10 Grandes livros de aventuras numa ilha

1 - Robinson Crusoé, de Daniel Dafoe: Um dos principais clássicos do romance de aventura em língua inglesa, se propõe a narrar as aventuras do náufrago marinheiro de York em uma ilha deserta. Acompanhamos sua sobrevivência na ilha, e o surgimento de uma grande amizade, com um dos personagens mais marcantes, o nativo Sexta-Feira;

2 - Ilha, de Aldous Huxley: Alimentada por suas experiências com mescalina, o romance é a utopia de Huxley. Na ilha o náufrago encontra um paraíso de razão feito por pessoas, e não pela natureza. Os ideais de Huxley de igualdade, a compaixão, o humanismo, ciência e arte são encontradas nesta ilha. É um contraponto ao seu terrível e mais conhecido Admirável Mundo Novo.

3 - A  Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson: Um dos grandes clássicos da literatura infanto-juvenil provoca o desejo de aventura, quando a chegada de um velho lobo do mar começa a provocar acontecimentos que levarão o jovem Jim Hawkins a partir numa perigosa busca ao tesouro.

4 - A Ilha Misteriosa, de Julio Verne: E não poderia faltar uma ilha no portfolio de talvez o principal autor de aventuras expedicionárias. Neste romance um grupo de abolicionistas americanos cai de um balão na misteriosa ilha. 

5 - A Ilha Perdida, de Maria José Dupré: Um dos livros mais conhecido da coleção Vaga-Lume dá o tom nacional para as aventuras em ilhas remotas. A aventura é vivida pelos jovens Henrique e Eduardo que resolvem explorar sozinhos a ilha perdida. 

6 - Uma Relação Histórica do Ceilão por Robert Knox:Algumas teses dizem ser possível que este livro tenha influenciado Dafoe. É o primeiro livro sobre o Sri Lanka escrito em Inglês. Knox era um marinheiro capturado pelo rei de Kandy e mantidos por 20 anos como um dos cerca de 1000 detidos europeus. Depois de escapar da ilha ele se dedicou a escrever o livro.

7 - A Ilha do Dr. Moreau, de H. G. Wells: Uma ilha tropical, e um médico que usa-a para criar suas criaturas monstruosas. Não é a toa que Wells é um dos maiores nomes da ficção científica, com uma imaginação pra lá de fértil, e isso lá pelas bandas de 1896; 

8 - O Caso dos Dez Negrinhos, de Agatha Christie: Uma ilha deserta, uma mansão e dez convidados atraídos por um estranho casal além gerar um dos melhores romances de crime e mistério, também é uma excelente aventura cheia de suspense.

9 - A Viagem do Peregrino da Alvorada, de C. S.Lewis: Considerado um dos melhores livrso das Crônicas de Nárnia - E de fato é - é uma prazerosa viagem pelos mares e pelas misteriosas ilhas de Nárnia, com suas criaturas fascinantes, e perigos iminentes;

10 - O Parque dos Dinossauros, de Michael Crichton: Uma ilha remota no litoral da Costa Rica é o ambiente perfeito para utilizar a técnica de clonagem do DNA de dinossauros e criar o parque temático mais original e perigoso do mundo. 

2 Comentários

  1. A ilha Perdida, A ilha do tsouro, A ilha misteriosa eu li ainda na época que estudava(faz tempo)...O caso dos Negrinhos para mim é o melhor livro de Agatha Christie..ainda vou reler..agora os outros eu não li.....

    ResponderExcluir
  2. A ilha do tesouro para mim é a melhor,Robert L. S. é incrível! Só faltei ler os números 6 e 7.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem