10 Livros de espionagem que viraram filmes

1 - O Espião que Saiu do Frio, de John Le Carré: Considerado como o melhor romance de espionagem de todos os tempos, a obra de 1963 foi adaptada para os cinemas em 1965 pelo diretor Martin Ritt. O livro transcorre num conturbado período de alertas e tensão durante a Guerra Fria, e começa e termina na Alemanha Oriental , cerca de um ano após a conclusão do muro de Berlim.

2 - Firefox, de Craig Thomas: Tendo a Guerra Fria como enredo, envolve uma tentativa da CIA e MI6 para roubar um avançado experimento soviético com aviões de combate. O protagonista principal é piloto de caça que virou espião, Mitchell Gant . Dirigido por Clint Eastwood, o livro virou filme em 1982.

3 - O Arquivo Odessa, de Frederick Forsyth: A suposta organização para proteger ex-integrantes da SS, é levantada por Arquivo Odessa e foi para as telas dos cinemas em 1974.

4 - A Identidade Bourne, de Robert Ludlum: O livro que apresenta o espião sem memória, Jason Bourne, e que precisa urgentemente descobrir sua identidade. Nos cinemas Matt Damon deu vida a Bourne numa adaptação que levou certo tempo, já que o livro foi publicado em 1980, e a trilogia ganhou as telas apenas em 2002. A Identidade Bourne também é considerado um dos melhores romances de espionagem de todos os tempos;

5 - Buraco da Agulha, de Ken Follet: O livro chegou a ganhar o Prêmio Edgar como melhor romance do Mystery Writers of America e se tornou um bestseller abordando como tema a 2ª Guerra Mundial.O livro foi transformado em filme em 1981 com um roteiro adaptado por Stanley Mann e dirigido por Richard Marquand .

6 - A Soma de Todos os Medos, de Tom Clancy: É um dos livros da série protagonizada pelo espião Jack Ryan. Nesta obra Clancy aborda a tentativa de reconstrução de uma arma nuclear perdida. O romance publicado em 1991 poucos dias antes de insurreição de Moscovo, foi adaptado para os cinemas em 2002.

7 - Nosso Homem em Havana, de Graham Greene: Misturando um pouco de humor negro e espionagem, o livro se passa durante o regime de Fulgêncio Batista na ilha. Foi adaptado em filme em 1959, dirigido por Carol Reed e estrelado por Alec Guinness , em 1963 foi adaptada para uma ópera de Malcolm Williamson , para um libreto de Sidney Gilliat , que havia trabalhado no filme. Em 2007, foi adaptada para um jogo por Clive Francis .

8 - O Jardineiro Fiel, de John Le Carré: O livro conta a história de Justin Quayle, um diplomata britânico cuja esposa ativista é assassinada. Acreditando que há algo por trás do assassinato, ele procura descobrir a verdade e encontrar uma conspiração da internacional da indústria farmacêutica. O livro foi adaptado para os cinemas em 2005, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles;

9 - Enigma, de Robert Harris: É um romance de Robert Harris sobre Tom Jericho, um jovem matemático tentando quebrar os "Enigmas" alemães durante a Segunda Guerra Mundial .

10 - Rainbow Six, de Tom Clancy:  Conhecido mundialmente pelo jogo, o romance de 1998 aborda o contraterrorismo. Ganhou as telas dos cinemas em 2007, e foi dirigido por Zack Snyder;

3 Comentários

  1. Infelizmente nao li nenhum dos livros.
    Ja os filmes....

    ResponderExcluir
  2. After checking out a number of the blog posts on your blog, I truly
    like your way of blogging. I added it to
    my bookmark webpage list and will be checking back soon. Please
    check out my website as well and tell me how you feel.

    Also visit my page ... payday loans

    ResponderExcluir
  3. Ganhou as telas dos cinemas em 2007, e foi dirigido por Zack Snyder??????????

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem