Os cavaleiros são em geral personagens instigantes e que geram grande admiração nos leitores. Seus ideais de honra, lealdade e justiça os põe quase sempre entre os "mocinhos", e estão sempre prontos para a boa luta. E a literatura possui alguns memoráveis cavaleiros que corroboraram para a eternidade do mito. Nesta lista selecionei 10 grandes nomes da cavalaria literária.
1 - Lancelot: De Chrétien de Troyes a Bernard Cornwell o mito persiste, e os mistérios sobre o primeiro cavaleiro é tão grande quanto os que envolvem seu rei, Arthur. Independente das várias matizes que o personagem ganhou ao longo dos tempos, o lendário cavaleiro surgiu no ciclo arturiano, e sempre esteve próximo às conquistas do Rei Arthur, além é claro do triângulo amoroso com Guinevere.
2 - Dom Quixote: Obviamente uma sátira dos romances de cavalaria, mas que ainda assim ajudou a eternizar o termo "cavaleiro andante" explorando as incongruências do código de cavalaria perante o mundo de Cervantes.
3 - Jaime Lannister: É preciso apimentar a lista com um cavaleiro, no mínimo questionável de fronte a imagem do mito das cavalarias. Um regicida que matou o próprio rei a quem jurou lealdade, mas que como quase tudo na obra de Martin, "nada é totalmente mau, ou totalmente bom", o que serve também para Jaime, principalmente a partir do livro A Tormenta de Espadas, que passamos a acompanhar o personagem de maneira mais profunda.
4 - Robert De La Croix: Sempre gosto de conhecer bons personagens nacionais para compor minhas escolhas, como o caso deste cavaleiros, com dramas pessoais próximos a um tira de romance policial noir, que em forma de diário conta ao leitor O Diário de um Cavaleiro Templário.
5 - Cavaleiro Sem-Cabeça: Um dos célebres membros da cavalaria a integrar a turma de antagonistas. Com origem no conto de Washington Irving, o cavaleiro cavalgava toda a noite em busca de sua cabeça. Supostamente um cavaleiro Hessiano que teria perdido a cabeça para uma bala de canhão, embora o conto deixe em aberto o mistério sobre sua identidade.
6 - Amadis de Gaula: Um dos principais e primeiros cavaleiros dos contos de cavaleiros andantes. A Primeira edição impressa com o personagem data de 1.508, porém suas origens não são totalmente conhecidas.
7 - William Wallace: Jack White dá novos tons aos heróis da revolução escocesa numa trilogia que recentemente estreou aqui no Brasil com o romance O Rebelde, em que nos apresenta um cavaleiro forte, valente, e que come o pão que o diabo amassou, e para seus inimigos, acima de tudo é um fora-da-lei.
8 -Brienne, de Tarth: A Beleza como é ironicamente chamada não leva um "Sor" na frente do nome, ainda assim ela é um cavaleiro. Vestida como um homem, e lutando como um ela chegou a Guarda Arco-Iris do Rei de Jardim de Cima. E ela se aproxima ainda mais de um cavaleiro, quando em combate, ou por meio de suas ações leais, em muitas vezes até mesmo retas e obtusas.
9 - Tariel: Um misterioso cavaleiro em pele de tigre que mais tarde revela-se um príncipe em luto pelo desaparecimento da bela filha do suserano rei da Índia.
10 - Galahad: Nas lendas arturianas é um dos Cavaleiros da Távola Redonda, e um dos três idealizadores do Santo Graal.
Oi (;
ResponderExcluirDestes apenas conheço Lancelot e Dom Quixote, não pela literatura, já que não li nenhum livro que possuam esses dois personagens, mas por filmes, desenhos e por aí vai.
Kisses :*
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com.br/
Brienne a Bela merecia o primeiro lugar :)
ResponderExcluirhttp://estacaoliteraria.blogspot.com.br/
Desculpe mas faltou o principal cavaleiro tanto na literatura classica como no cinema... MIO CID!
ResponderExcluirFaltou o Jacques de Molay, Jacques de Molay (Vitrey-sur-Mance, 1243/1244 ou 1249/1250 - Paris, 18 de março de 1314) foi um nobre e militar, nascido em Vitrey-sur-Mance, à época um vilarejo do Condado da Borgonha, e hoje em dia uma comuna francesa. Pertencia a uma família da pequena nobreza francesa, tendo sido cavaleiro e o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários.
ResponderExcluirNo lugar do Jaime deveria ser o Barristan Selmy
ResponderExcluircade Húrin e seus filhos da obra de Tolkien? esta lista é um ultraje uma farsa total
ResponderExcluirE os cavaleiros de Bernard Cornwell??
ResponderExcluirE o Aragorn? Até o número 3 conheço todos, depois conheço só o Sem-Cabeça e a de Tarth, mas com toda certeza você deveria ter colocado o Aragorn (de preferencia) ou qualquer outro cavaleiro do Tolkien aí.
ResponderExcluirEle não é bem um cavaleiro, nos livros de Tolkien ele não usa tais termos para os humanos daquele universo.
ExcluirAragorn faz muita falta nesta lista...
ResponderExcluirE Eurico, do Alexandre Herculano??
ResponderExcluirUm cara que é chamado de "Cavaleiro Negro" não podia ficar fora!
Faltou o "ZORRO"
ResponderExcluirfaltou o pessi
ResponderExcluirgay de merda
ResponderExcluirgay de merda
ResponderExcluir