10 Cidades fantásticas da literatura...

Alguns escritores pela liberdade de criação muitas vezes ao invés de ambientar suas obras em cidades reais, acabam criando cidades fictícias que acabam se tornando tão famosas que as vezes pensamos imaginar que sejam reais. Nesta lista uma seleção com diferentes e fantásticas cidades da literatura:

1 -Arkham: A cidade fictícia criada por H. P. Lovecraft é utilizada em alguma de suas obras, e também acaba sendo usada como cenário de outros autores do mito de Cthulhu. Entre as Características mais notáveis ​​de Arkham são seus telhados gambrel e as lendas escuras que cercam a cidade há séculos.

2 - Opar: Cidade ficcional criada por Edgar Rice Burroughs na série de livros de Tarzan. Está localizada nas profundezas das selvas da África. Retratada como uma colônia perdida de Atlântida em que as riquezas incríveis foram armazenadas ao longo dos séculos, a população da cidade exibe extremo dimorfismo sexual causada por uma combinação de consanguinidade excessiva, cruzamento com macacos, e de abate seletivo da prole.

3 - Minas Tirith: É uma das cidades mais fantástica da obra de Tolkien, conhecida também como "a cidade branca" acabou tornando-se a fortificada capital de Gondor.

4 - Lud: É a cidade fictícia da aclamada série de Stephen King, A Torre Negra, que assemelha-se com a antiga Nova Iorque. A ideia de Lud ser uma Nova York em desuso é reforçada por Roland no sétimo livro da série depois de vê-lo a partir de um dos arranha-céus em 1999.

5 - Porto Real: Já que incluímos Minas Tirith, não poderíamos deixar de fora a capital dos sete reinos. Ele aliás não é assim tão bonita, especialmente quando cabeças emolduram seus muros, mas concentra toda ação, e o principal objeto de desejo de As Crônicas do Gelo e do Fogo: o Trono de Ferro;

6 - Santo Ossário: Vamos incluir na lista uma cidade fictícia nascida na fantasia nacional. Em O Código Élfico de Leonel Caldela, a cidade além de todo o envolvimento com magia e os mistérios que a cercam, consegue ser palco de acontecimentos surreais;

7 - Cidade das Esmeraldas: Cidade fictícia na Terra de Oz, é tida por alguns especialistas como uma metáfora da capital americana,Washington.

8 -Chester´s Mill: Não tanto pela cidade, mas pelo que recai sobre ela, já que no mais recente sucesso de Stephen King, Sob a Redoma, a cidade fictícia é envolvida por uma estranha barreira.

9 - Santa Fé: Desculpem-me pelo bairrismo, mas é que esta cidade fictícia presente na trilogia O Tempo e O Vento, de Érico Veríssimo se faz fantástica pelo fato de muitos pensarem que ela de fato exista ou tenha existido, por causa de sua releitura capaz de agregar as cidades gaúchas em sua construção histórica;

10 - Ankh-Morpork: Uma paródia as cidades modernas e multi-culturais a cidade ficcional faz parte do universo da série de livros Discworld;

7 Comentários

  1. O Listas Literárias é um dos blogs/sites mais interessantes sobre literatura que conheço. Sempre posts legais e criativos. Visito quase todos os dias. Continue assim, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. "Incidente em Antares" do Érico Veríssimo. Cidade do titulo é tão animada que nem os mortos ficam quietos...

    ResponderExcluir
  3. "Incidente em Antares" do Érico Veríssimo. Cidade do titulo é tão animada que nem os mortos ficam quietos...

    ResponderExcluir
  4. Santa Fé foi muito bem lembrada. Que obra do Veríssimo!

    ResponderExcluir
  5. faltou elantris, a cidade dos deuses.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem