7 Considerações sobre Gonzalez, Lélia Gonzalez ou sobre a importância das biografias

O Blog Listas Literárias leu Gonzales, Lélia Gonzales escrito por Flávia Martins de Carvalho e ilustrado por Leonardo Malavazzi; neste post as 7 considerações de Douglas Eralldo sobre o livro, cofira:



1 - Gonzales, Lélia Gonzales integra a interessante e importante coleção Black Power da Mostarda Editora em que "apresenta biografias de personalidades negras que marcaram época e se tornaram exemplo para novas gerações". Neste projeto temos biografias escritas com textos simples acompanhados de belas ilustrações;

2 - E aqui temos de falar da beleza do conjunto das publicações dessa coleção. O projeto gráfico além de muito belo e das ilustrações de grande qualidade, cada livro com seu ilustrador e autor, nos entrega um trabalho riquíssimo e de grande qualidade que constitui-se mais que mero simples material para consulta, pois mostra-se também como obra colecionável enquanto material artístico;

3 - Como dito, temos aqui uma biografia ilustrada, talvez a melhor forma de definir as obras da coleção. As ilustrações acompanham o escrever biográfico. Além disso, para além do texto, maior do que se possa chamar de verbete, mas simples e de maior síntese do que uma texto biográfico completo, a obra traz fichas com curiosidades, uma ficha sobre a pessoa biografada, dados sobre autores e ilustradores e todos eles acompanhados de um bonito infográfico com a linha temporal da pessoa biografada;




4 - Neste livro, em específico, nos é apresentada a biografia de Lélia Gonzales, importante nome do feminismo negro e na vida acadêmica do Brasil. O texto percorre a infância de Lélia até sua luta para entrada na Universidade, espaço em que se tornou um dos principais nomes da Filosofia no país e dando destaque a sua grande contribuição para as discussões sociais no país, o livro Lugar de negro;

5 - Ainda que curto, o texto consegue trazer as transições na vida de Lélia, da ida inesperada ao Rio de Janeiro na infância, suas perdas nesse período e das dificuldades enfrentadas na Cidade maravilhosa, onde desde muito nova ela preciso mostrar-se firma para não viver o ciclo "destinado" a meninas negras, tornar-se babá e empregada doméstica; Desde cedo, ela deseja outra coisa;

6 - Nisso, os estudos, a dedicação a eles, a progressão do ensino médio à Universidade e desta à docência vão constituindo e firmando Lélia entre os principais nomes de pensadores e pensadoras negras no Brasil dando destaque ainda o mergulho da pesquisadora na arte, na cultura e na ancestralidade redescoberta por Lélia;

7 - Enfim, nossas considerações mais curtas aqui se dão pela própria natureza da obra, um livro curto, uma síntese biográfica cuja intenção é justamente de trazer maior visibilidade a importantes personalidades negras do país. É leitura rápida, mas fundamental, que nos apresenta a novas possíveis leituras. No caso desse livro sobre Lélia temos então o resumo de uma vida que precisa ser conhecida por mais leitores, ainda mais num país como o Brasil em que a questão racial precisa ser abordada cada vez mais e a partir da ótica negra, obviamente, nesse sentido, conhecer pesquisadoras e pesquisadores negros como Lélia é fundamental e demonstra a importância da publicação.

:: + na Mostarda ::





1 Comentários

  1. Detetive Particular: A Solução para seus Problemas de Investigação"

    Você está enfrentando problemas que exigem uma investigação minuciosa? Seja uma questão conjugal, empresarial, política ou qualquer outra situação delicada que demande respostas, o Detetive Particular é a solução que você precisa. Com atuação em todo o território nacional, nossa equipe altamente qualificada está pronta para desvendar os mistérios que lhe afligem.

    Investigação conjugal é uma das especialidades do nosso serviço. Sabemos que a desconfiança pode corroer relacionamentos e trazer muito sofrimento. Por isso, nossos detetives particulares são treinados para agir com discrição, respeito e profissionalismo, garantindo que a verdade seja descoberta de forma segura e sigilosa. Seja para confirmar suspeitas ou encontrar evidências de infidelidade, estamos aqui para ajudar.

    Além disso, nossa equipe de detetives particulares também é especializada em investigações empresariais. Sabemos que a concorrência acirrada e os segredos comerciais podem ser um desafio para qualquer empresa. Com nossa experiência e conhecimento, podemos ajudá-lo a descobrir se há vazamento de informações, espionagem empresarial ou outras práticas ilegais que possam comprometer seu negócio. Conte conosco para proteger seus interesses e garantir o sucesso de sua empresa.

    A política também é um campo que exige investigações precisas e imparciais. Seja para investigar denúncias de corrupção, irregularidades em campanhas eleitorais ou qualquer outra questão política, nossos detetives particulares estão preparados para conduzir as investigações de forma ética e profissional. Com nossa ajuda, a verdade virá à tona e a justiça prevalecerá.

    Além dessas áreas específicas, nosso serviço de Detetive Particular abrange uma ampla gama de situações que demandam investigação. Seja para localizar pessoas desaparecidas, reunir provas para processos judiciais, investigar fraudes ou qualquer outro tipo de investigação, nossa equipe está pronta para enfrentar os desafios e entregar resultados satisfatórios.

    No site do nosso escritório de Detetive Particular, você encontrará informações detalhadas sobre nossos serviços, equipe de detetives e casos de sucesso. Além disso, você poderá entrar em contato conosco para agendar uma consulta inicial, onde poderemos entender melhor sua situação e oferecer soluções personalizadas para suas necessidades.

    Não deixe que dúvidas e incertezas dominem sua vida. Conte com o Detetive Particular para trazer clareza e respostas para suas investigações. Com nossa experiência, profissionalismo e comprometimento, estamos prontos para ajudá-lo a resolver seus problemas. Visite nosso site www.odetetiveparticular.com.br e dê o primeiro passo para a solução dos seus problemas.






    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem