As 10 maiores decepções literárias segundo os internautas brasileiros

Dando uma vasculhada pelo Orkut encontramos algumas comunidades discutindo livros e literatura. Na comunidade Livros, uma das maiores sobre o assunto no Orkut, em um tópico os participantes debateram sobre suas maiores decepções literárias, onde transcrevo abaixo as 10 obras mais comentadas no fórum como decepção para seus leitores:

1 - A cabana, de William P. Young [Para esse apareceu sequer defensores]
2 - Crepúsculo, de Stephanie Meyer [ Bastante decepcionados, mas também com defensores árduos]
3 - O vendedor de sonhos, de Agusto Cury
4 - O mundo de sofia, de Joinster Gaarder
5 - O zahir, de Paulo Coelho
6 - O menino de pijama listrado, de John Boyne
7 - A menina que roubava livros, de Markus Zusak
8 - O alquimista, de Paulo Coelho [Particularmente uma decepeção deste blogueiro também]
9 - O caçador de pipas, de Khaled Hosseini
10 - O código Da vinci, de dan Brown

24 Comentários

  1. Brasileiros que não sabem ler né? puta qui paril...

    ResponderExcluir
  2. Brasileiros que SABEM ler! Ainda que a maior parte dos livros citados não deveria decepcionar, já que não se deveria esperar muita coisa mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Existem diversos estilos de livros, e cada um lê o que lhe agrada. Tem muita gente que se acha instruido ao ponto de questionar o que os outros gostam. Tudo é válido desde que cada um se identifique dentro daquilo que lê.Logo, os pseudo-intelectuais de plantão que abram suas mentes e vão fazer algo mais proveitoso para o mundo.

    ResponderExcluir
  4. fala serio. brasileiro que SABE ler, dando opinião no orkut!? pra quem ?

    ResponderExcluir
  5. Brasileiro que não sabeler +1

    tem livros ótimos ai. -.-'

    ResponderExcluir
  6. Nossa...Paulo Coelho e etc tudo bem, mas AMEI a menina que roubava livros!

    ResponderExcluir
  7. Caraca; Só livros que li hauhauaha
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. A menina que roubava livros e um ótimo livro e outros a considerar mais crepúsculo acabo com toda a imagem de vampiro malvado. Que tipo de vampiro brilha na luz ou só bebe sangue de animal????
    e estranho e gay!!!
    O menino de pijama listrado outro ótimo livro que veio parar nesta lista...
    que horror

    ResponderExcluir
  9. O ponto é: Você lê pra que? O que você busca ao comprar um livro? Se for pra passar o tempo, os livros citados acima são bons. São romances fáceis de ler e não dão margem para o leitor interpretar o livro de mais de uma forma. A mensagem é sempre uma só.
    Se você busca conhecimento, certamente tais livros não vão suprir sua necessidade. Aliás, estão muito longe disso.

    ResponderExcluir
  10. É um povinho do inferno ficá criticando o gosto do próprio país né --'.

    Principalmente Crepúsculo que quem tem o mínimo de bom senso pode ver que é uma história muuito medíocre que ficou famosa por mero modismo estrangeiro e boa publicidade, igual Harry Potter(nunca li, mas pelas sinopses ou pelos que os outros falam já dá pra ver que é só uma história de nada[referindo ao Crepúsculo])

    Brasileiro que não sabe ler o cacete, é brasileiro que tem gosto ;D

    ResponderExcluir
  11. olha, desculpem falar isso mas, quem postou qualquer coisa contra alguns títulos citados acima deve estar acostumado a ler revistinha da Mônica.
    6 - O menino de pijama listrado, de John Boyne
    7 - A menina que roubava livros, de Markus Zusak
    9 - O caçador de pipas, de Khaled Hosseini

    esses são livros fantásticos, extremamente aclamados em vários países. Ja tive a oportunidade de ler os três e sei que são todos muito bons, tops de linha. Quem realizou essa pesquisa procurou em fontes muito erradas, afinal, levantar informações pelo orkut é um bocado errado.

    ResponderExcluir
  12. Brasileiros que SABEM ler! Ainda que a maior parte dos livros citados não deveria decepcionar, já que não se deveria esperar muita coisa mesmo...[2]

    se vc eh pre-adolescente, dona de casa, norte-ameicano e nao leu muita coisa na vida provavelmente vai gostar de muitos livros ai da lista...

    mas deixa eu explicar decepcionar nao quer dizer q o livro eh ruim, simplismente q, pela propaganda q foi feita deveriam ser melhores.

    ResponderExcluir
  13. isso foi muito generalizado. Cada tipo de livro é agradavel a um determinado publico. Por exemplo, A Cabana é ótimo pra quem acredita em deus, etc.

    ResponderExcluir
  14. Generalizaram mesmo. Mas, mesmo assim, eu concordo e o pessoal tá certo.
    Esses livros não têm conteúdo nenhum, nem sequer nos deixam interessados pra ler, nem passam das 1000 páginas, porém são superconhecidos no mundo literário, o que é entristecente, decepcionante. E o pior neles é o final: o mais óbvio e esperado.
    Tem livros que são inesquecíveis, nos envolvem, nos surpreendem e têm uma história clara e detalhada, esses sim são bons, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  15. "Crepúsculo", realmente, não é bem escrito.. Livrinho totalmente água com açúcar, do mesmo estilo dos da tal Meg Cabot.
    O livro Crepúsculo foi uma decepção comparado ao bom filme que fizeram.
    =/

    Dessas autoras que conseguiram fãs no público juvenil, a única que realmente se sobressai com talento indiscutível é a autora da saga Harry Potter, J. K. Rowling, bárbara.

    E o Paulo Coelho?? Fraquinho demais, minha gente! Pieguinhas..

    Discordo qnto ao "O mundo de Sofia" e "O caçador de pipas".

    ResponderExcluir
  16. esta lista só podia estar no Orkut mesmo...reflete bem as pessoas que gostam de rede social...
    kkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Decepção com Mundo De Sofia??? Brasileiro é uma merda.

    ResponderExcluir
  18. Bom, adoro as listas que geram discussão. é difícil saber o que leva alguém a se decepcionar com um livro, ou com um filme, as vezes a expectativa exagerada, outra nosso nível de leitura, que é sim diferenciada, ou até mesmo nossos gostos particulares. Mas sabe o que me empolga? é discutirmos livros, bons ou ruins, significa que estamos lendo, embora nunca se haja concordância nos resultados é fundamental falarmos sobre livros, lermos livros... é isso aí, cada um gosta do que quer, e se decepcionar com o que quer, e desde que não se parta para fundamentalismos extremos, continuemos a debater...

    ResponderExcluir
  19. só respondendo uma coisa ao Jefferson : amigo, um livro para ser bom não precisa ter mais ou menos de 1000 páginas e se você se prende a esses conceitos não deve entender muito mesmo de literatura. Muitos dos grandes clássicos não tem mil páginas. Machado de Assis pra dar um exemplo nacional e Fiodor Dostoiévski para dar um exemplo gringo escreveram livros que não tinham mil páginas, e você por acaso dirá que eles são ruins por causa disso?!
    Concordo que muitos dos livros acima só venderam bem pela propaganda que foi direcionada a eles, mas também temos que relevar que cada livro atinge seu publico, ou mais públicos. É impossível que um livro agrade a todos as faixas de público e se isso acontecer com certeza vou querer te acesso a ele. Livros abrem espaço na mente do leitor para que ele tire as conclusões e enxergue a história como sua mente o direcionar e como todos sabem o ser humano é uma experiência ímpar em sua existência e personalidade, então torna-se complicado ter um parecer único sobre tal ou qual obra.
    Enfim, vamos continuar o debate mas, principalmente, vamos continuar lendo e nos aprimorando.
    Paz, abraços e beijos gerais.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com A cabana, Crepúsculo, Paulo Coelho e Augusto Cury.
    O caçador de pipas, A menina que roubava livros e O menino do pijama listrado são livros que gostei.
    O código da Vinci é um excelente entretenimento e minha professora [pós doutora] de história da arte diz que é muito inteligente alguém se aproveitar de arte assim!


    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  21. Dos livros acima citados, só não li "Crepúsculo" (e nem pretendo), e "O Zahir", de Paulo Coelho. No mais, excelentes livros (tirando "A Cabana", único que concordo nessa lista), muito longe de serem decepções.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem