10 Grandes Detetives da Literatura a serviço da Editora Record...


A Editora Record é parceira do Listas Literárias desde o seu começo, e uma das coisas que me chama a atenção é seu excelente catálogo de livros policiais, cuja consequência é a editora possuir uma grande quantidade de ótimos detetives e inspetores incansáveis na luta contra o crime. Por isso resolvi fazer esta lista, com um séquito capaz de desvendar os mais intricados crimes, e o melhor de tudo é que ao final deste post vocês poderão se inscrever, e concorrer a 01 livro, com a presença de um destes grandes detetives:

1 - Harry Hole: Um detetive brilhante criado por Jo Nesbo, cuja aparição mais recente é no livro O Redentor, onde sai a caça de um assassino sem rosto. Hole é um personagem que cativa o leitor com seu métodos pouco ortodoxos, e vida pessoal um tanto conturbada. Fumante e alcoólatra vive em conflitos com colegas e o mundo do crime. Mesmo assim, é um dos mais reconhecidos detetives da Noruega;

2 - Salvo Montalbano: Refinado, amante da boa mesa e avesso à violência, o detetive criado por Andrea Camilleri certamente esta numa galeria com detetives imortais da literatura. Emblemático e com intelecto bastante aguçado em suas aventuras é capaz de solucionar intrincados mistérios, como em A Paciência da Aranha, onde o comissário surge mais velho, triste, deprimido, com várias questões a serem respondidas, além de investigar o desaparecimento de uma jovem universitária.

3 - Alex Delaware: Empático e carinhoso, o detetive é um psicólogo forense, que apresenta grande afeição pelas crianças. Presente nos inúmeros livros de Jonathan Kellerman, foi apresentado ao público brasileiro em O Livro do Assassino. Delaware é considerado por muitos um detetive pós-moderno, sensível e socialmente consciente.

4 - Temperance Brennan: Solitária, totalmente independente e auto suficiente, a antropóloga especializada na identificação óssea de cadáveres, conhece três tipos de artes marciais diferentes, e formada em cinisiologia, ganhou adaptação para a televisão com o seriado Bones. Estréia no Brasil com o romance Ossos, onde Brennan tem suas férias interrompidas.

5 - Lloyd Hopkins: Tão desequilibrado quanto os piores criminosos do submundo de Los Angeles é um policial inteligente com Q.I 170. É um típico anti-herói, surgindo pela primeira vez em Sangue na Lua. Segundo o próprio criador, James Ellroy, "Hopkins é meu antídoto para heróis sensíveis e de coração mole, os quais desprezo. Ele é o link entre o policial e o psicopata criminoso. Um anti-herói"

6 - Lincoln Rhyme: Deficiências físicas são incapazes de apagar a genialidade de um investigador. É o caso de Rhyme um criminologista brilhante, aposentado por causa da tetraplegia. Criado por Jeffery Deaver, em O Colecionador de Ossos ele é o único capaz de desvendar uma série de crimes brutais. O livro foi adaptado para os cinemas em 1999, tendo no elenco Denzel Washington e Angelina Jolie.

7 - Steve Dark: É um implacável perito criminal e agente aposentado do FBI que comanda um grupo especializado de investigadores de elite que caçam perigosos bandidos que não se enquadram em nenhuma dos 25 graus psicopatias estipulados na legislação. Está presente na série de livros que inova, interagindo livro, e também a internet onde os leitores podem aprofundar a experiência de leitura.

8 - Carmine Delmonico: Detetive perspicaz, casado com uma mulher apaixonada e inteligente (algo raro em detetives) tem pela sua frente a investigação de crimes distintos e misteriosos, como em seu lançamento mais recente no Brasil, Assassinatos Demais. Outro fator muito característico é que seus subalternos participam ativamente das investigações.

9 - Jack Reacher: Ex-militar americano, em suas histórias é um investigador que vai direto do ponto. Avesso ás palavras o detetive é estóico e econômico com as palavras. Com grandes habilidades em luta, ele também mantém a frieza e dificilmente perde o controle. Sua aparição mais recente no Brasil, é o livro Alerta Final. Ao final desse ano, o detetive deve também ganhar as telonas no cinema, sendo interpretado por Tom Cruise.

10 - Eve Dallas: A tenente é a protagonista da série Mortal, de Nora Roberts. Em 2059 é uma policial dedicada, que inicialmente conta com poucas amizades. Apaixonada por café, e chocolate, seu passado sombrio, e a relação trágica com o pai, em certos momento tornam-a brusca e áspera.

Inscreva-se abaixo para concorrer a 01 livro com a presença de seu detetive predileto

a Rafflecopter giveaway

20 Comentários

  1. Gostaria muito de ganhar um desses.

    Mas como minha sorte geralmente mais me atrapalha do ajuda...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu também não costumo contar com a sorte, mas sigamos tentando^^

    ResponderExcluir
  3. Quero muito um livro do Nesbo!

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros policiais...
    Meu favoriro ainda é o Lincoln Rhyme.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Bones, então obviamente a Temperance. *u*

    ResponderExcluir
  6. Sempre gostei muito da Temperance no seriado de Bones, mas nunca tive oportunidade de ler nenhum dos livros, por isso ela é minha detetive favorita. Mas, os outro parecem bem legais também, ainda não conhecia a maior deles parte.

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi ótimos comentários sobre as obras de James Ellroy. Quero conhecer o detetive Lloyd Hopkins e comprovar a qualidade do texto.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Lloyd Hopkins
    Vi recentemente uma dicas de leitura a respeito dele e fiquei doido pra ler alguma coisa.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita curiosidade sobre os livros da série Mortal, as resenhas sobre eles são muito positivas e eu adoro personagens femininas com a personalidade forte como a Eve Dallas.

    ResponderExcluir
  10. Steve Dark liderando um grupo de investigadores que "caçam perigosos bandidos que não se enquadram em nenhuma dos 25 graus psicopatias estipulados na legislação." A proposta é muito boa e o nível de risco/raciocínio preciso pra prender caras assim deve gerar uma boa trama quando encontra um bom autor.

    ResponderExcluir
  11. O que torna Steve Dark meu favorito é simplesmente por suas estórias terem sido escritas por Anthony E. Zuiker, eu estou com grande expectativa em relação ao livro e sua estória!

    ResponderExcluir
  12. James Ellroy é um escritor fantástico, por isso quero o seu detetive Lloyd Hopkins na minha estante.

    ResponderExcluir
  13. o meu seria o Sherlock claro, mas não tá na lista, então lendo o texto gostei mais do Steve Dark. taí minha escolha

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post! Minha preferida é a detetive Eve Dallas, da série Mortal. Sua dedicação e incrível obsessão em fazer justiça são inspiradoras!

    ResponderExcluir
  15. Mais uma promoção fantástica. Sou fã de carteirinha do Salvo Montalbano, mas quero ler sobre as investigações do Carmine Delmonico. Gosto muito do cachorro louco Lloyd Hopkins, li a trilogia. Fantástica promoção!!@!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo conteúdo

    Detetive Private

    ResponderExcluir
  17. Velho tempo dos grandes investigadores particulares e casos conjugais.

    ResponderExcluir
  18. No meu tempo os detetives particulares pegavam no laço. Parabéns pela matéria meu nobre!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem