mundo de Cervantes.

3 - Jaime Lannister: É preciso apimentar a lista com um cavaleiro, no mínimo questionável de fronte a imagem do mito das cavalarias. Um regicida que matou o próprio rei a quem jurou lealdade, mas que como quase tudo na obra de Martin, "nada é totalmente mau, ou totalmente bom", o que serve também para Jaime, principalmente a partir do livro A Tormenta de Espadas, que passamos a acompanhar o personagem de maneira mais profunda.

4 - Robert De La Croix: Sempre gosto de conhecer bons personagens nacionais para compor minhas escolhas, como o caso deste cavaleiros, com dramas pessoais próximos a um tira de romance policial noir, que em forma de diário conta ao leitor O Diário de um Cavaleiro Templário.

5 - Cavaleiro Sem-Cabeça: Um dos célebres membros da cavalaria a integrar a turma de antagonistas. Com origem no conto de Washington Irving, o cavaleiro cavalgava toda a noite em busca de sua cabeça. Supostamente um cavaleiro Hessiano que teria perdido a cabeça para uma bala de canhão, embora o conto deixe em aberto o mistério sobre sua identidade. 

6 - Amadis de Gaula: Um dos principais e primeiros cavaleiros dos contos de cavaleiros andantes. A Primeira edição impressa com o personagem data de 1.508, porém suas origens não são totalmente conhecidas.

7 - William Wallace: Jack White dá novos tons aos heróis da revolução escocesa numa trilogia que recentemente estreou aqui no Brasil com o romance O Rebelde, em que nos apresenta um cavaleiro forte, valente, e que come o pão que o diabo amassou, e para seus inimigos, acima de tudo é um fora-da-lei. 

8 -Brienne, de Tarth: A Beleza como é ironicamente chamada não leva um "Sor" na frente do nome, ainda assim ela é um cavaleiro. Vestida como um homem, e lutando como um ela chegou a Guarda Arco-Iris do Rei de Jardim de Cima. E ela se aproxima ainda mais de um cavaleiro, quando em combate, ou por meio de suas ações leais, em muitas vezes até mesmo retas e obtusas. 

9 - Tariel: Um misterioso cavaleiro em pele de tigre que mais tarde revela-se um príncipe em luto pelo desaparecimento da bela filha do suserano rei da Índia.

10 - Galahad: Nas lendas arturianas é um dos Cavaleiros da Távola Redonda, e um dos três idealizadores do Santo Graal. 

15 Comentários

  1. Oi (;

    Destes apenas conheço Lancelot e Dom Quixote, não pela literatura, já que não li nenhum livro que possuam esses dois personagens, mas por filmes, desenhos e por aí vai.

    Kisses :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Brienne a Bela merecia o primeiro lugar :)

    http://estacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Desculpe mas faltou o principal cavaleiro tanto na literatura classica como no cinema... MIO CID!

    ResponderExcluir
  4. Faltou o Jacques de Molay, Jacques de Molay (Vitrey-sur-Mance, 1243/1244 ou 1249/1250 - Paris, 18 de março de 1314) foi um nobre e militar, nascido em Vitrey-sur-Mance, à época um vilarejo do Condado da Borgonha, e hoje em dia uma comuna francesa. Pertencia a uma família da pequena nobreza francesa, tendo sido cavaleiro e o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários.

    ResponderExcluir
  5. No lugar do Jaime deveria ser o Barristan Selmy

    ResponderExcluir
  6. cade Húrin e seus filhos da obra de Tolkien? esta lista é um ultraje uma farsa total

    ResponderExcluir
  7. E os cavaleiros de Bernard Cornwell??

    ResponderExcluir
  8. E o Aragorn? Até o número 3 conheço todos, depois conheço só o Sem-Cabeça e a de Tarth, mas com toda certeza você deveria ter colocado o Aragorn (de preferencia) ou qualquer outro cavaleiro do Tolkien aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é bem um cavaleiro, nos livros de Tolkien ele não usa tais termos para os humanos daquele universo.

      Excluir
  9. Aragorn faz muita falta nesta lista...

    ResponderExcluir
  10. E Eurico, do Alexandre Herculano??
    Um cara que é chamado de "Cavaleiro Negro" não podia ficar fora!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem