10 Dicas para pessoas extremamente ocupadas encontrar tempo para leitura

Sabemos a importância do hábito de ler livros, porém, não raro os leitores aqui do blog comentam a falta de tempo para a leitura. Pensando nisso pensei algumas dicas para vocês incluírem a leitura em sua agenda concorrida:

1 - Durante o nº 2:  Angelina Jolie e Brad Pitt fazem o número 2, por isso não não se escandalize com essa dica um tanto escatológica, afinal a falta de tempo é sua. O fato é que mesmo os homens e mulheres mais ocupados sentem suas necessidades fisiológicas, e você pode tornar isto mais cultural, se durante aqueles 15 minutos de isolamento aproveitar para ler um capítulo de seu livro. A técnica é ideal para romances policiais, geralmente com capítulos curtos e ágeis que podem ajudá-lo a avançar com rapidez na leitura.

2 - Trajeto para o trabalho: Há sempre na vida opções. Nesse caso você pode amanhecer numa segunda-feira e ficar por uma hora inteira de cara emburrada no ônibus ou no trem por ter de ir ao trabalho, ou então aproveitar este trajeto para praticar sua leitura. Caso escolha a 2ª opção, além de crescer intelectualmente com os livros, o trajeto não lhe parecerá ter mais que alguns metros tamanha rapidez entre sua casa e seu trabalho.

3 - Use Transporte Coletivo: Já sei, não é seu caso, e graças ao seu talento e seu esforço agora você tem um carro, e com ele consegue fazer em 2 horas o mesmo caminho que fazia pela metade do tempo de trem. O único problema é que ao volante você não pode ler mais seus livros. Então mude, opte pelo transportes coletivo, pois além de arrumar tempo para ler, contribuirá para um planeta mais saudável.

4 - Leia antes de dormir: Pessoas extremamente ocupadas dormem pouco, mas ainda assim dormem. Portanto aproveite o ritual antes do sono chegar de vez, e tire no mínimo 30 minutos antes de dormir para ler. Além disto tomar-lhe quase nada de tempo, será um ótimo relaxante para você entregar-se aos bons sonhos, além dos demais benefícios da leitura.

5 - Substitua as novelas: Vocês vão me falar, mas essa lista não era sobre pessoas extremamente ocupadas? E é mesmo, mas vocês já repararam que não falta uma pessoa extremamente ocupada que vez por outra aparece comentando sobre a novela. Se vacilar até mesmo seu chefe sem tempo pra nada já deu pitaco sobre novela. Então faça a substituição, tirando de campo as tramas televisivas carregadas de clichês, por clássicos e grandes romances que podem abrir sua mente a novos horizontes longe das coisas comuns.

6 - Aproveite a precariedade dos aeroportos: Geralmente pessoas extremamente ocupadas precisam viajar de avião em nossos suntuosos e confortáveis aeroportos. São tão extremamente ocupadas que nunca há tomadas suficientes para seus notebooks com as baterias arriadas. Nessa hora meus amigos, não há muito o que fazer, e seria menos estressante se vocês já pisassem nesse espaço públicos pronto para a leitura, enquanto seus voos atrasam pela enésima vez. Aliás, vá mesmo preparado, comprar o livro em aeroporto não é uma boa lição de economia.

7 -  Integre às suas atividades: Pessoas extremamente ocupadas são assim por que trabalham muito. E se ler fizesse parte deste trabalho? Os benefícios da leituras são conhecidos e muitos, e certamente pessoas bem sucedidas possuem muitos livros em seu currículo. Portanto não perca tempo, encare a leitura (independente de gênero) como uma extensão de seu aperfeiçoamento no trabalho, e dedique a ela de 30 a 60 minutos diários. Um mente exercitada pode gerar ótimos frutos.

8 - Menos redes sociais: É incrível a quantidade que mesmo pessoas extremamente ocupadas dedicam-se conectadas a redes sociais. Serve aqui aquele paralelo ao mundo real, e imagine se as pessoas jamais descansassem, ficassem em casa, sempre na rua em busca de conversas e amizades? Pois é, muitas pessoas fazem maios ou menos isso quando se trata de redes sociais, e tudo que é exagerado pouco contribui para nossa evolução. Portanto, reduza o tempo conectado em redes sociais, e conecte-se a mundos imaginários construídos em grandes livros.

9 - Faça seu tempo. Determine a leitura como prioridade: Se uma coisa que pessoas extremamente ocupadas sabem lidar é com prioridades. Portanto se você conseguir estabelecer metas de leitura, certamente encontrará a melhor forma de encontrar brechas em sua agenda lotada. 

10 - Imite outras pessoas extremamente ocupadas: Procure em jornais, sites e revistas onde possa encontrar entrevistas com pessoas extremamente ocupadas e de sucesso. Quase sempre será possível encontrar o livro predileto de cada uma delas, que são ou foram tão ou mais ocupadas que vocês. E isso não as impediu de ler. Faça como elas, e encontre o seu tempo para leitura. 


11 Comentários

  1. Oi, primeiro queria me desculpar por estar comentando algo que não está relacionado a postagem, mas é que estou com uma dúvida há tempos e gostaria de saber se você pode me ajudar: é que há algum tempo atrás, li sobre um autor que morreu deixando um livro imenso (se não me engano, tinha mais de 10 mil páginas! ou algo por aí), jamais publicado, cujo título também era enorme. Além das histórias, foram encontradas também ilustrações (lindas) feitas pelo autor desse livro. Você sabe de que autor/livro estou tentando falar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Não houvi falar a respeito. Se encontrar a informação, dou um jeito de fazer contato!

      Excluir
    2. Nao seria o Hypnerotomachia Poliphili?

      Excluir
  2. Boa lista, mas acho melhor incluir um aviso de não ler um livro andando na rua como a moça da foto, é igual a atravessar a rua escrevendo mensagens no celular, muito perigoso. Sobre as dicas, levar um livro para a fila do banco também é uma boa idéia.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto. O trecho sobre automóvel e transporte público é deliciosamente sarcástico.

    Mas recomendo cautela com a primeira dica. Do ponto de vista médico, ela é totalmente irresponsável: http://www.drfernandovalerio.com.br/blog/2010/03/09/ler-no-banheiro-e-hemorroidas-uma-combinacao-desastrosa/

    ResponderExcluir
  4. Ler no transporte, com o carro em movimento pode fazer mal a vista, provocando até deacolamento de retina. Amei as outras dicas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é mito

      http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/ler-no-onibus-ou-no-carro-nao-faz-mal-para-visao.html

      Excluir
  5. Se você tem tempo pra reclamar da sua falta de tempo, então você tem tempo pra ler ;)

    ResponderExcluir
  6. Espetacular Parabens a iniciativa do Blog

    ResponderExcluir
  7. Adoro ler!!! Sempre estou lendo alguma coisa e arrumo um tempinho pra isso.
    Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  8. Legal, igualzinho eu que leio na classe, no intervalo da escola, antes de dormir, na sala de espera de algum consultório...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem