9 Perguntas da editora Labrador para Douglas Eralldo, do Listas Literárias

Foi ao ar recentemente no Blog da Editora Labrador, em sua seção Nos Bastidores da Autopublicação, entrevista em que fizeram comigo onde conversamos sobre autopublicação, literatura, blogs, entre outros assuntos literários. Confira:


Olá, Douglas, tudo bem? O “Listas Literárias” nasceu em 2009, certo? Você poderia nos contar um pouco sobre como surgiu? De onde veio essa vontade de criar um blog literário?

O blog ”Listas Literárias” foi criado em 2009, a partir de uma necessidade que eu senti de ir além da minha atividade profissional e de querer produzir e fazer algo para a Internet e literatura. Sempre tive essa aproximação com a leitura, o blog, então, surgiu a partir de algo que eu já gostava de fazer. No começo, não tinha todo o conhecimento que tenho hoje, mas já naquela época possibilitava que eu começasse a discutir a respeito de literatura, e foi assim que o “Listas Literárias” nasceu.

Eu tinha a intenção de encontrar um espaço para falar de livros, porque não tinham muitos meios fáceis para discutir literatura: jornais eram sempre muito limitados, até mesmo em sua própria abordagem. Muitos blogs, assim como o “Listas”, nasceram naquela época, em 2009, com esse intuito de encontrar um espaço para discutir literatura e aproveitar a Internet, que naquele tempo apresentava talvez um olhar bem mais utópico do que o nosso presente.

O lema “muito além dos livros” é evidente no blog inteiro. E vemos isso nos 65 mil visitas mensais. A que você atribui esse número alto de visitantes? Sucesso?

A questão do lema do blog – “muito além dos livros” – acompanha o “Listas Literárias” desde o nascimento, até porque a ideia era trabalhar a literatura e todo o seu potencial, inclusive da transversalidade que ela nos proporciona. Muitas listas do blog possuem isso (dialogando com culturas, cinema, arte etc.) e outras que envolvem livros e filmes como arte, mas não apenas a arte demandada dos livros, mas aquela feita com os livros.

A literatura propicia outro tipo de arte com a ilustração – nós fazemos muitos posts a respeito de ilustrações com o intuito de mostrar um conteúdo além da questão do próprio livro. Temos também diversos posts sobre a produção da escrita, a produção literária e outras questões envolvendo leitores, até porque a literatura tem um pouco disso. Como o filósofo Antonio Candido nos mostrou, a literatura tanto impacta como também é impactada pela sociedade. Essa é a ideia do “Listas Literárias”: trazer toda essa relação da nossa literatura, sociedade etc.

Como vocês colocaram na pergunta, nossos arquivos demonstram que nós acabamos indo bem além dos livros e dando toda essa dimensão gigantesca que a literatura tem na nossa dinâmica social.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem