6 Dicas para você ensinar o gosto pela leitura


Aproveitando que hoje recebi o kit Coleção de Livros Infantis Itaú dessa linda iniciativa, vou aproveitar para compartilhar as dicas para você ensinar o gosto pela leitura que acompanha o material institucional com os livros, que aliás, são de uma excelente qualidade tanto gráfica como das histórias, que já comecei a ler para minhas crianças.

1 - Organize seu tempo e leia para um criança: Separe uma parte de seu tempo exclusivamente para ler. Mostre que esse momento é só de vocês e que a atenção está toda voltada para a leitura e para a própria criança.

2 - Deixe a criança sentir os livros: Deixe os livros sempre à disposição da criança para que ela possa explorá-los e compreender como são utilizados. A Criança deve se familiarizar com eles, antes mesmo de começar a ler. Sentir, tocar, faz parte do aprendizado.

3 - Leia a história em vez de contá-la: Ler um texto em voz alta garante o acesso da criança ao universo da escrita, diferentemente de quando contamos ou dramatizamos uma história. Valorize a leitura e evite improvisos. Aproveite a oportunidade para apresentar novas palavras à criança. Lendo é que se aprende a ler.

4 - Valorize o livro: Os livros infantis são ricos não só em relação ao texto mas também às ilustrações e aos projetos gráficos. Revele esses recursos para as crianças e permita que ela desenvolva seus gostos e preferências pessoais;

5 - Permita à criança expressar-se enquanto você lê: Durante a leitura pode ser que a criança comece a falar sobre a histórias, demonstrando curiosidade e interesse. Deixe-a expressar-se livremente. Esse envolvimento torna a leitura mais significativa.

6 - Convide pessoas de diversas faixas etárias para ler: A leitura pode ser compartilhada por várias gerações. É uma ótima oportunidade para troca de experiências.

1 Comentários

  1. As dicas são boas. Bem interessantes para uso na educação escolar. Criança que ler compreende melhor o mundo!

    Sempre amei a leitura! Beijos e uma otima noite.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem