10 Livros com misteriosos casos envolvendo papas...

A renúncia do papa Bento XVI, além de colocar a igreja católica em polvorosa, acabou gerando pauta para milhares de meios de comunicação, e um outra centena de teorias para sua atitude. Mas não é de hoje e o Vaticano está no meio de uma grande quantidade de histórias, o que obviamente influencia bastante autores de todo o mundo. Nesta lista, uma seleção com 10 livros sobre histórias misteriosas envolvendo o papado:

1 - Papisa Joana, de Donna Woolfolk Cross: O romance histórico é um bestseller internacional, que inclusive foi adaptado para os cinemas, e conta sobre a "lenda" da papisa mulher, que durante dois anos disfarçada de homem conseguiu ocupar o cargo mais alto da igreja. A história de Joana foi foi publicada pela primeira vez no século XIII pelo escritor Estêvão de Bourbon, e ainda hoje é um mistério. No Brasil o livro foi publicado pela Geração Editorial.

2 - O Mundo Secreto dos Papas: de São Pedro a Bento XVI, de Eric Frattini: No livro, o autor se propõe a revelar o que há por trás de grandes tratados, e os casos misteriosos envolvendo o vaticano de São Pedro, a Bento XV, mergulhando nos acontecimentos da instituição mais poderosa do mundo.

3 -Um Cântico para Leibowitz, Walter M. Miller, Jr: O livro é uma ficção científica (uma das mais traduzidas no mundo), mas de toda forma em sua distopia pós apocalíptica, há uma análise envolvendo fé, religião, e também certa ironia.

4 - O Terceiro Segredo, de Steve Berry: A ficção acaba mesclada com fatos, e no fictício papado de Clemente XV, sucessor de João Paulo II, uma série de documentos confidenciais é consultada, trazendo a possibilidade que talvez o terceiro segredo não tenha sido revelado completamente.

5 - A História Secreta dos Papas, de Brenda Ralph Lewis: O livro reúne as histórias sórdidas dos pontífices ao longo da história, passando por assassinatos, conspirações e a temível inquisição. | Saiba + |

6 - Os Bórgias, de Mário Puzo: O livro acompanha uma das famílias mais poderosa e criminosa da história, começando pela manipulação das eleições papais de 1492 levando ao pontificado o cardeal Rodrigo Bórgia. O livro tem como fio condutor tem como fio condutor o apetite de Rodrigo por poder, riqueza e mulheres. Um apetite apenas rivalizado pelo amor doentio pela própria família.

7 - Sua Santidade: as cartas secretas de Bento XVI, de Gianluigi Nuzzi: É possível dizer que este é uma das dores de cabeças do papa em vias de aposentar-se, que revelou uma série de escândalos que certamente colaboraram para a decisão do papa.

8 - O Papa Negro, de Ernesto Mezzabota: O livro narra a Europa do século XVI em que a igreja divide o poder com o estado, é uma época de lutas, intrigas, conspirações e sexo. Polêmico, é um dos livros a causar desagrado no vaticano.

9 - Venenos na Veia, de M.G Scarsbrook: O livro se propõe a resgatar as memórias de Lucrécia Bórgia, contando os fatos sobre a família, cujo patriarca é um papa, Alexandre VI, que comanda o mundo e a família, onde a tara, os assassinatos e a lascívia não tem limite.

10 -O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, de Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln: O livro defende a hipótese de que Jesus teria se casado com Maria Madalena, e revela que a igreja e seus papas tentou matar todos os membros da dinastia, evitando que algum descendente de Maria Madalena ocupasse hereditariamente o cargo. Há quem diga que Dan Brown bebeu muito desta fonte para criar seu bestseller O Código da Vinci. 

10 Livros com misteriosos casos envolvendo papas... 10 Livros com misteriosos casos envolvendo papas... Reviewed by Douglas Eralldo on terça-feira, fevereiro 19, 2013 Rating: 5

2 comentários

  1. Hi, Neat post. There is аn іssue with уour site in inteгnеt exрloгer, coulԁ chеck this?

    IE nonetheless is thе markеt chiеf anԁ a large ѕection of οther folks ωill
    leaѵe out your magnificent writing becausе
    of thіs problem.

    Also visit my webpage :: dreamhosters.in
    My site - moremoney.pleasingpersonality.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros ligados a história do Vaticano ... MAS em relação ao PAPA em si acho que não leria.... Mas curiosa sua seleção !

    ResponderExcluir