8 maneiras de deixar seu blog literário chato

No último ano ouve uma verdadeira explosão literária na blogosfera. O meu blog (http://fantasiabr.blogspot.com) inclusive foi uma consequência dessa onda. Mas com tantos blogs que surgiram na web naturalmente também apareceu muita coisa de gosto duvidoso. Blogs ruins não é o pior que pode acontecer pra um leitor. Esses você simplesmente ignora e segue procurando por algo melhor. O pior é descobrir que até nos bons blogs você encontra coisas muito ruins. Entre os blogs literários surgiram péssimos hábitos que podem fazer a diferença entre ter um leitor assíduo ou nunca mais ganhar uma visita.

Resolvi fazer uma lista dos piores hábitos que surgiram na blogosfera literária e que fazem para mim toda a diferença na hora de seguir um blog.

1 - Resenhas vazias: Uma resenha inteira para dizer que o livro é ótimo e que “recomendo a todos” e coisas do gênero, sem nenhuma informação que seja relevante. Isso não acrescenta em nada para quem está lendo, não faz ninguém criar uma opinião, revela que o autor do blog não é capaz de formular uma opinião concreta e é muito frustrante.

2 - Escrever sobre o que não se leu: Por mais absurdo que pareça tem muito blog por ai que dá opinião sobre livros sequer leu. Coisa como “não li, mas pela apresentação já sei que é ótimo” ou “pela capa o livro promete”. Sobre isso não tem nem o que falar.

3 - Post Estou lendo/Vou ler: Esse é um típico post feito só pra manter o blog atualizado. É preferível deixar o blog alguns dias sem atualizar e fazer um post com conteúdo relevante do que testar a paciência do leitor. Coloque sempre a qualidade acima da quantidade. Faça-se sempre a pergunta: meu leitor quer mesmo saber disso?

4 - Spoiler: Muito blog por ai escreve resenhas muito compridas, que mais parecem resumos do livro e que só não revelam mesmo o desfecho do livro. Alguns ainda chegam a dizer que “não vão contar mais por que não gostam de spoiler”. Limitar-se a descrever o necessário e dar a sua opinião é o mínimo que se espera de um blog literário.

5 - Só livros da moda: Tudo bem que você quer deixar o leu blog antenado com as últimas tendências e novidades que surgirem, mas isso não significa que o seu blog tem de deixar de lado os livros clássicos e consagrados. Isso vai mostrar aos seus leitores que você é raso, que faz o que todos faz e só fala do que todos falam.

6 - Escrever sobre o que chegou pelo correio: Mais um para a categoria de post enche linguiça. Você deve ter em mente que o conceito de blog como diário on-line está ultrapassado. Mais uma vez eu peço que se ponham no lugar do leitor: Em que isso importa para os meus leitores? Eu estou lhes proporcionando conteúdo relevante? Se a resposta for não, corte na hora.

7 - Lixo: Você criou o seu blog começou a escrever os posts e agora quer deixar ele com a sua cara. Para isso você resolve colocar um monte de widgets legais, sobre mim, imagens, enquetes, contadores, atualizações do Twitter, links, tradutores, calendário, nuvem de tags, selos, textos, páginas sociais, pop-ups, postagens populares, e-mail, etc. Embora muitas dessas coisas sejam legais e até necessárias, não faz bem o leitor do blog ter que procurar o conteúdo ou se distrair toda hora com o que está na barra lateral. Ao escolher o que colocar no seu blog pense se realmente isso vai ser útil para seus leitores e sempre evite entupir o seu blog de lixo.

8 - Sem subscritores de RSS e e-mail: Assim como eu muitos pessoas usam leitores de RSS feeds ou subscrevem para receber atualizações por e-mail para poderem acompanhar seus blogs favoritos. Para quem costuma ler muitos blogs é muito difícil ter de diariamente conferir manualmente se existem atualizações nos blogs. Para isso existe esse recurso e o blog que não o disponibiliza pode com certeza perder leitores.

Post, por Enio Myrddin, do blog Fantasia BR, e no twitter

****

Todas as segundas-feiras quem faz o post no LL são os leitores. Participe

23 Comentários

  1. Concordo com todo post, ainda mais em relação a esse "6 - Escrever sobre o que chegou pelo correio:" é totalmente ridículo e falta do que fazer um post desse e detalhe todos os blogs um copiam do outro o mesmo lenga lenga do correio é uma baboseira só...

    Ultimamente esses blogs de livros só copiam um do outro e nada novo...sempre mais do mesmo! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente!
    Sei que muita gente se sentiu profundamente "tocado" com esse post... perincipalmente esse "3 - Post Estou lendo/Vou ler" e o "6 - Escrever sobre o que chegou pelo correio"
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários!
    Fiquei com medo de alguém me ofender :)

    ResponderExcluir
  4. Báh muito boa a tua lista. Essa explosão de blogs literários realmente massificou o conteúdo, e tornou a tarefa de separar o jôio do trigo um pouco mais árdua. Parabéns pela excelente reflexão.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post. A maioria dos blogs literários são iguais. Entrou em um, viu todos. Eu tenho um há algum tempo, não literário, mas acabo comentando sobre os livros que eu leio. E eu pensava que só eu achava chato esse negócio de caixa de correio rrssrrsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  6. De fato, alguns dos itens são inteiramente verdadeiros, entretanto, tenho que discordar quando vc diz que "O conceito de blog como diário on-line está ultrapassado". De fato, fazer posts do tipo "Hoje eu acordei morrendo de dor de cabeça" não está com nada, mas é interessante para o leitor também saber quem é a pessoas por trás daquelas opiniões, o que ela faz, do que ela gosta, quais os seus outros interesses além de livros. Pelo menos é o que eu acho. Opinião por opinião, todos tem a sua. Por isso, no meu blog, eu opto por mesclar resenhas de livros com outros assuntos que também são do meu interesse. A propódito, se quiser dar uma passadinha por lá para conhecer, sinta-se à vontade. Mas, repito, muito bons alguns dos itens que você mencionou, com os quais concordo totalmente...

    Maria Rafaela Marinho
    (meusvariosmundos.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. Concordo em partes :D
    Eu havia criado a coluna "Eu vou ler" no blog, mas depois acabei vendo que não havia um propósito e se tornou desnecessário.
    O "Na minha caixa de correio" tem opiniões divergentes. Alguns odeiam, outros adoram. Por incrível que pareça é um dos posts mais esperados no blog, justamente por eu sempre fazer em vídeo e sair da mesmice.

    Concordo que hoje em dia é difícil ver algo original nos blogs, e logo depois de criado algo, vira moda, e é meio que item obrigatório em todos. Mas enfim, cabe ao blogueiro filtrar o que é bacana para o público, porque senão quem vai se prejudicar é ele e o seu blog.

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  8. Galera, que legal que o post do Enio rendeu. De certa forma concordo com todos os comentários, já que como a própria Pâm colocou, o fundamental mesmo é o blogueiro conseguir analisar quais os conteúdos em seu blog em geral tem cativado seu publico!

    ResponderExcluir
  9. Nossa!
    Demorei pra passar aqui e não tinha visto que esse post tinha rendido tanto!

    Respondendo aos comentadores:
    As coisas que eu escrevi são apenas as minhas opiniões (claro, né?)...

    Mi Müller e Luga obrigado pelos comentários

    Rafaela Marinho
    Eu acho sim que o conceito de blog como diário está ultrapassado. E devo dizer que não é só eu que acho isso.
    Se vc cria um blog em que fala de tudo que vc gosta acaba virando um livro de tudo e de nada.
    É claro que tem gente que curte as mesmas coisas que vc, mas é provável que as pessoas nem saibam de que se trata o seu blog
    Vi o seu blog e gostei de umas coisas e de outra não. É isso que ocorre com a maioria das pessoas. Se eu soubesse que o seu blog é sobre livros e/ou filmes e/ou séries eu talvez o visitasse frequentemente pq eu saberia o que encontraria lá...


    Pâm Gonçalves
    Concordo com vc sobre o blogueiro saber o que o publico gosta
    Se está funcionando pra vc isso é ótimo! Continue, aprimore, experimente! A sua ideia de fazer os posts em video ajuda muito a tornar a coisa mais interessante...
    ps.: eu sigo o seu blog pelos feeds :)

    ResponderExcluir
  10. ahahahhha
    realmente a maior parte está certa... eu msm faço quase tudo ai... mas as x prefiro ficar sem postar... mas sinceramente.. sem post tb não rende muito para o blog. Pelo menos foi isso q percebi no meu..

    a caixa de correio parece realmente algo tosco.. eu demorei muito para colocar no meu.. depois coloquei.. agora tirei.. mas quero colocar novamente.. pq se for ver na maioria dos blogs é o q mais é comentado.. sim.. sabe pq? O pessoal é curioso demais.. e gosta sim de saber o q o outro andou comprando e/ou recebendo.. eheheh sei lá pq.

    bjs adorei o post

    ResponderExcluir
  11. Achei seu post muito interessante e partilho de todas as suas opiniões. Acho que cada blogueiro deve saber qual público pretende atingir!! Não faço vídeos, não falo sobre o que chegou no correio, simplesmente porque esse não é o objetivo do meu blog. Existem raros blogs sérios que conseguem fazer uma coluna decente sobre o que receberam, mas a maioria só quer dizer: "olha só quanta coisa EU ganhei!" Bizarro!! Tá cheio de cara que agora só compra livro pela internet para poder dizer que recebeu pelo correio!! Me poupe!!
    abs
    Camila

    ResponderExcluir
  12. To vendo que essa "Caixinha do Correio" dá o que falar. Vai lá minha opinião sobre isso:

    Esse negocio de dizer o que chegou pelo correio só funciona se for bem feito. É uma maneira de fazer um releaseqpropaganda dos livros, falar das imopressões que se teve, etc. Eu particulamente não gosto e nem dou bola pra isso.

    Quanto a quem quer usar no seu blog: vc precisa ter foco, e como a Leitora Compulsiva disse, saber qual público pretende atingir e ser coerente. Ficar usando o seu blog como um centro de testes vai evidenciar o seu amadorismo.

    ResponderExcluir
  13. Ah achei ótimo. É bem verdade que os blogs todos tem a mesma cara. Hoje em dia estão cheios de memes e coisas dessa forma. O caixinha do correio, só faz o numero de blogs que querem ganhar livros de graça aumentar, já que o pessoal vê os blogueiros ganhando livros, entao querem também.
    Só não posso falar do Feed, até hoje não consegui fazer aquela porcaria funcionar no meu asuahushuas mas continuo tentando ;)

    Adorei a lista.

    bjks

    ResponderExcluir
  14. Oi Samantha
    Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado!
    E com relação ao feed o blogger já tem um automático. É aquele link "Assinar postagens(Atom)" :-]

    ResponderExcluir
  15. Adorei sei blog! E realmente acho que ultimamente as pessoas andam usando os livros para ganhar status ou algo assim.

    Eu realmente acho impossivel uma pessoa que trabalha, estuda e tem uma vida social razoavelmente satisfatória ler tantos livros por mês e ter tanto tempo para postar resenhas e conteúdo desnecessário em um blog. Eu que trabalho com Gestão de Conteúdo para websites sei com é dificil criar um conteúdo atrativo e que fidelize o úsuario.

    Por isso sou da opinão que mais vale postar uma resenha por mês, do que postar uma por dia para puxar saco do autor ou da editora.

    Quando tenho vontade faço o " Na minha caixinha do correiro". Vejo blogs que postam toda semana com uma quantidade enorme de livros e chega até me dar vergonha de postar a minha, já que tem mês que no máximo consigo comprar três livros. Isso que aproveito as promoções rs...

    Parabéns pelo blog! Já estou seguindo!

    beijos!

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Olha, grande post, concordo com convicção com o item sete :)
    Eu acrescentaria um nono item: muita publicidade.

    E, contudo, acho o conceito de postar sempre que puder, não ficar dias sem postar MESMO que não tenha assunto. Para defender este ponto de vista, cito aqui o especialista em blogs Alexandre Barbosa: "blog é como animal de estimação, tem que cuidar todo dia..." ou seja postar atualizar diariamente ou sempre que puder. "...mesmo que não tenha nada pra postar. Publique o que tah na blogosfera se estiver sem assunto: aquele vídeo que você viu em outro blog, aquela capa de lançamento, qualquer coisa pra boa pra tapar buraco. Coloque-se no lugar do leitor, que vai perder a confiança no seu blog, mesmo tendo gostado, se ficar muito tempo parado".

    Tbm sou contra o medo dos clássicos e de editoras de pequeno porte. O que vale em um blog literário é o seu aprofundamento no livro, não seguir os livros de modinha

    ResponderExcluir
  17. Concordo com tudo, inclusive o 5... é o que destroi um blog, na minha opinião. Parece uma tentativa desesperada de chamar a atenção dos navegantes. Tipo: "vou postar só clichês porque daí todo mundo vai gostar"... Aff!

    ResponderExcluir
  18. Com certeza um post muito útil para mim, que ainda não tenho blog litarário, mas estou estudando a possibilidade de criar um.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Hmm...será que o meu é chato de galocha que nem descreveste ai? Visitem e por favor, me avisem !

    nomeuquartoeuleiomuito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu sou tranquila com isso.

    Eu leio de tudo, mas principalmente livros clássicos e filósoficos e adoro poesia e crônicas de autores nacionais do Modernismo e tem muitos blogueiros que me ofendem por isso. Querem que meu blog seja apenas uma divulgação dos livros atuais e não do que eu gosto e leio sempre.

    Eu odeio Correio Literário.
    Adorei seu post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá. Douglas! Adorei as dicas. Gostaria mmuito de colocar uma caixinha de email lá no blog, mas já tentei algumas vezes e me atrapalhei. Muito chato isso. Sou um pouco atrasada nesses coisas.

    PArabéns pelas dicas relevantes.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem