10 Livros famosos lidos em Avenida Brasil

A novela Avenida Brasil terminou na última sexta-feira com índices vigorosos de audiência. E um dos destaques deste sucesso da teledramaturgia brasileira foram as referências e leituras durante a novela, inclusive com um final inspirado em Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie. Abaixo 10 livros famosos que foram lidos na novela.

1 - Metamorfose, de Franz Kafka: O livro considerado um dos melhores contos da literatura mundial trata de transformações, e foi uma das leituras do grande bookhaolic do horário nobre, Tufão.

2 -  O Idiota, de Fiódor Dostoievski: As leituras de Tufão sempre foram dos clássicos, e com alguma mensagem subliminar ao personagem como este romance recai na problemática do indivíduo puro, superior, que acaba sendo para os demais, numa sociedade corrompida, um idiota, um inadaptado..

3 - O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry: Um dos personagens mais carismático da trama, Adauto começou analfabeto, mas com uma ajuda de Muricy aprendeu a ler, e também se aventurar pelos livros, nesse grande clássico da literatura infanto-juvenil

4 - Madame Bovary, de Gustave Flaubert: Nina usou muito de suas indicações literárias para mandar indiretas a Tufão, como a leitura deste romance cujo tema central é a mulher que trai seu marido.

5 - Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud: Certamente um dos livros que moldaram e mudaram a sociedade contrariando teorias científicas foi mais uma das leituras do craque bom de leitura, Tufão, embora ele não conseguisse ler o nome de Freud corretamente.

6 - Dom Casmurro, de Machado de Assis: Um dos autores mais presente na biblioteca de Tufão, não lhe faltou durante a novela leitura sobre traições, numa espécie de pré-vestibular para virar compositor de música sertaneja.

7 - Fala Sério, Amiga, de Thalita Rebouças: E não só de obras internacionais e clássicos foi feita a biblioteca de Avenida Brasil. O romance adolescente e um bestseller brasileiro foi uma das leituras de Carminha para Ágata durante a novela.

8 - Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis: O livro despertou o interesse de leitura de Tufão pela trama peculiar com um morto narrando sua própria história.

9 - O Banquete, de Platão: Filosofia e amor tema da obra ajudaram a Tufão elaborar paralelos aos seus sentimentos por Nina. 

10 - O Livro de Sonetos, de Vinícius de Moraes: Nina passou a novela inteira presenteando Tufão com livros, e quando a mocinha esteve hospitalizada, seu pupilo mostrou aprendizado, dando a Nina este livro como presente, um belo presente por sinal. 

7 Comentários

  1. Respostas
    1. Se Kafka, Dostoievski, Flaubert e Machado de Assis são lixo, imagino o tipo de livro que você lê...

      Excluir
  2. só lixo né,bom livro é o da surfistinha né , o beijo do escorpião

    ResponderExcluir
  3. Só lixo? Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmuro eram lixos? haha tem quer rir mesmo né.. Não sei se vcs sabem, mas são uns dos livros mais famosos já publicados até hoje! Eles mudaram os conceitos que o Brasil tinha sobre determinados assuntos em uma época passada, e servem como inspiração até hoje.. porque vocês não vão ler pelo menos 1 desses livros antes de falar mal.. poorra!

    ResponderExcluir
  4. Madame Bovary, Memórias póstumas de Brás Cubas, o Idiota e o Banquete são ótimos.

    ResponderExcluir
  5. Li Dom Casmurro. Gostaria muito de ler Kafka. Fica para as próximas leituras.

    ResponderExcluir
  6. Lembro que Cem anos de solidão do Gabriel Garcia Márquez foi citado também! ;)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem