10 Melhores livros brasileiros de mistério e suspense

Rolou por um tempo aqui no blog na seção de interatividade uma enquete levantando com os leitores do Listas Literárias seu livros brasileiros preferidos de mistério e suspense. Vejamos como ficou a lista: 

1 - O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida [47%]: Me chamou a atenção a forma esmagadora de lembranças do livro, já que este clássico da literatura infanto-juvenil é mais antigo que muitos leitores do blog. Porém, pelo visto a trama jovem envolvendo o assassinato de ruivas, e a simbologia do escaravelho permanecem cativando os leitores. Aliás, quem não leu ainda, pode ler, pois o livro é uma da boas leituras da inesquecível coleção Vaga-Lume. + na Wikipedia.

2 - O Xângo de Baker Street, de Jô Soares [20%]: Outra leitura que além de suspense e mistério é recheada com bastante humor narra as peripécias do maior detetive de todos os tempos em solo brasileiro, e digamos que Sherlock Holmes passa por alguns apuros em terras tupiniquins. Em 2001 o filme inclusive foi parar nas telas do cinema; + sobre o livro no Submarino.

3 - O Mistério do Cinco Estrelas, de Marcos Rey [16%]: Um cadáver achado em um quarto de um hotel cinco estrelas dá vida ao trio de investigadores, Léo, Gino, e Ângela. Um dos principais livros de Marcos Rey, que agrada todas as idades. A obra já vendeu mais de 3 milhões de exemplares, e digamos, num país de poucos leitores, este é um número a ser respeitado; 

4 - O Silêncio da Chuva, de Luiz Alfredo Garcia-Roza: [6%]: Um dos principais nomes da literatura policial brasileira com um trabalho prolífero. Neste livro, o inspetor Espinoza que costuma refletir a vida olhando o mar sentado num banco da Praça Mauá, é levado e investigar um misterioso assassinato no centro do Rio de Janeiro;

5 - As Sete Sombras do Gato, de Jeanette Rozsas [4%]: O livro reúne música clássica, gatos, e um suposto suicídio, e na escolha dos leitores do blog que participaram da enquete, deixou  para trás obras renomadas. + sobre o livro no Skoob.

6 - Uma Janela para Copacabana, de Luiz Alfredo Garcia Roza [4%]: Nesta obra o delegado Espinoza percorre sua geografia predileta entre o Leme e a Praia de Copacabana, em meio ao assassinato de dois policiais. E uma coisa todos sabem, só se matam tiras em caso de extrema necessidade.

7 - Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca [2%]:  Obra de outro grande nome da literatura policial tupiniquim, neste livro apresenta Ivan Canabrava, um detetive da Companhia Panamericana de Seguros imbuído de de investigar a morte de um fazendeiro que havia recentemente feito um polpudo seguro de vida. No cinema Canabrava foi interpretado pelo ator José Mayer;

8 - Borges e os Orangotangos eternos, de Luis Fernando Veríssimo[2%]: Veríssimo reconhecidamente grande cronista, nesta obra concede o seu talento ao mistério, trazendo para a cena outro grande autor, que desta vez se torna personagem. Jorge Luís Borges se verá nesta obra no meio de um crime rocambolesco envolvendo demônios arcanos e mistérios da cabala.  

9 - 120 Horas, de Luis Eduardo Matta [2%]: O livro com mistério, suspense, espionagem e bombas de hidrogênio, foi publicado em 2005, com ótima repercussão ente o público juvenil;

10 - A Hora da Verdade, de Pedro  Bandeira [2%]: Embora não presente na lista, o mistério adolescente e amoroso do criador de Os Karas foi lembrado pelos leitores, suficientemente para colocá-lo no Top10;

Na sua opinião, qual livro faltou na lista? Qual não deveria estar na lista? Comente.

13 Comentários

  1. Os únicos desta lista que já li são O Escaravelho do Diabo e O Mistério do Cinco Estrelas. A Vaga-Lume marcou muito minha infância. Já O Xangô de Baker Street só vi o filme. Como gosto das crônicas de Veríssimo vou ler esse Borges e os Orangotangos Eternos, a sinopse me interessou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu só li o escaravelho, porque a escola pediu

      Excluir
  2. Faltou "O gênio do crime", não me lembro o nome do autor, é aquele livro em que tem o Gordo, e junto com seus amigos, enfrenta o mistério de falsificação de figurinhas de jogadores de futebol. Esse livro começou uma série de livros policiais e de ficção científica, protagonizados pela turma do Gordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, as histórias da turma do Gordo são ótimas. Li 7 dos 12 livros dele. O autor se chama João Carlos Marinho. Ouvi dizer que o Gênio do Crime virou um filme, mas nunca vi.

      Excluir
  3. Eu senti falta de outro livro da coleção vaga-lume: O caso da borboleta Atíria! Me lembro o quanto gostei de lê-lo! A coleção vaga-lume também marcou minha infância tanto que, ao encontrar um de seus livros no Brique da Redenção, em Porto Alegre, não resisti: comprei para o meu afilhado n. 4, um afccionado por leitura como eu. Vamos ver o que ele me diz depois da leitura.

    ResponderExcluir
  4. Faltou O CANTO DA SEREIA de Nelson Motta. um livro muito interessante. ele nos deixa de queixo caido no final,quando descobrem quem matou a maior cantora baiana do país:SEREIA

    ResponderExcluir
  5. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, O escaravelho do diabo em primeiro lugar? Só pode ser piada! Um livro cheio de coisas improvaveis! Da onde que uma cidade do interior do Brasil iam ter tantos ruivos? E porque teriam tantos estrangeiros interessados em uma cidadezinha de interior? Sem falar que o final não é lá essas coisas. Sem querer desvalorizar o Brasil, mas são praticamente inexistentes os livros brasileiros de mistério que são realmente bons,e eu lhes garanto que nenhum deles está nessa lista. Querem mistério de verdade? Leiam Agatha Christie, A rainha do crime; Sherlock HOlmes; ou Edgar Allan Poe .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já li esses e centenas de outros autores.Portanto, posso afirmar, "O escaravelho do diabo" é um ótimo livro. O livro de Poe relata coisas absurdas e nem por isso deixa de ser bom.
      Temos que deixar de lado a síndrome do complexo de inferioridade tupiniquim, mediante o qual julga-se que tudo que é nacional é ruim.

      Excluir
  6. Another note deveria estar nessa lista

    ResponderExcluir
  7. talvez só faltou na lista "Assassinato na Acadêmia de Letras- Jô Soares

    ResponderExcluir
  8. Poderia entrar nessa lista "O Anjo da Morte " Da serie os Karas , do Pedro Bandeira .

    ResponderExcluir
  9. Pedro Bandeira povoou meu imaginário com “Os Karas” e sua incrível “A Droga da Obediência”. Não sei como não virou um filme ou uma série ainda!! O mistério do 5 estrelas é clássico!
    Eu li um também chamado “Acordar ou Morrer” da autora Stella Carr. Vale muito a pena!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem